Os benefícios da rastreabilidade de alimentos no supermercado

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A rastreabilidade de alimentos em supermercados, além de ser uma tecnologia que facilita na hora de traçar o caminho do alimento, garantindo a segurança, qualidade e auxiliando no processo de recall quando necessário, pode trazer inúmeros benefícios no resultado do varejo como o aumento de credibilidade frente ao consumidor e consequente aumento de vendas, impactando diretamente no faturamento.

Se você quer implantar ou aprimorar a rastreabilidade no seu supermercado, este post vai mostrar os benefícios que rastrear os seus alimentos possui, o impacto deste processo e como você pode otimizá-lo!

Principais benefícios

A rastreabilidade nos permite contar a história do alimento, tendo acesso às informações de origem e caminho percorrido de um determinado produto ao longo de cada estágio da cadeia produtiva. Estas informações são de grande importância dentro dos supermercados, uma vez que permitem que o consumidor conheça a origem dos produtos – atendendo a crescente preocupação com o consumo de alimentos seguros – além de colocar o supermercado como referência no mercado, se diferenciando da concorrência.

Implantar a rastreabilidade também facilita a inspeção de qualidade no recebimento dos alimentos. Por exemplo, a leitura do código de rastreabilidade na chegada dos produtos permite vincular informações de origem no momento da inspeção, checando se estão em conformidade com relação aos padrões de qualidade pré-estabelecidos, que podem ser definidos utilizando fichas técnicas. Essa prática contribui para o controle de estoque e redução do volume de quebras, rupturas e devoluções, uma vez que colabora para que o recebimento de produtos já estejam de acordo com os padrões especificados.

Conhecer seus fornecedores e garantir que eles tenham a qualificação necessária para atender a sua demanda são pontos essenciais para a gestão da qualidade do supermercado. Este conhecimento permite o acompanhamento de um ranking para valorizar os melhores parceiros ou ainda criar planos de ação para o desenvolvimento da base de fornecedores.

Os varejos ainda enfrentam alguns desafios no envio de pedidos de compra e a falha de comunicação com seus fornecedores é um deles. Quando seus fornecedores utilizam um sistema de rastreabilidade eficiente é possível realizar esse processo com maior agilidade, ganhando eficiência e segurança na operação. Mas como isso acontece?

O fornecedor recebe o aviso do pedido eletrônico no seu sistema, vincula aos códigos de rastreabilidade e volume dos seus produtos em estoque, confirmando então o pedido de venda ao supermercado. Simples, não?

Para casos de Recall de Alimentos é essencial ter informações rápidas e seguras na palma da mão. Quando a rastreabilidade no supermercados é executada da maneira correta, é possível obter informações seguras, identificando a origem e destinos dos produtos, além de informações detalhadas de recebimento e envio ou dos tipos de processos envolvidos, possibilitando a detecção da etapa em que ocorreu a possível não conformidade e facilitando eventuais recolhimentos.

Como a rastreabilidade pode auxiliar na gestão do supermercado?

A rastreabilidade no supermercado também é uma ferramenta importante para a gestão, permitindo o controle de etapas como:

  • Recebimento de matéria prima;
  • Controle de estoque;
  • Distribuição entre unidades;
  • E processamento, caso seja realizado.

Essas informações podem ser acompanhadas na forma de indicadores, analisando cada etapa individualmente, o que permite saber onde deve ser realocado o tempo para correção dos problemas, auxiliando na tomada de decisão. Enxergar detalhes pode ser crucial para manter-se ativo no mercado, e portanto, é indispensável saber utilizar estrategicamente essas informações.

Identificação dos vegetais in natura

O supermercado se torna co-responsável pelo processo de rastreabilidade de alimentos, devendo buscar fornecedores de qualidade e que estejam de acordo com as legislações vigentes –  como a IN 02/2018.  O uso de soluções que possibilitem a identificação de produtos por meio de etiquetas impressas com caracteres alfanuméricos, como um QR Code, permite a verificação dos produtos vegetais frescos in natura ou processados de forma única e inequívoca, assegurando o processo de rastreabilidade no supermercado.

benefícios da rastreabilidade

A rastreabilidade no supermercado pode ir além

O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e associa informações de rastreabilidade e monitoramento de defensivos agrícolas de frutas, legumes e verduras.

No programa, são realizadas coletas de amostras de frutas, legumes e verduras nos pontos de venda para realização de análises de resíduos de agrotóxicos. Caso sejam detectados resíduos de defensivos não permitidos para a cultura ou em um nível acima do estabelecido por lei,  a leitura do código de rastreabilidade permite identificar a origem do produto, para que seja rapidamente estruturado um plano de ação.

As mais de 50 redes que participam do RAMA, por adesão voluntária, recebem a orientação necessária para estimular seus fornecedores sobre a adoção de boas práticas agrícolas e planos de ação, para que todos os envolvidos – produtores, distribuidores e supermercados – possam oferecer ao consumidor final um alimento seguro.

Sabemos que a fiscalização por parte dos órgãos competentes está mais rigorosa, e portanto, os varejos devem estar atentos à questões de contaminação de alimentos. Notícias recentes de supermercados penalizados afirmam a importância de implantar métodos de prevenção de riscos, evitando multas e contratempos que possam impactar no faturamento do supermercado.

Os varejos participantes do Programa RAMA tem acesso exclusivo à uma plataforma de informações compartilhadas referente à análises realizadas em diversos produtos, gerando uma base de dados consolidadas, evitando que o supermercado faça reanálises de produtos já conformes.

Além disso, caso seja fiscalizado, o supermercado estará preparado para atender as expectativas do Ministério Público, uma vez todos os produtos possuem origem declarada e são monitorados com frequência, mostrando o interesse do supermercado em garantir a segurança dos alimentos comercializados. A PariPassu é a responsável técnica por esse programa e atua ativamente no desenvolvimento da cadeia de abastecimento.

Muitos participantes do Programa RAMA, além de se preocuparem com a qualidade de seus produtos, adotam a estratégia de divulgar e informar aos consumidores a importância de conhecer o processo de rastreabilidade, expondo materiais ilustrativos nas gôndolas do setor de hortifruti, como no caso da Rede de Supermercados Hiperbom:

Essa iniciativa reflete diretamente na imagem do supermercado frente ao consumidor final, gerando maior confiabilidade e fidelização dos consumidores, que optam por comprar produtos com informação de rastreabilidade e garantia de procedência.

Lembre-se:

A gestão de supermercados está mudando e junto a essas transformações a inovação traz resultados mais assertivos. Os varejos devem implementar tecnologias e medidas para prevenção de risco, buscando desenvolver sua base de fornecedores e oferecer um alimento seguro, uma vez que o consumidor está mais preocupado com o que consome e assim demanda maior transparência de informações.

Quer saber mais como implantar a rastreabilidade no supermercado e auxiliar seu negócio a gerar resultados mais positivos? Fale com um de nossos especialistas.      

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