A importância de conhecer a base de fornecedores para supermercado

Os fornecedores são elementos chave para o sucesso do seu supermercado. Principalmente quando falamos de produtos perecíveis como as frutas, legumes e verduras. 

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e saiba a importância de conhecer a base de fornecedores para supermercado:


Toda empresa precisa cuidar da obtenção de produtos e serviços do mercado, para garantir as melhores condições de entrega e qualidade para os seus clientes finais. Já falamos aqui no blog sobre como escolher bons fornecedores. Porém, após a parceria estabelecida, é preciso continuar acompanhando o desempenho desse fornecedor.

Esse acompanhamento deve ocorrer na hora do recebimento do produto, ou seja, na entrada dele para a loja. Assim, barra-se qualquer mercadoria que não esteja conforme o seu padrão de qualidade.

Mas neste texto vamos apresentar um assunto um pouco mais complexo do que o padrão da qualidade. Será que você conhece mesmo a base de fornecedores do seu supermercado? Confira neste post.

A sustentabilidade em supermercados

Primeiro, vamos entender um pouco do cenário da sustentabilidade em supermercados e depois, chegaremos à sua base de fornecedores (segue o fio, que fará sentido no final, prometo).

Conhecer a base de fornecedores do seu supermercado é extremamente importante devido ao peso que esses agentes têm nos produtos oferecidos para o seu consumidor final, assim como, pela importância que esse produtos trazem para o reconhecimento da sua marca.

Quando falamos do reconhecimento da sua marca, estamos tratando da imagem que os seus consumidores têm pelo seu estabelecimento. É importante você se perguntar qual é a impressão que você quer deixar no mercado. 

Nos últimos anos, muito se fala sobre sustentabilidade e essa tendência está cada vez mais em alta, diversos relatórios e pesquisas mostram a importância da temática, como mostra o relatório Who Cares Who Does 2021, da empresa Kantar, “o compromisso ecológico segue crescendo” e os supermercados não poderiam ficar de fora.

Em uma matéria da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), uma pesquisa mostra que para os consumidores, “os supermercados podem fazer muito mais pela sustentabilidade.Temos um post no blog voltado apenas para essa temática, confira: sustentabilidade em supermercados: tendências e dicas para suas lojas.

Diretrizes ESG e fornecedores para supermercados

Outra prática que chegou para ficar são as diretrizes do ESG (Environmental, Social and Governance) - Ambiental, Social e Governança.

Na convenção ABRAS 2021, Nelmara Arbex, sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil e líder da KPMG Impact, comentou sobre o tema:

As lideranças precisam estar preparadas para lidar com essas e outras questões que vem de fora para dentro do negócio. A agenda ESG faz parte do nosso cotidiano e, hoje, as empresas entendem que se tornaram atores importantes e críticos desse modelo sustentável de negócio”.

No evento, Nelmara questiona os participantes:

Como ajudar a sociedade e as empresas a continuar prosperando ao mesmo tempo que avança nas soluções dos problemas?”

Já falamos aqui no blog sobre os critérios ESG e ESG no setor agroalimentar: o que você precisa saber.

Podemos observar nesses posts, na parte do pilar ambiental e social, que práticas como desmatamento e mão de obra análoga à escravidão e infantil devem ser banidas indiscutivelmente.

Essas práticas são antiéticas, ferem os direitos humanos e prezam pelo assolamento do meio ambiente. Essa não é a imagem que a sua organização quer passar para o mercado, não é mesmo?

Aí que entra o seu papel de verificar os fornecedores do seu supermercado periodicamente! Você realmente sabe de onde vêm os produtos que o seu provedor leva até o seu estabelecimento? Você sabia que existem meios de verificar se a origem desses produtos vem de áreas de desmatamento, com mão de obra infantil ou análogas à escravidão?

Uma das soluções abordadas pela Nelmara afirma que esse processo pode ser monitorado e facilitado pelo uso de tecnologia.


O uso de tecnologia para conhecer a base de fornecedores em supermercados


Com a tecnologia e com a utilização de base de dados do governo você pode ter acesso a essas informações! Inclusive, a rastreabilidade de alimentos é uma grande aliada nesta trajetória. 

Ao solicitar aos fornecedores do seu supermercado que eles tenham a rastreabilidade em seus produtos, você conseguirá investigar todo o caminho percorrido por aquele alimento, desde a sua origem. Com essa tecnologia cruzada com as bases de dados oficiais, você pode verificar se algum de seus provedores está atuando em área de desmatamento ou áreas com grande incidência de mão de obra análoga à escravidão e infantil.

Por isso, logo ao chegar novos lotes de abastecimento no seu supermercado, certifique-se a origem e trajeto do produto que está chegando em suas lojas.

Tem curiosidade para saber como estabelecer essa tecnologia dentro do seu supermercado? Fale com um de nossos especialistas que te guiaremos neste caminho:

 

Qualquer dúvida sobre o tema, estamos aqui, lado a lado.