Login Peça um Orçamento

Relatório de Não Conformidade na Indústria de Alimentos

Nas indústrias alimentícias todos os processos devem ser bem estabelecidos e com o mínimo de erros possíveis, pois esses produtos devem chegar até a casa dos consumidores seguros para o consumo. 

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e saiba como fazer um Relatório de Não Conformidade na Indústria de Alimentos:

Essa atenção precisa ser redobrada na área da Qualidade por ser um setor que deve estar atento a todos os processos, diariamente. Afinal, encontrar não conformidades nas tarefas cotidianas é algo bem natural devido ao grande número de processos que indústrias alimentícias possuem.

Por isso, é importante que a indústria de alimentos desenvolva e acompanhe um relatório de não conformidades já que ele permite uma análise dos processos, problemas e causas para ajudá-lo a tomar decisões ainda mais rápidas e com confiança.

Neste texto vamos te ensinar a como fazer um relatório de não conformidades e como aplicá-lo na prática do seu dia a dia. Confira o resumo com o passo a passo do que você verá:

1- Mapeamento de processos;

2- Criação de um plano de ação para cada produto não conforme encontrado;

3- Como fazer um relatório de não conformidade;

4- Como analisar seus registros.

Mas, antes de começar, se você não lembra o que é uma não conformidade, já falamos sobre elas neste texto:

Para saber o que realizar após encontrar uma não conformidade, deve-se primeiro ter mapeado quais são as possíveis não conformidades que podem ser encontradas. Isso vai agilizar seu processo e sua produção não vai ser reativa e sim proativa.

Vamos para o passo a passo de realizar um relatório de não conformidade.

Inicie seu processo de Inspeção da Qualidade: conheça o Curso Inspecione  Qualidade   

 

1- Mapeie os processos

Uma das etapas mais importantes para a realização do relatório de não conformidade é o mapeamento de processos.

Nela, você terá que percorrer todo o fluxograma de processamento do seu produto e procurar possíveis erros para cada etapa. Caso deixe passar algum erro, isso vai gerar falhas no seu relatório.

Para simplificar vou trazer um exemplo prático e cotidiano de mapeamento de processos. Imagine que você trabalha em uma indústria de fabricação de pães fatiados. Traçe todo o fluxograma do processo:

  1. Recebimento de Ingredientes
  2. Pesagem dos Ingredientes
  3. Mistura de Ingredientes
  4. Fermentação da Massa
  5. Modelagem da Massa
  6. Assamento da Massa
  7. Resfriamento do Pão
  8. Fatiamento do Pão
  9. Embalagem
  10. Armazenamento

Nesta parte, quanto mais detalhes do fluxo, melhor. Detalhe tudo.

Agora, para cada etapa, elenque os possíveis erros que  poderiam resultar em uma não conformidade para a qualidade desse alimento. Caso você já tenha ouvido falar ou já possui o plano APPCC/HACCP dentro da sua empresa, essa etapa é a mesma realizada para encontrar os possíveis perigos no processamento, mas geralmente, as não conformidades são abordadas quando estamos falando de gestão da qualidade, e não necessariamente na segurança do alimento, que é o foco do APPCC.


2- Crie um plano de ação para cada possível não conformidade

Agora, com todas as etapas mapeadas, crie planos de ação para cada possível não conformidade encontrada.

Lembre-se: é comum encontrar não conformidades que não estavam no seu radar, porém, não é o ideal, pois desse jeito você age de maneira reativa ao invés de agir ativamente.

A seguir, confira um exemplo: o mesmo processo de fabricação do pão acima.

Possíveis erros:

  • Recebimento de ingredientes: a farinha do fornecedor veio com a umidade acima do estabelecido.

Plano de ação: não aceitar lote. Pedir outra remessa. Notificar o fornecedor e lembrá-lo do acordo já realizado sobre os parâmetros da qualidade que essa farinha deve ter para você aceitá-la. Deve-se também avisar a área de Suprimentos para autorização de compra de um novo lote.

  • Pesagem dos ingredientes: Balança não está calibrada.

Plano de ação: parar a produção e calibrar a balança. Com a balança não calibrada você sairá prejudicado ou por estar perdendo dinheiro ao colocar mais produto do que o necessário ou por não estar vendendo o produto com a gramatura correta e seu cliente poderá perceber.

Siga assim para todas as etapas. Para que o plano de ação seja efetivo, ele deve ser detalhado em macro e micro ações e precisa estar claro para toda equipe do setor de Qualidade que lida diretamente ou indiretamente com esse processo.

3- Faça seu relatório de não conformidade

Após você estar ciente de quais são as etapas do processamento e seus possíveis erros, chegou a hora da ação.

Realize suas rotinas normalmente e verifique se tudo está acontecendo dentro dos conformes. Nessa etapa, o relatório vai facilitar e melhorar a sua gestão da qualidade e ajudá-lo a prevenir não conformidades futuras ao acessar o registro das mesmas.

Por isso, um relatório de não conformidades deve ter:

1- Nome do responsável pelo relatório

2- Data e hora da inspeção

3- Parâmetros inspecionados

4- Descrição de todas as Não Conformidade encontradas

5- Plano de ação para cada uma das Não Conformidades

6- Responsáveis pelo plano de ação

7- Verificação do plano de ação (checar se foi efetivo)

8- Assinatura do responsável pelo relatório

Quer acompanhar a resolução das não conformidades por meio de um processo automatizado de plano de ação específico para sua empresa? Clique aqui e fale com um especialista em relatórios automáticos de plano de ação e workflows da gestão de qualidade da sua empresa!

 

 

4- Analise periodicamente seus registros

As não conformidades devem ser analisadas periodicamente. Por isso, mantenha seus registros atuais e antigos para verificar se essas falhas já são recorrentes ou se são novas e assim, conseguir encontrar sua origem e realmente traçar planos de ações efetivos.

Com relatórios de não conformidades a sua gestão da qualidade estará mais completa e seus processos estarão mais seguros. E você estará entregando para seus clientes um produto de acordo com seus parâmetros de qualidade.

Esperamos que você tenha compreendido o passo a passo!

Qualquer dúvida estamos aqui, lado a lado.