Login Peça um Orçamento

Controle da qualidade em viveiro de mudas

Quando se trata de plantio, existem várias formas de cultivo e cada cultura tem necessidade de um cuidado específico. 

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Os viveiros são fundamentais para o desenvolvimento das sementes. Eles possibilitam o crescimento da planta até que se torne uma muda e esteja adequada para transporte e plantio em outro solo. 

A busca por essa forma de plantio vem crescendo cada vez mais no Brasil, e por essa razão se faz necessária a busca por maior entendimento do conceito de qualidade em viveiro de mudas. 

Continue a leitura do conteúdo e saiba como obter um controle de qualidade no seu viveiro de mudas, mas antes, vamos entender o que é um viveiro de mudas. Vamos lá?

 O que é um viveiro de mudas

O viveiro de mudas é um espaço físico destinado ao crescimento e multiplicação das mais diversas espécies de plantas (frutíferas, nativas, etc). 

Nele, as mudas são observadas e cuidadas até que se tornem fortes o suficiente para serem transportadas para outro solo, ou até mesmo para serem comercializadas. 

Mas, para que um viveiro de mudas seja bem sucedido é importante entender sobre os tipos de viveiros existentes, qual o manejo adequado e os equipamentos necessários para o dia a dia do plantio. 

Vamos ver os diferentes tipos de viveiros? 

Tipos de viveiros 

De acordo com o tempo de cultivo e característica de cada cultura é que surgem as diferenciações de tipos de viveiros. Existem três principais viveiros:

  1. provisório;
  2. permanente;
  3. de espera. 

  • Viveiros provisórios

São usados por um curto período de tempo e tem o objetivo de atingir uma demanda específica, geralmente por conta disso são mais comuns do que os permanentes. 

Os viveiros provisórios são instalados, na maioria das vezes, próximos ao local de plantio final para facilitar o transporte. 

  • Viveiros permanentes 

Como o próprio nome já sugere, os viveiros permanentes funcionam por tempo indeterminado e são destinados para vários ciclos de cultivo, portanto, o espaço físico deve ter a estrutura necessária para permanecer por várias temporadas, além de permitir comportar todas as plantas cultivadas.

  • Viveiros de espera 

São instalados próximos à área de plantio definitivo e são utilizados para aclimatar mudas as condições de plantio posteriores

Controle de qualidade em viveiro de mudas 

Para que se tenha sucesso no cultivo das mudas, é importante que haja um cuidado em relação ao controle de qualidade do viveiro

A estrutura do viveiro de mudas deve ser adaptada para que haja controle de temperatura e proteção contra intempéries, é essencial que o local a ser destinado ao viveiro tenha boa luminosidade natural para que se tenha sucesso na germinação.

Outro detalhe a ser considerado é a disposição das mudas. As bandejas de mudas devem permanecer em bancadas a 30cm do solo para que o manejo seja facilitado. Esse cuidado com as bandejas também evita que as raízes tenham qualquer dano ou contato com pestes. 

Durante todo o período, seja no plantio das sementes, manejo ou até mesmo no momento do transporte das mudas é importante que mantenha-se a observâncias das boas práticas agrícolas. Essas medidas auxiliam a produtividade do cultivo e minimizam impactos negativos na saúde dos produtores. 

Além do cuidado com as BPAs é necessário manter sempre uma rotina de inspeção. 

Uma rotina de inspeção bem estabelecida auxilia o produtor a atestar a qualidade dos processos do seu viveiro de mudas, e ainda contribui para a resolução precoce de problemas.

Quer entender mais sobre Inspeção de rotinas? Leia o artigo abaixo:

>> Inspeção de rotina para produtor e fornecedor de alimentos 

Para que esse os pontos citados sejam realizados com constância e de maneira correta, algumas ferramentas podem ser utilizadas para facilitar o dia a dia.

Ferramentas para Controle de Qualidade em Viveiro de Mudas 

Como mencionado anteriormente, para ter um controle de qualidade em viveiros bem estabelecidos, a realização das BPA 's é essencial, assim como a inspeção de rotinas no viveiro.

Para a estruturação de um processo de controle de qualidade hábil e eficiente, algumas ferramentas podem ser utilizadas a fim de facilitar esses processos. Elas auxiliam a tomada de decisões, contribuem para gerenciamento dos processamentos do viveiro de mudas e contribuem para a organização. 

Algumas das ferramentas: 

  • Fichas técnicas

Nas fichas técnicas podem ser descritos, por exemplo, os estados de crescimento da muda, qual o tamanho adequado para cada tipo de cultura e qual a temperatura adequada para o crescimento delas. 

>> Como reduzir custos com Padronização de Produtos e Fichas Técnicas

  • POPs 

O Procedimento Operacional Padrão são documentos que o produtor pode contar para descrever como deve ser realizado um processo da maneira adequada. Como por exemplo a adubação e o plantio das mudas.

>> Confira exemplos de POPs realizados pela PariPassu.

  • Checklists

Os checklist irão auxiliar tanto na utilização dos POPs para a realização de processos, como na inspeção da qualidade de produtos para as especificações que constam na ficha técnica.

Todos os pontos a serem analisados devem constar no checklist. Isso facilita as inspeções, diminui a subjetividade do processo caso não seja sempre o mesmo colaborador a realizar o processo, e assegura que todas as atividades foram realizadas.

Outro ponto indispensável em que os checklist podem auxiliar no dia a dia é a presença e a utilização de instrumentos adequados para os manejos do viveiro. Com o uso de equipamentos adequados, a mão de obra pode ser simplificada e os problemas mais facilmente resolvidos. 

Alguns itens necessários no dia a dia de um viveiro de mudas: 

  • Regadores 
  • Pulverizadores 
  • Sementes 
  • Substratos 
  • Tesoura de podas 

Os cuidados são muitos em um viveiro de mudas, e é sempre importante contar com algumas métricas para auxiliar o controle tanto no crescimento das mudas, na fiscalização de pragas ou até mesmo na retenção de alguma doença fitopatológica. 

Uma forma muito eficiente de lidar com os controles de um viveiro é utilizando a tecnologia a seu favor. 

A automação auxilia no gerenciamento das informações, traz eficiência, padroniza processos e reduz o índice de erros humanos. 

Quer saber mais sobre automação? Confira o artigo abaixo:

>> Saia do papel: automação já!