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Como manter a padronização em franquias de food service?

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Você já parou para pensar como a padronização de franquias é importante?

Imagine que, de todos os serviços de alimentação, o consumidor escolhe o seu e pede a refeição número 3 do menu.

O atendimento é excelente, o ambiente é aconchegante, limpo, organizado e o pedido chega com rapidez e qualidade.

Após essa experiência, o cliente comenta com todos sobre o seu estabelecimento e avalia você com cinco estrelas na internet. Ele descobre então que o negócio possui outras três unidades e coincidentemente na próxima semana em que viaja, estará na cidade onde possui uma das franquias.

Entretanto, quando entra na unidade, alguns aspectos já parecem diferentes: o lugar já não é tão aconchegante, a decoração não é a mesma e o atendimento não foi tão bom. Ainda assim, ele faz o mesmo pedido realizado na última vez: o número 3 do menu. Ao receber o pedido, percebe que a qualidade não é a mesma que experienciou anteriormente.

Como você acredita que ficou a percepção do cliente sobre sua marca?

Quando um cliente tem uma boa experiência em um dos seus estabelecimentos, ele espera ter a mesma experiência em outras franquias também. Contudo, a inconsistência entre as unidades pode gerar uma percepção incerta ou negativa com relação ao seu estabelecimento, o que pode fazer com que o cliente não volte a frequentá-lo. 

Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, nos últimos cinco anos o mercado de franquias obteve um crescimento de 35% no seu faturamento líquido. Só em 2019, cresceu 6,8%.

É fato: o setor tornou-se uma opção lucrativa até mesmo em épocas de crise e desafios.

Mas, de que maneira é possível garantir a consistência entre franquias? A resposta está na padronização.

A Padronização de franquias e a Gestão da Qualidade

Muitas franquias de Food Service não possuem os processos de gestão da qualidade claros e definidos. Entretanto, os clientes esperam o mesmo padrão de identidade com layout, produtos, serviços, preços e atendimento. Um plano de padronização é essencial para garantir o mesmo nível de qualidade.

Manter o padrão e a cultura da qualidade é um dos principais desafios quando falamos de franquias. Afinal, envolve toda a proposta que a marca pretende oferecer aos seus consumidores, além de estar alinhada a sua missão, visão, valores e, claro, toda a parte operacional que é essencial para favorecer o crescimento da rede.

Saiba mais: Como melhorar a gestão da qualidade no seu restaurante.

Vantagens da Padronização de franquias

Com a padronização de processos é possível oferecer uma experiência de compra uniforme para o seu cliente, além de se tratar de uma estratégia muito vantajosa.

Motivos existem de sobra para que você aposte na padronização de unidades:

Valorização da marca: está ligada com a operação e sucesso do negócio. Isso tem forte relação com a qualidade dos produtos, serviços e atendimento nas unidades. Assim, não possuir um padrão de operação pode contribuir para  a desvalorização da marca.

Fidelização de clientes: os consumidores precisam associar a imagem da empresa a um nível de excelência em qualidade. Dessa forma, é necessário garantir que o cliente tenha a mesma experiência independentemente da unidade que ele visite. 

Expansão da franquia: a velocidade é um dos diferenciais deste modelo de negócio. Entretanto, só é possível crescer e manter a qualidade se houver padronização! Por isso, ter processos definidos e acompanhar indicadores de satisfação de clientes, funcionários, vendas, fornecedores, estoque são essenciais para um crescimento saudável da rede.

Redução de custos: ter suas operações mapeadas, através da otimização dos recursos, análise da quantidade de alimentos comprados, frequência com que são utilizados, local de armazenamento quanto às suas condições de temperatura e higienização. Esse processo ajuda a evitar qualquer tipo de contaminação e perdas indesejadas. 

Mais Produtividade: por meio da padronização o trabalho dos colaboradores é simplificado, ganhando agilidade na realização das atividades e diminuindo a probabilidade de que ocorram falhas. 

Gestão mais eficiente das unidades: a padronização de franquias permite que você acompanhe os indicadores de desempenho de cada unidade de forma comparativa. Investir em um processo de inspeções de qualidade periódica é fundamental para uma melhor gestão, pois permite acompanhar a evolução do negócio, identificar os principais pontos de melhoria e propor ações corretivas.

