Avaliação de desempenho de fornecedores: facilite análises com o CLICQ

A indústria de alimentos e bebidas exerce um papel importante para garantir o cumprimento de requisitos de segurança e qualidade de matéria-prima por parte da sua rede de fornecimento. Uma das ações indispensáveis para isso é a avaliação de desempenho de fornecedores

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e saiba como fazer avaliações de fornecedores com o CLICQ:

 

Além de ser uma exigência de órgãos e entidades regulatórias — como é o caso da RDC 216/2014 da ANVISA —, monitorar todo o trajeto dos alimentos é a base da excelência no processo produtivo, de ponta a ponta. Ao qualificar um fornecedor, isso deve ser levado em conta. 

Com os instrumentos certos, é possível visualizar se os critérios estabelecidos para o controle de qualidade dosalimentos estão sendo seguidos. Essa prática aumenta a margem de lucratividade e mantém a competitividade do negócio

Para alcançar esses objetivos, confira neste artigo o que uma ferramenta como o CLICQ pode facilitar com recursos para impulsionar a eficiência e aprimorar os procedimentos junto aos fornecedores.

Avaliação de desempenho de fornecedores com agilidade

A avaliação de desempenho de fornecedores aponta desafios e motiva toda cadeia de suprimentos a implementar medidas de melhoria constante. 

Por essa razão, fornecedores que entregam para empresas exigentes tendem a ser melhores! 

Supervisionar as rotinas de produção, entregas e encaminhamentos de produtos perecíveis, porém, implica em uma série de documentações, com o registro de um grande volume de informações

Fazer tudo isso manualmente é possível? Sim, mas muitos obstáculos e erros podem surgir pelo caminho. Se você passa por isso, sabe muito bem quão complexo é obter as informações que a sua operação precisa em um modelo que já é considerado ultrapassado

Administrar esse tipo de demanda entre diferentes empresas e profissionais se torna ainda mais complicado. 

A probabilidade de erros, tanto em anotações quanto na transferência do papel para as planilhas, é alta! Sem contar com a quantidade de papéis que precisam ser arquivados, com as rasuras e com o tempo perdido em todo esse percurso até os relatórios finais. 

Digitalizar os processos agrega em sustentabilidade e em otimizações, tanto em questão de economia de tempo quanto em qualificação das informações. A tecnologia, portanto, tem uma função integradora e representativa para vencer todas essas dificuldades! 

A seguir, você vai compreender por que a automação dos processos contribui para fortalecer a parceria e o relacionamento entre indústria e fornecedores rumo à qualidade de alimentos. 


CLICQ: como a tecnologia facilita a análise dos fornecedores

A tecnologia tem muito a agregar na digitalização das rotinas de qualidade. No caso da avaliação de desempenho de fornecedores, podemos citar vários benefícios, como:

  • profissionais com mais tempo para se dedicarem a análises, e não à compilação de dados;
  • melhoria entre os elos da cadeia com a realização de auditorias eficazes e consolidação estratégica de informações;
  • alinhamento em conjunto para atender exigências como, por exemplo, diretrizes contra perigos alertados pelo sistema HACCP e adequação a normas internacionais, como a Global Food Safety Initiative (GFSI), além de legislações e outros requisitos;
  • facilidade ao buscar dados de rastreabilidade de alimentos;
  • rapidez para tomadas de decisão e correção de inconformidades;

Todos esses pontos levam à eficiência das operações em sua totalidade, desde o produtor de um insumo até o consumidor final. 

Conheça agora as funcionalidades do CLICQ capazes de atender cada um dos atributos acima e saiba por que este é o sistema mais indicado para sua indústria de alimentos e bebidas!

 

- Conte com o preenchimento de checklists digitais

Um checklist digital e customizável, como o oferecido pela solução da PariPassu, permite o cadastro da estrutura ideal para coleta de dados. A ferramenta se adapta perfeitamente às especificidades de cada negócio! 

Esse é um recurso que facilita a padronização da qualidade dos produtos no momento do recebimento, possibilitando feedbacks em tempo real para o fornecedor

Ou seja, as devoluções de cargas diminuem — o que significa economia de dinheiro — e a rede de fornecedores pode identificar os pontos exatos de adequação para atender as condições estabelecidas em contrato


- Aja com prontidão e tenha visibilidade sobre os indicadores certos

Com um checklist digital, é possível fazer a avaliação de desempenho de fornecedores com dados direcionados pelas características do seu negócio. 

Em vez de perder tempo com números que não condizem com a sua realidade, personalize os indicadores de qualidade e vá direto ao ponto em busca da informação que você e seus fornecedores precisam!

Ao detectar qualquer não conformidade com os padrões configurados ou reincidências, o sistema emite alertas e direciona a criação de um plano de ação. 

- Receba relatórios automatizados 

Nas rotinas de qualidade, faz uma diferença e tanto contar com a praticidade de obter relatórios automaticamente! 

A economia de tempo não só otimiza as atividades da equipe como também influencia positivamente a disponibilidade de informações. Os dados inseridos nos checklists são imediatamente apresentados em gráficos e você pode acompanhar tudo em tempo real. 

Assim, a operação tem maior facilidade para trabalhar e alcançar metas de qualidade.

- Painéis de acompanhamento

O CLICQ é integrado a outras soluções da PariPassu, como o Panorama. Com ele, a indústria pode ter a visão completa e organizada da gestão de todos os fornecedores de matéria-prima em painéis com os resultados.  

Um indicador de qualificação de produtores e distribuidores reúne o que você precisa para avaliar o grau de desenvolvimento técnico da base de fornecimento a partir de levantamentos e progressos que podem ser acompanhados pela indústria sobre:

  • Rastreabilidade de alimentos: seu fornecedor colabora com dados necessários para propiciar rastreabilidade na cadeia de alimentos? ;
  • Monitoramento de resíduos: a rede de fornecedores da sua indústria disponibiliza alimentos seguros, de acordo com os limites de resíduos químicos definidos pela legislação?;
  • Padrão de qualidade: os alimentos entregues estão alinhados aos parâmetros de qualidade acordados entre indústria e fornecedores?;
  • Auditoria e certificação: quais são os resultados e ganhos dos fornecedores?
Você pode visualizar tudo isso de forma centralizada em um único ambiente do sistema.

 

- Histórico das operações

Um histórico organizado faz toda a diferença, não é mesmo? Imagine como isso facilita inspeções de qualidade de órgãos reguladores ou de clientes, com a possibilidade de comprovar os procedimentos de todas as etapas de produção da sua indústria

O CLICQ reúne tudo o que você precisa no sistema para assegurar o acesso a qualquer informação com agilidade. Reduza a burocracia e conte com uma solução especializada para aumentar a confiabilidade dos dados sobre a sua indústria de alimentos e bebidas e seus fornecedores. 

Você pode verificar tudo o que falamos até aqui neste vídeo de apenas um minuto sobre o CLICQ:


Invista em tecnologia e mude a realidade da sua operação

Em resumo, podemos afirmar que a automação das rotinas de qualidade e avaliação de desempenho de fornecedores promove: 

  • alinhamento da comunicação;
  • qualificação das informações operacionais;
  • agilidade em todas as etapas;
  • motivação para desenvolvimento contínuo da qualidade em conjunto com todos os elos da cadeia de suprimentos.

A informação rápida e precisa traz clareza aos procedimentos e dá chance para que melhorias futuras sejam alcançadas. Destaque-se frente à concorrência junto aos seus fornecedores e aposte em tecnologia!

Fale com um dos nossos especialistas e conheça melhor o CLICQ!