Login Peça um Orçamento

Escalonamento de Produção de Hortaliças: como fazer e evitar prejuízos

O setor agrícola é muito forte no Brasil e de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é um dos setores que mais auxiliam para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Sendo responsável pela geração de 22% dos empregos brasileiros e 44% das exportações que resultaram em quase 97 bilhões de reais em 2019.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) o ano de 2023 trará mudanças significativas no mundo agro, com um aumento significativo para setor de 10,9% no PIB.

Na expectativa desse crescimento é que surge a necessidade de estar preparado para encarar os desafios e movimentos do setor agropecuário. 

O planejamento da produção agrícola é um dos principais pontos para a eficiência da safra, sabe-se que algumas culturas possuem extensos períodos produtivos, por isso, é importante atentar ao escalonamento da produção que torna acessível a agricultura o ano inteiro. 

Continue a leitura e saiba como fazer escalonamento de produção de hortaliças e as formas de evitar prejuízos na sua safra. 

O que é escalonamento de produção? 

A produção escalonada é a forma de plantio com o objetivo de obter rendimentos sequenciais durante o tempo que o produtor desejar.

À medida que a cultura vai sendo colhida, imediatamente os canteiros vão sendo preparados para receber novas mudas e começar um novo cultivo. 

O objetivo do escalonamento de produção é possibilitar que a produção seja oferecida durante todo o ano, de forma que o produtor garanta as vendas em altas e baixas temporadas com colheitas programadas. 

Para que o escalonamento seja feito com qualidade, é importante observar as características de cada cultura, utilizando estratégias que minimizem riscos ou aumento de custos e melhorem a produtividade da lavoura. 

Plano de escalonamento de produção 

Em qualquer método de produção é importante que haja um planejamento para que o cultivo seja um sucesso, e com o escalonamento não é diferente.

Cada cultura possui uma forma característica de plantio, dessa forma para que a lavoura tenha êxito em cada ciclo produtivo, é importante observar essas particularidades, tais como:

  • forma adequada de manejo,

  • condições climáticas,

  • uso de defensivos 

  • rotação de culturas.

Para auxiliar no planejamento de produção é que surgiram as Boas Práticas Agrícolas (BPA). Por meio da utilização das BPAs, os desafios da safra podem ser rapidamente superados. Com elas, os riscos de contaminação são minimizados, os recursos naturais são conservados, evita-se o desperdício e ainda contribui com o desenvolvimento econômico da lavoura.

Quer entender mais sobre Boas Práticas Agrícolas? Leia o artigo abaixo: 

>> Boas Práticas Agrícolas (BPA): o que são e porque aplicá-las

Uma das formas de se escalonar a produção é observando o prazo de produção da cultura e o volume de colheita desejado. 

Em uma área de 2 mil metros quadrados, por exemplo, divide-se o terreno em pequenos canteiros para preparo da terra e plantio.

Como no exemplo abaixo:

Após o preparo do solo, tendo em vista o cuidado adequado para cada cultura, começa-se o plantio em escalas. 

Vamos utilizar a alface como exemplo. 

Para que o produtor tenha, a cada semana, 100 pés de alfaces prontos para a venda é necessário que ele siga um protocolo de plantio. Vamos ver? 

Semana Nº do canteiro Quantidade
     
1º semana 1 100
2º semana 2 100
3º semana 3 100
4º semana 4 100
5º semana 5 100
6º semana 6 100
7º semana 7 100

Na 7º semana, quando o produtor finalizar a plantação da última safra de alface, o canteiro Nº 1 estará  pronto para a colheita e consequentemente, para a venda. 

Vantagens de utilizar o escalonamento de produção

De acordo com a Embrapa existem diversas vantagens de se utilizar o cultivo escalonado. 

Para o produtor a vantagem principal é a facilidade em administrar cada cultivo, o beneficiamento em decorrência do tempo de colheita e a alta perspectiva de venda já que o cultivo é ininterrupto.

Além disso, algumas vantagens em relação ao cultivo também podem ser notadas, como uma maior proteção do solo contra erosão, já que as plantas estão em estágios diferentes de crescimento. 

Entre as vantagens, está a minimização de perda de colheita por motivos climáticos ou pragas, visto que o plantio se dá em épocas diferentes e há grande viabilidade de controles de insetos ou atenção às temperaturas. 

Para que toda a safra seja bem sucedida, todas as etapas do processo de plantio e colheita devem ser verificadas. 

Um dos grandes cuidados do produtor deve ser a prevenção de perdas no pós-colheita. 

Quer entender melhor sobre o assunto? Clique no link abaixo e saiba como reduzir as perdas na sua colheita! 

>> Infográfico: Como reduzir perdas pós colheita