fbpx

Tecnologias no Agronegócio: a importância de automatizar processos

O uso da tecnologia é cada vez mais indispensável para as empresas e vários setores se beneficiam dela. No agronegócio, a presença das tecnologias é marcante, automatizando diversos processos, reduzindo custos e gerando ganhos na produtividade. 

Não é de hoje que o agronegócio e a tecnologia são aliados. Com os avanços tecnológicos, o domínio de determinadas ferramentas tornou-se o diferencial competitivo de várias empresas.

Sendo assim, as maiores empresas são as que mais investem em novas tecnologias, sempre se modernizando e aproveitando ao máximo os ganhos que a automatização de processos gera, principalmente no agronegócio.

A inovação não só aprimorou as ferramentas disponíveis, como também facilitou o acesso a elas. Se antes somente as grandes empresas possuíam capital para investir nesses recursos, hoje essa é uma realidade acessível para o pequeno e médio produtor também.

As tecnologias no agronegócio estão presentes desde o plantio até o destino final da produção, o consumo. E um dos principais usos é na automatização de processos, que gera inúmeros benefícios para o agronegócio. Perfeito para quem está sempre buscando como produzir mais com menos espaço, recursos e processos.

Os benefícios ficam evidentes, destacando-se:

  • a redução de custos
  • menos erros em processos manuais
  • mais qualidade e segurança na produção de alimentos
  • maior controle da produção e cumprimento de prazos.

O seu agronegócio pode se beneficiar muito da automatização de processos, com soluções práticas que ficam na palma da mão, os famosos aplicativos. Separamos aqui 3 soluções perfeitas para o seu agronegócio.

Confira mais detalhes de cada uma delas a seguir!

1. KM Online

Muitas empresas têm dificuldade em controlar o km rodado de sua equipe de campo e acabam adotando medidas e ferramentas que não oferecem exatidão no reembolso de quilometragem. Alguns colaboradores chegam a arredondar para cima as despesas para desburocratizar essa gestão, resultando em gastos maiores do que os reais.

A KM Online é a solução prática para auxiliar na gestão de despesas e controle de viagens. Ideal para o agronegócio que conta com uma equipe externa, que demanda reembolso de despesas ou controle de quilometragem. 

O controle de viagens ocorre via GPS do celular do colaborador, mapeando o trajeto, o km rodado e calculando automaticamente o valor a ser reembolsado, levando em consideração o consumo do veículo. O aplicativo ainda cria relatórios de deslocamentos para visitas comerciais, funcionando também 100% offline. 

O controle de km rodado via App veio para reduzir o custo das empresas, garantindo maior exatidão no valor a ser reembolsado, com economia de 10% a 30% no valor gasto com combustíveis.

Já no controle de despesas, o aplicativo da KM Online vai além, e consegue eliminar diversos processos manuais, como preenchimento de planilhas, conferência e armazenamento de notas fiscais físicas.

Com um sistema que extrai dados de notas fiscais, apenas com uma foto o seu colaborador comunica o gasto realizado e o sistema consegue validar. As notinhas ficam armazenadas por 5 anos na nuvem. Permite integração com diversas ferramentas para facilitar os processos, como cartões corporativos.

Os relatórios oferecidos são uma surpresa a parte, eliminando o tempo gasto com  planilhas. Você pode testar o aplicativo com a sua equipe gratuitamente, solicite uma demonstração.

2. Caderno de Campo

A gestão agrícola é uma atividade complexa e requer anotações constantes sobre as atividades de plantio, exigindo muita organização e bom manuseio dessas informações.

Para auxiliar na gestão agrícola, o Caderno de Campo foi desenvolvido para substituir o antigo caderno no papel e oferecer vários recursos que facilitam muito a vida do produtor rural.

Com o aplicativo, o gestor terá agilidade no registro e acesso às informações, lembretes para não esquecer de nada, segurança ao armazenar seus dados e irá contar com uma ajuda a mais para se adequar às diversas normativas e certificações.

O aplicativo foi pensado para otimizar processos, com indicadores de performance que permitem analisar o desempenho da empresa e realizar uma gestão agrícola integrada. Dessa forma, o controle de insumos e custos fica muito fácil e preciso. 

O aplicativo está disponível para Android, iOS e com versão para Desktop. Clique aqui para solicitar sua demonstração gratuita do aplicativo. 

3. CLICQ

Ainda falando sobre automatização de processos, o CLICQ é um aplicativo de conferência, uma plataforma completa para ajudar na gestão de qualidade de produtos e processos do seu negócio.

A plataforma permite inspeção de qualidade eficiente e mais produtividade, garantindo o adequamento a padrões de qualidade, com protocolos de certificação e diversos indicadores em tempo real.

Tudo isso é possível porque o CLICQ dispõe de check lists, inspeções de qualidade com fotos, comentários e assinaturas, apresentação automática de relatórios e alertas, com um completo panorama de indicadores importantes.

O CLICQ é uma solução personalizada para o seu negócio. Com ele você elimina planilhas, e o tempo gasto com conferências e relatórios. Saiba mais sobre o CLICQ clicando aqui e descubra como fazer seus colaboradores terem mais tempo para as tarefas mais importantes.

No blog Paripassu você pode saber mais sobre outras soluções tecnológicas para a cadeia produtiva de alimentos. Como essas 3 que separamos para vocês. 

Não é de hoje que o agronegócio se beneficia das tecnologias e a sua empresa não pode ficar para trás. As tecnologias se tornaram fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, otimizando processos, reduzindo custos e garantido a qualidade na produção. 

Teste já nossas dicas e veja como sua empresa pode ganhar muito com essa mãozinha tecnológica.

Leia também

Sou produtor e uso o Rastreador: estou atendendo à INC 02?
Segurança alimentar e segurança de alimentos: entenda a diferença
Você já se deu conta de como rastreabilidade de alimentos é importante?

Software de gestão de despesas corporativas para otimizar seus processos de reembolso de despesas, km rodado, adiantamentos e conciliação de cartões corporativos. 

Deixe o seu comentário

[fbcomments]

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Últimas informações da safra do segundo semestre de 2020

    continue lendo
  • PariPassu

    5 vantagens de cursos online para quem trabalha com alimentos + BÔNUS

    continue lendo