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Relacionamento com fornecedores: os impactos na qualidade de alimentos

Gerenciar o relacionamento com fornecedores é uma prática contínua, estratégica e depende de um conjunto de fatores. Qualquer falha no desempenho de quem produz e oferece a matéria-prima pode impactar toda a produção.

Pior ainda: pode prejudicar o consumidor final e a credibilidade da sua empresa. 

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Para evitar que isso aconteça, nosso time de especialistas, aqui da PariPassu, abordou neste artigo a importância de fazer o monitoramento dos fornecedores e de seu desempenho ao longo do contrato

Continue a leitura! A seguir você vai entender por que essa é uma iniciativa diretamente ligada ao controle de qualidade do seu produto.


Relacionamento com fornecedores e padrão de qualidade dos alimentos 

A confiança é a base de sustentação entre qualquer indústria alimentícia e sua rede de fornecedores. Por isso, a conexão entre ambos deve ser de comprometimento e parceria. 

Os padrões de qualidade, incluindo normas e leis, têm que ser seguidos criteriosamente. Esse é um ponto que garante não só a excelência do produto final como também a eficiência operacional de todos os envolvidos na cadeia de suprimentos.  

E não basta validar esses requisitos apenas durante a qualificação de fornecedores. A indústria deve manter a supervisão assiduamente.

Podemos citar o caso da Natural One, empresa brasileira produtora de sucos naturais sem conservantes. Referência no Brasil e internacionalmente, o foco na qualidade dos fornecedores foi um dos pilares do projeto que aprimorou toda sua cadeia produtiva a partir de 2015.

Isso porque, para extrair o suco das melhores frutas, a Natural One precisou buscar produtores com rigorosos padrões internacionais de qualidade, avaliando o controle deles sobre a aplicação de defensivos agrícolas e manejo biológico, por exemplo. 

Vale conferir esse case de sucesso da Natural One em Gestão da Qualidade, que contou com a tecnologia para alavancar os resultados da indústria: 

O acompanhamento é constante, com verificação diária dos manejos e acordos preestabelecidos. Isto é: assegurar a gestão da qualidade dos alimentos e bebidas depende da visão completa sobre cada fase da fabricação, especialmente na produção dos insumos


Monitorar a rede de fornecimento é uma estratégia competitiva

Podemos, sim, afirmar que gerenciar o relacionamento com fornecedores é uma condição estratégica para o negócio. Para além da questão da qualidade, existem alguns ganhos que contribuem para isso, como:

  • seguridade jurídica e fiscal;
  • cumprimento dos contratos;
  • atendimento das diretrizesde Boas Práticas de Fabricação (BPF) e de compliance;
  • redução de desperdícios e perdas, e consequente economia de recursos financeiros;
  • eficiência das operações. 

Unindo todos esses pontos, o principal benefício é o desenvolvimento em conjunto de toda cadeia operacional

Quando todos compartilham responsabilidades e esforços, torna-se mais fácil alcançar a excelência! Ou seja, tratar essa relação como uma parceria é vantajoso para todas as partes.  


Como medir o desempenho dos fornecedores?

Além de cultivar a proximidade e de manter esse elo de forma saudável, é imprescindível estabelecer indicadores para avaliar periodicamente a aptidão dos processos.

Os registros sobre cada lote também são fundamentais. Uma das exigências da Vigilância Sanitária, segundo a RDC 52/2014, é armazenar esses dados por, pelo menos, 30 dias. 

Aqui vão alguns exemplos do que deve ser observado nas rotinas de gestão de qualidade:

  • índices de atendimento do contrato;
  • índices de não conformidades;
  • satisfação de clientes;
  • pontualidade;
  • certificação;
  • atendimento a requisitos internos estabelecidos pela própria empresa.

Para ter um controle eficiente e alcançar resultados junto à rede de fornecimento, é necessário estabelecer uma referência e fazer comparativos com foco em melhorar, sempre!


Defina parâmetros para gerenciar a qualidade

Antes de qualquer coisa, entenda o que significa o ideal de qualidade do seu produto. A partir disso, você pode desmembrar as características e medições importantes para representar cada aspecto aferido. 

Uma fórmula que pode ser seguida é a do Índice de Qualificação do Fornecedor, ou IQF. Vamos à prática para que fique mais claro:

INC

IEC

IP

O Índice de Não Conformidade corresponde à quantidade de inadequações identificadas pelas inspeções durante o processo de utilização do produto comparada ao número de entregas do fornecedor no período definido.

O Índice de Entregas Não Conformes representa a quantidade de inconformidades do insumo no ato da entrega, também em comparação ao total de entregas realizadas pelo fornecedor em determinado período.

O Índice de Pontualidade compara a data de compra com a data de entrada da nota fiscal do produto, mais uma vez em comparação com o total de entregas do fornecedor. 

 

Essas são apenas sugestões. Você pode designar os índices que forem mais pertinentes à sua operação, bem como definir a prioridade de cada um com pesos diferentes (indicados na fórmula pela cor azul). 

O importante é que a soma de todos os pesos seja 1, como na fórmula exemplo: 

0,8 + 0,1 + 0,1=1

Exemplo de cálculo de qualidade

Partindo da suposição de que faremos uma análise semanal das entregas de um produto, e que o fornecedor fez 20 entregas, vamos às contas!

Agora, chegamos a um ponto fundamental! Para que seja conclusivo, você deve fixar uma escala para atrelar resultados a ações, equivalente ao ideal de qualidade que comentamos na abertura deste tópico. 

Para ilustrar, propomos abaixo um modelo. Você pode estipular duas, três ou quatro faixas de percentual e relacionar a cada uma o que deve ser feito. Isso é indispensável para que feedbacks imediatos sejam repassados ao fornecedor.

Desenvolvimento de fornecedores: como fortalecer a parceria

Até aqui, conseguimos visualizar o quanto a construção de uma relação fundamentada em parceria tem a colaborar com a qualidade dos alimentos nas etapas que antecedem o consumo. 

Basear-se em cooperação tende a mostrar aos envolvidos um potencial de aperfeiçoamento inigualável dos processos.  

Porém, para obter sucesso nessa missão, é preciso contar com evidências. Realizar os devidos registros e a rapidez no processamento das informações devem vir antes de qualquer fórmula ou régua de desempenho. 

Como essa etapa é executada pela sua operação? A sua indústria tem visibilidade sobre a situação real de cada entrega dos provedores externos? Como os registros são feitos?

Precisamos, então, falar sobre outro assunto: com um grande volume de exigências e de dados, a tecnologia é um instrumento que precisa ser incorporado aos procedimentos de verificação. Nós podemos te ajudar nisso, agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como. Preencha o formulário abaixo, entraremos em contato com você:

 

 

Para entender melhor como isso pode transformar a realidade das rotinas de qualidade, acesse nosso ebook gratuito e se aprofunde no tema:

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