Login Peça um Orçamento

Agricultura 5.0: tecnologia e inteligência artificial no campo

Digitalização, produtividade e sustentabilidade são algumas palavras-chave quando falamos em agricultura 5.0. Essa nova era de produção agrícola engloba uma série de revoluções relacionadas ao controle de qualidade nas safras.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Afinal, com o uso de ferramentas avançadas desde o planejamento até a colheita, é possível aliar safra de máxima qualidade com o mínimo de perdas. É disso que falaremos neste conteúdo, explicando como a tecnologia e a inteligência artificial contribuem para otimizar o trabalho no campo, aumentando também a lucratividade. Vamos lá!

O que é agricultura 5.0?

Agricultura 5.0 é o nome que se dá à digitalização de processos no setor agrícola por meio da Inteligência Artificial. Com o auxílio de um bom aparato tecnológico, a condução da safra passa a ocorrer de forma mais assertiva de ponta a ponta.

Afinal, as ferramentas digitais operam a partir da inteligência de dados para gerar insights valiosos no dia a dia de produção, que vão desde a verificação minuciosa do solo até a diminuição de riscos relacionados a pragas ou adversidades climáticas, por exemplo.

É por isso que a sustentabilidade é um dos grandes pilares da agricultura 5.0, pois a intenção é adotar práticas agrícolas cada vez mais conscientes e precisas. Tudo isso, é claro, sem abrir mão da qualidade do produto que chegará ao consumidor final.

Quer saber mais sobre redução de perdas? Veja 4 passos básicos para reduzir perdas pós-colheita no agronegócio!

Como funciona a agricultura 5.0?

A agricultura 5.0 funciona por meio do uso de ferramentas de automação que digitalizam processos internos e otimizam a rotina operacional das equipes. Isso é imprescindível no dia a dia da safra, tendo em vista que muitos procedimentos são minuciosos e tomariam um tempo precioso se forem conduzidos de forma manual.

Nesse sentido, contar com a inteligência artificial é muito importante não só para ganhar tempo, mas, também, para diminuir o risco de falhas humanas que possam interferir no controle de qualidade da safra.

Tanto é que muitos gestores estão priorizando o investimento em softwares especializados para conseguir elaborar um planejamento estratégico mais certeiro – que pode ser construído por meio da análise dos indicadores centralizados no sistema.

Além disso, ferramentas inteligentes como drones e outros recursos de monitoramento também entram no pacote de possibilidades da agricultura 5.0. Com esse tipo de auxílio, dá para planejar a safra de maneira mais criteriosa, mitigando danos ou perdas, aprimorando o controle de pragas e garantindo o melhor desempenho do produtor.

Quais os impactos da agricultura 5.0?

Vamos agora aos impactos e vantagens das ferramentas da agricultura 5.0.

Otimização do tempo operacional

Fazer um bom aproveitamento do tempo é essencial na condução da safra, considerando-se que esse processo envolve diversas etapas minuciosas e que exigem máxima atenção para não comprometer o controle de qualidade.

Nesse sentido, as ferramentas inteligentes são imbatíveis. Primeiro porque automatizam tarefas que antes eram manuais, liberando as equipes para focar em outras prioridades. Segundo porque evitam erros ocasionados por distrações e esquecimentos.

Diminuição do risco de perdas

Com o monitoramento inteligente da safra, o gestor consegue se antecipar aos problemas e mitigar riscos que poderiam gerar grandes perdas. Um exemplo é a avaliação acurada das condições climáticas e das propriedades do solo, de modo a garantir uma produção de qualidade.

O controle de pragas também fica mais efetivo quando o gestor conta com um bom suporte tecnológico, pois assim ele pode monitorar a lavoura de forma remota e em tempo real, identificando assim qualquer sinal de problema antes de a situação se agravar.

Gestão sólida de indicadores

Os sistemas de inteligência artificial operam em alta performance na coleta e análise de indicadores durante todo o processo de condução da safra. Hoje em dia, existem muitas ferramentas avançadas que não só fazem a coleta dos dados relacionados à produtividade do setor, mas também organizam essas informações em templates de fácil interpretação.

Com apenas alguns cliques na ferramenta, o gestor consegue avaliar, por exemplo, como anda o desempenho da sua equipe, a relação com os fornecedores do negócio e o cumprimento das demandas diárias de cada setor.

Essas vantagens têm impacto direto no controle de qualidade da safra. Afinal, quando o tempo operacional é bem aproveitado e os insights estratégicos estão na palma da mão, todos os departamentos se mantêm alinhados e as decisões passam a ser certeiras.

Quer saber mais sobre controle de qualidade no agronegócio? Entenda como a rastreabilidade de processos aprimora a cadeia de alimentos de ponta a ponta