Login Peça um Orçamento

Inspeção de rotina para produtor e fornecedor de alimentos

Desde a produção até o fornecimento do produto existem várias etapas para que o alimento esteja de acordo com os padrões de qualidade e segurança que o cliente (varejo, atacado, indústria) exige. Para isso, é necessário um cuidado específico em todas as fases de abastecimento da cadeia agroalimentar.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

A inspeção de rotinas é uma prática que faz parte do Controle de Qualidade e serve para padronizar essas etapas. A partir dela é possível checar se todos os pontos estão sendo cumpridos e se os padrões estabelecidos estão de acordo.

Neste artigo, você entenderá quais os benefícios da inspeção de rotina para produtores e distribuidores de alimentos e como aplicá-la no seu negócio. Confira a seguir.

Inspeção de Qualidade 

É a verificação de todos os parâmetros exigidos pela gestão interna da qualidade e legislações vigentes. Ela acontece mediante observação e julgamento do produto ou processo, baseadas em parâmetros preestabelecidos.

Essa Inspeção, geralmente se dá por meio da utilização de checklist, para que nenhuma informação passe despercebida.

Ao final da Inspeção, é necessário que seja feito um plano de ação para as não  conformidades encontradas, e assim, manter o padrão de qualidade estabelecido, seguindo para o Controle da Qualidade.

Quer saber tudo sobre inspeção de qualidade, confira neste texto:

>> Saiba tudo sobre inspeção de qualidade deste texto

O que é Inspeção de Rotina 

A Inspeção de rotina é o exame frequente de todas as etapas realizadas em um processo. Seu objetivo  é assegurar a eficiência das operações no dia a dia do setor de produção e fornecimento de alimentos. 

Assegurar a padronização de todos os processos dentro da produção e/ou distribuição não é uma tarefa simples, mas faz toda a diferença! 

Você sabe quais os benefícios de implementar uma inspeção de rotina na sua empresa? Vamos ver!:

  1. padronização de processos
  2. melhora na organização interna 
  3. transparência dentro dos setores da empresa 
  4. aumento da eficiência dos colaboradores
  5. acompanhar a evolução do seu negócio
  6. estabelecer, monitorar e cumprir metas

Mas como implementar, na prática, a inspeção de rotina? 

Para que sua inspeção seja eficiente, é importante que os parâmetros a serem inspecionados estejam definidos definindo o que será conforme e o que será não conforme, sendo:

  • conformidades: todos os pontos que estão de acordo, com o seu sistema de gestão de qualidade.
  •  não conformidades: todos os pontos que não estão de acordo com o seu sistema de gestão de qualidade.

>> HACCP: 07 passos para a sua empresa obter a declaração de conformidade

Para que uma inspeção de rotina seja realizada com primor alguns pontos devem ser observados. São eles:

  • Definição de um Procedimento Operacional Padrão (POP)


Efetuar uma inspeção de rotina sem a definição dos critérios principais pode ser bem complicado, não é mesmo? Por isso, é importante que haja uma definição de parâmetros a serem obtidos em todos os processos. 

O POP é um documento que descreve todas as ações para o cumprimento das etapas. Com ele, pode-se manter a padronização e alta qualidade dos processos.

Aproveite e confira este POP gratuito de inspeção da qualidade:

>> POP de Inspeção de qualidade gratuito! Baixe e utilize!

  • Utilização de fichas técnicas 

A ficha técnica é um documento que contém todos os parâmetros e definições para referência de qualidade de um produto. Como aspecto físico (calibre, cor) e até químico, como grau BRIX.

Com elas, você consegue avaliar e padronizar os seus produtos de acordo com os padrãos de qualidade estabelecidos por você e seu cliente e permitir que eles sejam cumpridos.

  • Capacitação de funcionários

Treinar seus colaboradores para que possam operar os POPs e as fichas técnicas é fundamental para a sua operação. 

Com a utilização dessas duas ferramentas, há a diminuição de erros ao elaborar essas tarefas, uma vez que os pontos analisados já estão estabelecidos: o que verificar, como verificar e caso haja não conformidades, qual plano de ação tomar. Porém, isso não exclui a necessidade constante de capacitações para a sua equipe estar sempre alinhada.

Exemplos de rotinas para serem inspecionadas na produção  e  fornecimento de alimentos

  • Boas práticas agrícolas (BPA)

As BPA’s são um conjunto de técnicas desenvolvidas para estabelecer critérios de segurança e qualidade, não somente dos alimentos, mas de todo o processo que envolve a produção alimentar. Desde a plantação até chegar no cliente final. 

Um dos grandes benefícios de implementá-las é a questão da segurança para os envolvidos no processo de produção, por meio da atenção aos agentes químicos e biológicos, o cuidado com a utilização de EPIs e aplicação adequada de defensivos.

  • Inspeções de rotinas na Packing House 

Verificar a qualidade dos processos realizados na packing house é de extrema importância para que se tenha controle sobre todas as etapas do beneficiamento do produto.

Com essa verificação pode-se evitar perdas na operação, possíveis devoluções de produtos e além disso, a inspeção auxilia a evitar o desperdício de alimentos. 

>> Packing House: o que é e como manter a qualidade das produções

  • Transporte do alimento

O transporte do alimento é uma etapa crítica na cadeia agroalimentar. Dados da FAO mostram que até 30% da produção é perdida nessa fase. Por isso, inspecioná-la fará com que esse número diminua e traga mais oportunidades de venda e consumo para o mercado brasileiro.

Automatização de processos

Para que sua Inspeção de rotina seja bem sucedida, diversas etapas precisam ser consideradas, e ter todas essas informações em planilhas manuais pode atrapalhar a verificação do seu registro.

O grande volume de dados coletados gera a necessidade de uma verificação constante das etapas. Examinar essas informações manualmente despende tempo pode ser contraproducente! 

03 motivos para tornar a sua inspeção automatizada:

  1. agilidade no registro de informações
  2. auxilia no conhecimento dos pontos críticos de controle 
  3. praticidade em auditorias 

Com a vistoria na palma da sua mão a sua Inspeção de rotinas se torna mais ágil e você pode garantir o seu processo de qualidade.

Além disso, com o uso de tecnologias auxiliando a gestão do seu negócio, o nível de qualidade oferecido tende a crescer, e a percepção de valor da sua empresa aumenta perante o cliente. 

Viu que incrível? 

A automação de processos é um passo importante para você alcançar a qualidade que você deseja dentro da sua empresa! 

Quer saber mais sobre automação? Fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas! 

Elaboramos diversos conteúdos gratuitos de rastreabilidade e controle de qualidade de alimentos para alertar produtores, indústrias, distribuidores e supermercadistas sobre a segurança dos alimentos. Confira!