Agro sustentável: como traçar um plano de sustentabilidade na sua produção

Você já ouviu falar em uma agricultura que utiliza de forma consciente os recursos naturais, respeita o meio ambiente e assegura as necessidades de produção das futuras gerações?
Essa proposta é definida como agro sustentável.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

 

Mas será que introduzir a sustentabilidade na sua produção agrícola é importante nos dias atuais?

A resposta é sim!

Os consumidores e supermercados estão cada vez mais atentos para a sustentabilidade dos produtos que compram e comercializam. Com isso, práticas agrícolas sustentáveis são essenciais para acompanhar as necessidades do mercado, além de contribuir para a construção de um futuro melhor.

Para saber como aplicar a sustentabilidade na sua produção, continue lendo esse post.

Neste post você vai ver:

- O que é agro sustentável?

- Qual é a relevância do agro sustentável na economia?

- Como traçar um plano de sustentabilidade na sua produção


Leia mais: O que é entressafra e como planejar sua cultura durante esse período  


O que é agro sustentável?

Agro sustentável é um conceito que busca alcançar um sistema produtivo com baixo impacto ambiental, sendo justo com as pessoas que fazem parte do processo de produção e conservando os recursos naturais de forma que não prejudique as gerações futuras.

Aplicar técnicas sustentáveis nos sistemas agrícolas pode ser também uma estratégia de produzir mais e melhor, já que é possível elevar os índices de produtividade e atender à crescente demanda de alimentos.

Leia mais: ESG no setor agroalimentar: o que você precisa saber

 

Objetivos do agro sustentável e sua importância

Com a visão de manter o equilíbrio entre o agronegócio e a sustentabilidade, o agro sustentável tem como objetivos:

  • Melhorar a gestão dos recursos naturais e a qualidade do solo;
  • Aumentar a biodiversidade local;
  • Produzir alimentos mais saudáveis, seguros e nutritivos;
  • Ser socialmente justo e respeitável;
  • Elevar a produtividade e a lucratividade dos sistemas agrícolas.

Isso mostra que, além de uma produção mais justa, próspera e sadia, a agricultura sustentável viabiliza uma maior qualidade de vida do planeta como um todo. A sua influência é tão expressiva que foi determinada como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo considerada uma grande aliada para manter nossas terras férteis e garantir a segurança alimentar mundial.


Qual é a relevância do agro sustentável na economia?

Os consumidores são aqueles que determinam o padrão de sustentabilidade nos produtos comercializados, impactando diretamente as estratégias dos varejos e dos sistemas produtivos. De acordo com os resultados da pesquisa realizada pelo Instituto Akatu e a GlobeScan, 70% dos consumidores esperam que as empresas não agridam o meio ambiente com suas operações, produtos e matérias primas.

Com a sustentabilidade entre uma das principais tendências que guiam o setor de alimentos, o programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) vem acompanhando esse direcionamento do mercado e apoiando o desenvolvimento da agricultura sustentável por meio do financiamento de projetos que adotam técnicas e sistemas de produção mais sustentáveis. O incentivo do programa cresceu 47% em um ano

Esses dados indicam como o agro sustentável pode, aos poucos, substituir a agricultura tradicional, pois apresenta objetivos claros para encaminhar um mercado gigante para significativas mudanças na economia e na sociedade.


Como traçar um plano de sustentabilidade na sua produção

Como podemos ver, o agro sustentável vem ganhando um espaço cada vez mais amplo, se você deseja acompanhar essa tendência e aplicar a sustentabilidade na sua produção, existem alguns pontos de partida:

  • Analisar as fontes de recursos naturais

Fontes de recursos naturais, como de água e energia, são essenciais para manter a produtividade de um sistema agrícola. No entanto, muitas delas são finitas e necessitam ser utilizadas de forma inteligente e sem desperdícios.

Os produtores que buscam um caminho mais sustentável precisam analisar a fundo quais são as fontes dos seus recursos utilizados no campo. Essa simples atividade ajudará a identificar quais não estarão mais disponíveis a médio e longo prazo e, assim, ser um incentivo para você investir em fontes renováveis e em tecnologias que diminuam o desperdício.

  • Adotar práticas que reduzam os impactos ambientais

Para a sua produção ser considerada agro sustentável, também é de extrema importância a adoção de práticas que evitam impactos negativos no meio ambiente. Logo, você precisa realizar um estudo bastante criterioso e entender quais técnicas sustentáveis podem ser implementadas na sua propriedade.

Trouxemos a seguir algumas práticas sustentáveis que podem ser aplicadas: 

  • Adotar a utilização de pesticidas naturais;
  • Diminuir o uso de fertilizantes químicos;
  • Apostar em sistemas de plantio direto;
  • Alternar a produção de culturas.

Lembrando que é válido começar a implementar essas técnicas aos poucos e adotar novas medidas com o passar do tempo.

  • Investir na capacitação dos funcionários

A aplicação da sustentabilidade no dia a dia da sua propriedade só será possível com uma mão de obra capacitada e familiarizada com o modelo do agro sustentável. Assim, será necessário apresentar à sua equipe todos os novos processos e esclarecer as motivações

O mais relevante nessa etapa é engajar os funcionários e destacar a razão pela qual a sustentabilidade é tão essencial. Dessa forma, o trabalho executado será mais consistente e próspero.

  • Controlar as operações no campo

Para conseguir identificar todas práticas sustentáveis que podem ser implementadas e controlar a execução delas na sua produção, é crucial a realização da gestão do campo de forma automatizada.

Leia mais: Como o Rastreador do Campo pode ajudar o agronegócio

 

Investir em uma gestão agrícola eficiente permite com que você registre e administre os manejos de modo mais inteligente, gerando indicadores de desempenho para tomar decisões mais assertivas. Além disso, é possível reduzir os desperdícios da sua propriedade por meio de um melhor controle dos seus processos.

Como ser sustentável significa, acima de qualquer coisa, utilizar os recursos de forma consciente e sem a geração de desperdício, com a gestão do campo você já estará no caminho certo para desenvolver o agro sustentável na sua produção.

Espero ter ajudado você a entender e a aplicar o agro sustentável. Nos vemos em um próximo post!

Leia mais: O que é Amostragem de Solo e 4 passos para realizar na sua  propriedade.