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Porque seu mercado deveria apostar em produtos plant-based

Os produtos plant-based estão ganhando espaço no mercado brasileiro. A pesquisa O consumidor brasileiro e o mercado de plant-based, realizada pela GFI em parceria com o IBOPE, mostra que 49% dos brasileiros diminuíram o consumo de carne no último ano.

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Além disso, 39% dos participantes afirmam já consumir produtos plant-based pelo menos três vezes por semana. Isso mostra haver uma tendência e uma mudança de hábitos de consumo que precisa ser considerada pelas empresas.

O seu negócio conta com variedade de produtos plant-based? Você sabe como esse investimento está relacionado aos princípios ESG, tão importantes no mercado atual? Para descobrir a resposta e entender mais sobre essa nova tendência, continue a leitura!

O que são produtos plant-based?

Produtos plant-based são produtos alimentícios feitos com ingredientes de origem vegetal. Esses produtos são geralmente criados para imitar os sabores e texturas de alimentos de origem animal, como carne, leite, queijo e ovos, mas com itens como:

  • Soja;
  • Ervilha;
  • Amêndoas;
  • Coco;
  • Castanha.

Também são usados outros produtos como verduras, legumes e frutas. As opções plant-based são uma opção popular para pessoas que adotaram uma dieta vegana ou vegetariana, ou que buscam reduzir seu consumo de produtos de origem animal, chamados de flexitarianos. 

Alguns exemplos de produtos plant-based incluem: hambúrgueres vegetais, bebida vegetal de amêndoas, queijo vegano e substitutos de ovos à base de soja, mas é um mercado em expansão com diversas novidades sendo lançadas a cada ano.

As aspas nos nomes dos produtos são devido a diversas discussões ainda em andamento sobre a nomenclatura desses produtos. Uma vez que leite, queijo, hambúrguer e ovos, são descritos originalmente por produtos de origem animal, sendo assim, utilizar esses mesmos nomes poderiam confundir o consumidor. Mas essa discussão é longa e poderemos rever em outro momento.

Leia também: Garantindo o controle de origem dos alimentos


Produtos plant-based e as tendências do mercado

Os produtos plant-based são uma das tendências mais significativas no mercado alimentício atual e o seu crescimento acelerado nos últimos anos é uma prova disso. No Brasil, a pesquisa da Euromonitor mostra que o consumo de produtos plant-based cresceu 11,1% ao ano entre 2015 e 2020.

Entre os fatores que justificam a mudança de hábitos está a preocupação com os animais e o meio ambiente. Além disso, a saúde e o desejo de adotar um estilo de vida vegano também impulsionam este mercado.

Uma projeção da Bloomberg Intelligence afirma que o mercado de alimentos à base de plantas pode representar até 7,7% do mercado global de proteínas até 2030. Com isso, fica claro que as empresas que querem se destacar precisam investir na novidade.

Por que investir no segmento de produtos plant-based?

Existem várias razões pelas quais investir no segmento de produtos plant-based pode ser uma decisão estratégica. Veja os principais motivos a seguir:

Tendência crescente

Como vimos, a demanda por produtos plant-based tem crescido rapidamente nos últimos anos, impulsionada por uma maior conscientização sobre os impactos ambientais e de saúde do consumo excessivo de carne e produtos de origem animal. As empresas que oferecem alternativas veganas e vegetarianas estão se beneficiando desse aumento de demanda.

Mercado em expansão

O mercado de produtos plant-based é grande e diversificado, abrangendo desde alimentos miméticos aos in natura, como variações de leite e carne, até alimentos processados, como hambúrgueres e sorvetes. Há espaço para crescimento e inovação em todas as categorias de produtos.

Potencial de lucro

Embora seja um mercado relativamente novo, há potencial para grandes lucros no segmento de produtos plant-based à medida que as empresas investem em novas tecnologias e ingredientes para melhorar a qualidade e o propriedades de seus produtos.


Mudança de hábitos de consumo

Há uma mudança significativa nos hábitos de consumo, especialmente entre as gerações mais jovens, que estão mais propensas a optar por um consumo sustentável e saudável. As motivações se divergem, mas é válido notar que o Brasil é o principal país da América Latina no consumo de produtos plant-based.


Sustentabilidade

Por fim, outro fator para te motivar a investir em produtos plant-based é a sustentabilidade, mais especificamente os princípios ESG. Voltado para questões ambientais, sociais e de governança, a abordagem é cada vez mais desejada por empresas comprometidas.

Isso porque é preciso atender as demandas crescentes dos consumidores por produtos que reduzam o impacto ambiental e protejam os animais, além de assumir a responsabilidade social na empresa e nos locais que atual.

Para entender mais sobre o assunto, confira o infográfico: ESG no setor agroalimentar.