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Na prática: como fazer a padronização de franquias de food service

Para garantir a padronização entre as unidades, o primeiro passo é avaliar a qualidade dos insumos que serão utilizados na preparação dos alimentos. Esse trabalho está relacionado a um processo de desenvolvimento de fornecedores e é essencial para o bom funcionamento da sua franquia. 

Os próximos passos são: mapear e definir todos os procedimentos operacionais da franquia com os detalhes que regem a marca, processos e padrões, e assim, definir objetivos para preparar a equipe.

Dessa forma, é importante descrever de maneira objetiva e clara as atividades que serão realizadas na empresa, com especificações técnicas, forma de preparação de alimentos, manuseio de equipamentos, conservação de produtos, tempo e sequências lógicas de execução de atividades, compra e controle de insumos, controle de higienização e organização.

Confira: Como elaborar um Manual de Boas Práticas de Fabricação?

Como controlar esses processos?

A melhor maneira de acompanhar essas informações é combinando uma estratégia de monitoramento e controle da qualidade com um processo de inspeções. Assim, é possível assegurar que todas as etapas da operação sejam cumpridas de acordo com o programado e os padrões mínimos estabelecidos. 

Essa avaliação deve envolver todos os aspectos levantados no mapeamento de processos. Nesse sentido, o ideal é organizar um formato padrão de aplicação de auditorias. Também é fundamental que sejam realizadas em todas as unidades da rede e que aconteçam com certa periodicidade. Assim, é possível acompanhar a evolução de cada unidade e verificar se as não conformidades foram solucionadas.

Pontos a serem avaliados

  • Estrutura e organização da franquia;
  • Recebimento de produtos;
  • Controle de armazenamento;
  • Higiene do local e equipamentos;
  • Higiene dos manipuladores de alimentos;
  • Manipulação dos alimentos;
  • Controle de pragas;
  • Controle de resíduos;
  • Documentação e segurança.

Quanto tempo é demandado para compilar e analisar dados registrados em papéis e planilhas? A tecnologia deve ser uma aliada, pois desempenha um papel fundamental na padronização dos processos. 

A prática de inspeções faz parte da Gestão da Qualidade . Dessa forma, uma dica é estabelecer critérios e parâmetros claros para monitorar, utilizando ferramentas como:

Checklists de avaliação e verificação: podem ser preenchidos em papel, planilhas ou sistemas. A automação da inspeção, entretanto, contribui diretamente na produtividade. Com a solução  CLICQ da PariPassu, os checklists são preenchidos de forma prática tanto em celulares como em tablets. É possível tirar fotos como evidência e criar planos de ação em casos de não conformidades.

Imagem da tela do aplicativo CLICQ.

POP (Procedimento Operacional Padrão): a implementação de procedimentos padrões com instruções sobre higienização, preparo de alimentos, monitoramento de temperatura, recebimento de produtos, controle de estoque e controle de pragas define as instruções de trabalho.

Baixe aqui um modelo de POP:

Fichas Técnicas: tem como propósito checar se os padrões de qualidade prestabelecidos estão adequados. Assim, o ideal é que ela seja simples e objetiva, e que os colaboradores consigam entender claramente todas as informações sobre a qualidade em uma inspeção de recebimento de produtos de um fornecedor, por exemplo.

Relatórios e indicadores: com base nas inspeções e auditorias realizadas, é necessário um relatório para acompanhar as informações. No Panorama é possível ter acesso em tempo real a indicadores customizados sobre todos os parâmetros verificados, com suficientes dados para uma análise comparativa entre unidades.

Tela do aplicativo Clicq.
Tela do aplicativo Clicq.
Tela do aplicativo Clicq.

Manter a padronização entre franquias pode ser um desafio para quem está iniciando.

Entretanto, não acompanhar essas informações impacta diretamente no faturamento, expansão da rede e na eficiência da organização.

Nota-se que, é importante investir em uma solução que permite automatizar os processos de qualidade e analisar resultados com acompanhamento de indicadores. Assim, é possível garantir a alta qualidade dos serviços e melhorar experiência para o cliente.

Através do CLICQ, uma solução com alto nível de personalização, tudo pode se tornar mais prático, organizado, planejado e estruturado. A sua rede de food service já realiza inspeções de qualidade com foco em padronização? Estão buscando alguma melhoria nesse processo?

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas para entender como realizar a automação da gestão da qualidade no seu estabelecimento.

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