Checklist indústria de alimentos: as vantagens de usar o CLICQ

Leia mais: Como prevenir quebras e rupturas em estoques de supermercados?   

Usar um checklist na indústria de alimentos confere mais segurança, e atesta o cumprimento dos processos e a integridade dos produtos. Existem normas e leis que precisam ser seguidas rigorosamente para evitar problemas — de saúde e legais —, e o checklist apoia essas adequações. Como isso é feito na sua indústria de alimentos e bebidas?

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player a baixo e aproveite:


Se a sua equipe precisa preencher formulários ou planilhas à mão, ou se utiliza uma solução que não é especializada e completa como o CLICQ, faça uma pausa rápida no seu dia. Você precisa ler este artigo para conhecer a fundo uma tecnologia capaz de transformar sua operação!

Benefícios de utilizar checklists digitais nos processos de qualidade

É de se imaginar que automatizar checagens, auditorias e inspeções pode mudar para melhor os procedimentos de qualidade na indústria de alimentos, não é mesmo? A tecnologia tem sido cada vez mais notada pelo segmento e a agilidade é uma das vantagens trazidas por ela.

Temos números que comprovam isso: é possível reduzir o tempo das inspeções  e tabulação de dados em até 75% com um sistema de controle. O ganho foi constatado pela Coop, a maior cooperativa de consumo da América Latina, durante a automação das rotinas de inspeção.

Quem trabalha com alimentos — principalmente FLV (frutas, legumes e verduras) — sabe o quanto essa economia de tempo é algo precioso. 

Quanto mais ágeis os trabalhos, menores as chances de ocorrer perdas de produtos perecíveis durante o processo ou sejam comprometidos de alguma forma. 

Esse é apenas um dos benefícios proporcionados pelo CLICQ na gestão da qualidade, e abordaremos outros pontos nos tópicos abaixo!

  • Alimento com mais qualidade

Já que falamos um pouco sobre isso no parágrafo anterior, vamos explorar mais alguns fatos que mostram o quanto os recursos tecnológicos favorecem a entrega de um bom produto ao consumidor final

Seguir um padrão de fichas técnicas, com referências e parâmetros definidos para avaliação, elimina a subjetividade durante as inspeções. Uma ferramenta como o CLICQ traz mais alinhamento e permite o acompanhamento de indicadores de qualidade em tempo real. 

  • Gestão e prevenção de perdas

Trabalhar medidas efetivas para conter o desperdício de alimentos na cadeia de distribuição é um desafio. Segundo o levantamento Food Waste, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil descarta 60 quilos de alimentos por pessoa a cada ano. 

Estima-se que, no mundo, 14% da produção se perde entre a colheita e o varejo

São números impactantes, especialmente frente a situações de dificuldades na produção agrícola com as mudanças climáticas e incertezas econômicas.

Os recursos do CLICQ contribuem para melhorar esse quadro, permitindo a gestão e prevenção de perdas a partir de:

  • modelos de fichas técnicas personalizadas;
  • emissão de relatórios com um panorama geral dos produtos em interfaces amigáveis;
  • avaliação frequente de fornecedores com notas para classificar a evolução dos níveis de serviço.

Automatizar o checklist na indústria de alimentos viabiliza o controle em tempo real da operação, com identificação da origem e recorrência das perdas e oportunidade para desenvolver planos de ação.

  • Facilidade para processos de auditoria e certificações

São várias as possibilidades de certificação para legitimar o controle de segurança de alimentos

Passar por essa validação, porém, pode ser demorado e confuso quando não há consolidação das informações exigidas para as comprovações. Sem contar que os riscos de perder dados importantes no caso de registros manuais é muito grande!

Um sistema como o CLICQ torna tudo mais prático. A disponibilidade de informações das inspeções (na web ou no aplicativo) descomplica as auditorias

Fica muito mais fácil mostrar que a indústria de alimentos atende todas as exigências de padrões de qualidade — que, a propósito, são muitas, sobretudo em certificações internacionais — na hora de obter um certificado.

  • Agilidade para reverter não conformidades

Com modelos personalizáveis de Procedimento Operacional Padrão (POPs), armazenamento de todos os dados e históricos das operações, a detecção de não conformidades é mais rápida. Sem contar com a precisão para identificar ocasionais problemas.

Na ausência de um sistema como o CLICQ, seria necessário reunir milhares de informações e papéis para entender em que momento algum procedimento saiu do padrão. Com a tecnologia, isso pode ser feito em questão de minutos.  

A economia de tempo resulta em menos perdas de alimentos e em mais eficiência operacional!

Checklist indústria de alimentos: funcionalidades do CLICQ

Os ganhos que abordamos nos tópicos acima estão relacionados a funcionalidades que colocam o CLICQ em destaque quando o assunto é checklist na indústria de alimentos. Vamos entender por que essa tecnologia facilita tanto os registros da operação?

Confira a lista do que o CLICQ oferece: 

  • padronização de fichas técnicas;
  • sugestão de planos de ação ao identificar uma não conformidade;
  • monitoramento em tempo real dos dados da operação;
  • configuração das inspeções de acordo especificidades de cada fornecedor;
  • checagens a partir de Procedimentos Operacionais Padrão customizados de acordo com cada indústria e as Boas Práticas de Fabricação (BPF);
  • acompanhamento das rotinas de qualidade em todo o caminho percorrido por cada lote de alimento. 

Todos esses recursos estão transformando a realidade de equipes e gestores de qualidade nas indústrias de alimentos. 



CLICQ: sistema para
automação da Gestão da Qualidade

O Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), é o país que lidera a produção e exportação de suco de laranja no mundo. A Natural One faz parte das indústrias que compõem esse índice, e envia seus sucos para Ásia, Europa e Estados Unidos.

Para tornar isso possível, foi preciso assegurar a qualidade do produto com uma gestão da qualidade rigorosa. Junto à capacitação da equipe e consultorias externas, a Natural One implantou o Checklist Inspeção e Controle de Qualidade (CLICQ).

A solução permitiu a mensuração efetiva da qualificação dos fornecedores e a garantia do atendimento de manejo de campo nos padrões pretendidos pela fabricante. Em oito meses, a nota de auditoria dos fornecedores aumentou 126%.

Resultados assim, além de muitas outras vantagens detalhadas no case da Natural One, podem ser alcançados pela sua indústria, também!

Fale com um dos nossos especialistas e comece agora a Gestão da Qualidade na sua indústria!