Login Peça um Orçamento

Padrão de Qualidade: o que é e como manter na cadeia de alimentos

Qualquer empresa que deseja se manter competitiva e obter sucesso precisa se preocupar em manter um padrão de qualidade de seus produtos, serviços e processos. No caso dos alimentos, existem uma série de requisitos legais a seguir para garantir qualidade na entrega ao cliente.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Porém, além de se atentar às normas, cada estabelecimento deve determinar o seu padrão de qualidade de acordo com suas necessidades e exigência de seus clientes.

Dito isso, garantir que o padrão de qualidade seja seguido não é tarefa fácil, especialmente com o alto volume de produtos e processos a gerenciar. Afinal, como manter o controle sobre o padrão de qualidade? É sobre isso que falaremos a seguir.

Neste conteúdo, descubra qual a importância e como manter o padrão de qualidade com eficiência e praticidade. Além disso, veja os principais benefícios e como começar a aplicar uma boa inspeção de qualidade. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Padrão de Qualidade?

Padrão de qualidade é um conjunto de especificações e diretrizes para gerenciamento de produtos e  atividades em uma empresa. 

O padrão de qualidade pode estar interligado a uma série de aspectos na empresa, mas aqui falaremos especificamente sobre o padrão de qualidade dos produtos e processos da cadeia de alimentos.

Trata da criação de uma estrutura que visa garantir a qualidade  e confiabilidade dos produtos. Além disso, o padrão de qualidade contribui para:

  • oferecer os melhores produtos aos clientes;

  • garantir a conformidade com as normas legais;

  • obter controle sobre processos internos;

  • otimizar o uso dos recursos disponíveis.

A padronização indica uma repetição do mesmo nível de qualidade em todos os serviços e  produtos. Para que isso aconteça é necessário um processo de checagem e acompanhamento preciso e eficaz. Por isso, torna-se importante a aplicação de boas práticas e processos eficientes para manutenção e controle

O que é qualidade?

Qualidade é o nível de adequação às conformidades legais e as exigências dos clientes. Ou seja, corresponde ao cumprimento das normas legais, internas e externas. 

É válido notar que o conceito de qualidade é subjetivo e pode variar dependendo das percepções e necessidades de cada pessoa. Nesse sentido, ao falarmos em estabelecer um padrão de qualidade, nos referimos a direcionamentos claros definidos pela empresa sobre como cuidar e manter a qualidade na produção de alimentos.

Padrão de produtos e padrão de processos

Padrão de produtos diz respeito ao que é previamente esperado daquele item. Por exemplo, a ANVISA determina que informações nutricionais e de rastreabilidade sejam apresentadas na embalagem dos produtos. 

Com isso, antes que o produto chegue ao mercado é necessário passar por uma conferência interna. Como fazer isso de forma eficiente? Com o padrão de processos! Assim, um produto passa por checagem e se garante que ele chegue ao cliente conforme esperado.

O padrão de processo deve ser definido com base na experiência e resultados da empresa de modo que o que deu certo até então seja otimizado. Isso possibilita redução de gastos, economia de tempo e melhor utilização dos recursos disponíveis.

Leia também: Guia Prático da qualidade 2.0: melhores dicas para aprimorar processos


Qual a importância de um Padrão de Qualidade?

Agora que já esclarecemos o conceito de padrão de qualidade, vamos à sua importância, em especial aos benefícios que gera ao empreendimento. Confira os principais a seguir:

Eliminar retrabalho e falhas no processo

O retrabalho acontece quando a expectativa final não está alinhada com o andamento do processo, o que gera desperdício de tempo e mão de obra.

Um dos grandes benefícios de estabelecer uma rotina de controle e inspeção do padrão de qualidade é evitar erros. Ainda que não os elimine completamente, a padronização ajuda a minimizar retrabalhos que podem ser constantes caso não haja um processo bem definido.

Essa padronização é feita através da automatização dos processos rotineiros, o que também permite identificar o que é ineficiente e pode ser replanejado. 

Melhorar a qualidade dos produtos

Talvez esse benefício pareça o mais óbvio, porém vale destacar que estabelecer um padrão de qualidade permite uma melhora significativa nos produtos e serviços que pode ser importante para se diferenciar dos concorrentes.

Além disso, com a padronização fica mais fácil identificar pontos de melhoria para atender ao padrão de excelência esperado pelos clientes. Quanto melhor a qualidade dos produtos, melhor serão os resultados.

Otimizar as tarefas e atividades relacionadas

Outro benefício da padronização é otimizar as tarefas de modo a aumentar a produtividade e até mesmo diminuir riscos e custos. 

Isso acontece porque os processos bem definidos permitem aos funcionários realizar as tarefas com mais agilidade, sem parar para tirar dúvidas constantes, por exemplo. A visualização e entendimento claro de todas as etapas ajuda a observar desperdícios ou mal uso dos recursos, o que acarreta em uma maior economia.

Garantir posicionamento de marca

Os consumidores escolhem as marcas observando aspectos diversos, entre eles a qualidade. Quando uma marca consegue se destacar e ter um padrão de qualidade excelente, isso passa a ser um diferencial importante.

Nesse sentido, a padronização permite que a marca tenha maior relevância e seja preferida pelos clientes. Afinal, todo mundo deseja comprar alimentos de boa qualidade e com a certeza de que estão seguros para consumo.

Como manter um Padrão de Qualidade?

Até aqui, falamos sobre o conceito de padrão de qualidade, sua importância e benefícios na rotina de trabalho de quem atua com alimentos. Agora resta a dúvida: como manter o padrão de qualidade?

Para garantir que o padrão seja seguido em todos os processos da empresa, é preciso contar com o apoio de ferramentas e soluções que possam auxiliar no controle. É o caso da ficha técnica para padronização de produtos, por exemplo. Veja mais sobre o tema a seguir.

Padrão de produto

Inspecionar mercadorias recebidas e conferências dos produtos são atividades diárias que podem acarretar em equívocos se não forem bem executadas. Uma forma de uniformizar a tarefa é usando a ficha técnica

O documento contém todas as especificações de qualidade do produto. Entre as principais podemos citar:

  • Coloração;

  • Calibre;

  • Peso do produto e embalagem;

  • Estágio da maturação;

  • Danos (leves, graves e podridão);

  • Temperatura;

  • Sazonalidade;

  • Armazenagem e manuseio.

É válido observar que cada tipo de alimento precisa de uma ficha técnica própria, como é o caso de frutas, verduras e legumes. É a descrição criteriosa da ficha técnica que irá guiar o trabalho do responsável pela inspeção.

Outro fator que ajuda manter o padrão de qualidade é a praticidade para treinamentos. Caso haja rotatividade no quadro de funcionários, fica muito mais fácil repassar a tarefa para uma nova pessoa, afinal, há uma padronização a seguir.

Benefícios da ficha técnica

  • Redução de perdas no recebimento; 

  • Diminuição das devoluções;

  • Avaliação da entrega dos fornecedores;

  • Facilidade no treinamento de novos funcionários.

>> A importância da ficha técnica de produto para o controle de qualidade

>> Ficha técnica de alimentos (FLV): especificações técnicas

 

Padrão de processo

No que diz respeito aos processos, há uma organização das rotinas e tarefas para maior consistência. Como os alimentos são itens que podem estragar ou ser contaminados, é preciso maior preocupação com a segurança e a qualidade final.

A padronização dos processos pode ocorrer com o uso do POP (Procedimento Operacional Padrão). Nesse documento consta a descrição detalhada e objetivo de cada tarefa. É preciso que ele apresente informações como o responsável pelo acompanhamento, as etapas a serem seguidas e o resultado a atingir. 

Tudo isso para que a execução seja feita da melhor maneira possível. Além dos documentos, também é possível apostar em checklists, relatórios e até softwares para automatizar a conferência e a inspeção.

Benefícios da padronização de processos

  • garantir a qualidade dos alimentos;

  • proporcionar experiências padronizadas ao público;

  • aumentar a clareza e transparência das atividades;

  • facilitar o cumprimento das leis.

Saiba como melhorar práticas para inspeção de produtos

Como vimos, o padrão de qualidade é essencial para qualquer negócio e o ramo alimentício exige cuidados e requisitos específicos. Nesse caso, é importante manter todos os funcionários da equipe bem treinados e preparados para realizar a inspeção dos produtos.

Quer aprender mais sobre as práticas para identificar e avaliar de forma adequada a qualidade dos alimentos? Acesse o nosso curso com todas as informações para você realizar na prática a Inspeção de Qualidade na sua empresa.