Treinamento para supermercado: por que e como capacitar equipes

Leia mais: Como prevenir quebras e rupturas em estoques de supermercados?   

Uma equipe bem preparada é o segredo do sucesso de qualquer  varejo. É por isso que o treinamento para supermercado é uma prática que deve estar sempre presente no radar de varejistas e gestores que pretendem alcançar resultados cada vez melhores!

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

 

Neste artigo, você vai conferir dicas da PariPassu para escolher e aplicar formatos eficientes de capacitação, compreendendo as etapas a serem cumpridas para planejar isso da melhor forma possível. 

Descubra como impulsionar seus resultados, reduzir a rotatividade de funcionários e otimizar seus investimentos com capacitação. Ao final do artigo, você vai se deparar com uma dica de ouro sobre o assunto! Então, aproveite a leitura!


Qual a importância de treinar a equipe no varejo?

Assim como em qualquer outro negócio, é fato que colaboradores desempenham suas funções com mais qualidade quando estão bem preparados. 

Oportunidades de aprender e crescer dentro da empresa são prioridade, na visão dos funcionários, entre os aspectos que definem um bom ambiente de trabalho. Isso pode aumentar em 25% as chances de que a equipe trabalhe satisfeita, segundo uma pesquisa do LinkedIn. 

A motivação dos colaboradores é capaz de refletir em diversos pontos, como:

  • boa experiência de trabalho por parte dos funcionários;
  • desenvolvimento profissional das equipes;
  • maiores chances de inovação;
  • reconhecimento da loja como marca empregadora (employer branding);
  • força competitiva frente à concorrência;
  • reforço da cultura de qualidade e prevenção de perdas;
  • redução da rotatividade (churn) de funcionários;
  • melhor qualidade na gestão e controle de rotinas do supermercado;
  • eficiência operacional;
  • aumento da satisfação dos clientes

Todos os itens acima demonstram o quanto é preciso elaborar e aplicar treinamentos para supermercados. 

Já podemos imaginar, portanto, como seria o cenário oposto, sem esse tipo de ação, não é mesmo? Deixar o desenvolvimento da sua equipe em segundo plano pode ocasionar um desencontro de objetivos. 

Fica difícil reverter hábitos desalinhados aos ideais propostos pelo negócio quando faltam instruções. Além disso, é grande a probabilidade de favorecer o sentimento de desmotivação e de refletir tudo isso em quem mais importa e menos tem a ver com essa falha de gestão: o cliente


Tipos de treinamentos: quais são e quando fazer

Todo treinamento, seja em supermercado ou em qualquer outro tipo de empresa, tem como objetivo levar conhecimento, conscientizar e promover o alinhamento das equipes. Podemos pensar em diversos tipos de capacitação, conforme apresentamos abaixo.


Treinamento de onboarding

O ideal é que a empresa ofereça um treinamento a qualquer profissional recém-contratado. O onboarding deve reunir todas as informações úteis e necessárias a quem está chegando para acelerar a fase de integração. 

Treinamento comportamental

Uma pesquisa realizada pela Mckinsey apontou que a quantidade de empresas que abordam empatia e habilidades interpessoais dobrou depois de 2020, fato motivado especialmente pelo contexto da pandemia. 

Esse é um dos aspectos que comprova a relevância de incluir temáticas comportamentais em um treinamento para supermercado. Incentive a prática de valores como empatia, colaboração e respeito para fortalecer a integração entre as pessoas. 


Treinamento sobre produtos e serviços

Novos produtos ou possibilidades de serviços podem surgir a qualquer momento. O foco de uma capacitação voltada a esse acontecimento é fundamental para garantir a sintonia do grupo acerca da novidade


Treinamento sobre sistemas 

A transformação digital está revolucionando o varejo. O número de empresas que investem em sistemas para aprimoramento das operações saltou de 69% em 2020 para 87% em 2022, segundo estudos da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). 

Para superar possíveis dificuldades com a cultura organizacional e incorporar a tecnologia de forma positiva ao dia a dia, treinar a equipe é um dos passos de mais destaque nesse processo. 

Aliás, você já conhece o curso de Varejo Digital da PariPassu? Aproveite a oportunidade de aprender sobre práticas do Marketing Digital aplicadas ao varejo com o nosso conteúdo exclusivo:

>> Curso Varejo Digital


Treinamento sobre boas práticas e regulamentações

O esforço em conjunto faz toda diferença em busca da melhoria contínua de um negócio. No varejo, existem requisitos legais a serem cumpridos, além de ações com potencial de economizar recursos e aumentar a margem de lucratividade.

Podemos citar como exemplo alguns desafios que podem ser tranquilamente vencidos caso a equipe compreenda o significado das iniciativas, como:


Como fazer treinamento para supermercados em 8 passos

Uma dica infalível para estabelecer um bom ritmo de treinamentos é saber o momento certo de executá-los. É preciso, também, entender a situação do time para não acabar sobrecarregando os profissionais com conteúdos demais em pouco tempo.

Para evitar esse cenário, recomendamos que os seguintes passos sejam seguidos:

  1. Conversar com equipes e gestores;
  2. Identificar reais necessidades;
  3. Pesquisar referências (valem, inclusive, benchmarkings!);
  4. Definir temas;
  5. Planejar o conteúdo;
  6. Criar um cronograma de treinamentos;
  7. Aplicar treinamentos;
  8. Mensurar resultados.

Independente do tipo de treinamento para supermercado que você irá desenvolver, lembre-se sempre de que a principal base para qualquer tomada de decisão ou direcionamento é a conversa constante com todos os times e gestores


Uma excelente opção de cursos para o seu varejo

Você se lembra da dica de ouro que prometemos no início deste texto? Aqui vai: a PariPassu possui uma academia com diversas opções de capacitação disponíveis

São conteúdos produzidos por especialistas, com foco em temáticas necessárias para deixar sua equipe afinada com o que é mais importante na cadeia agroalimentar. 

Conheça agora:

>> Explore nossas trilhas da Academia PariPassu com cursos completos para a cadeia produtiva de alimentos!

Ah, e se você não encontrar o que procura por lá, entre em contato com a gente e faça sua sugestão de conteúdo! Ficaremos felizes em receber sua ideia:


Ou ainda, se preferir, utilize materiais gratuitos do nosso site para treinar o seu time, como: