A automatização da inspeção de produtos no Ponto de Venda (PDV)

Nos últimos anos, aumentou a atenção que os consumidores dão para a origem dos alimentos que consomem, tanto no que se refere à garantia de qualidade do produto, quanto aos riscos associados à contaminação. Por isso, se você é produtor e distribuidor e faz entregas de produtos para o varejo, preocupa-se com a qualidade do alimento desde a sua operação até o ponto de venda (PDV), o texto de hoje é para você!

Sem dúvidas, este é um mercado que demanda um alto padrão de qualidade, e você já está acostumado a manter um nível elevado de controle em seus processos internos, como inspeção de recebimento, de estoque e expedição, correto?

A inspeção de qualidade do seu produto no PDV dos supermercados serve para avaliar a qualidade dos produtos e processos, garantindo que os critérios qualitativos estabelecidos por normas, políticas internas e legislação sejam atendidos. A rotina da inspeção deve ser contínua e as informações coletadas servem de base para análise da eficácia de gestão da qualidade.

Em meio às novas tecnologias e boas práticas que surgiram para gerar ainda mais eficiência para toda a cadeia de alimentos, os produtores e distribuidores trabalham em busca de um alimento seguro e que também seja exposto da maneira correta e nas gôndolas dos supermercados. Confira no texto de hoje os seguintes tópicos:

  • O novo consumidor e suas necessidades.
  • Corresponsabilidade entre os elos da cadeia de alimentos.
  • A automatização da inspeção de produtos no ponto de venda.

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O novo consumidor e suas necessidades

Muitos autores ressaltam a necessidade de segmentar o perfil do consumidor e seu comportamento de compra de acordo com fatores demográficos, sociais, financeiros ou fatores culturais. No entanto, dois fatores em particular foram destacados para influenciar a compra e comportamento dos alimentos: preço e qualidade.

Segundo Kotler & Armstrong (2018), o preço tem sido uma grande influência na compra comportamento do ponto de vista histórico, mas podem ser percebidos de forma diferente pelos consumidores em diferentes condições. Já a qualidade está frequentemente ligada à qualidade percebida no consumo de alimentos, que se refere a uma mistura de vários atributos, os quais provavelmente serão convertidos em uma percepção do consumidor usada para finalizar a escolha de um alimento.

É a qualidade do alimento no ponto de venda que fará a diferença para o consumidor final optar pelo seu produto, garantindo também a competitividade no mercado.

Neste outro texto você pode entender as mudanças no comportamento do consumidor durante e pós-corona vírus, a partir de uma pesquisa realizada pelo PMA (Produce Marketing Association), que traz informações sobre como a pandemia de corona vírus está afetando as tendências de compra de produtos. Nele, você poderá ver os seguintes dados:

  • O consumidor está comprando mais, a mesma quantidade ou menos?
  • Por quais motivos o consumidor afirma estar reduzindo a compra de produtos frescos?
  • Quais as principais preocupações do consumidor ao ingerir alimentos frescos neste momento?
  • Comparação da mudança de comportamento no consumo entre países.


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Corresponsabilidade entre os elos da cadeia de alimentos

Como você viu, o controle de qualidade não deve ser uma opcional ou exclusiva das grandes indústrias de alimentos e supermercados. Quem trabalha com alimentos é responsável por um conjunto de medidas que visam garantir sua qualidade e a segurança em todas as etapas de manuseio, transporte e processamento, desde a sua origem no campo, até a sua distribuição nos supermercados.

Para produtores e distribuidores, cabe a atenção contínua em todas as etapas que o seu produto passa pela cadeia, mas além do acompanhamento da saída e entrega dos seus produtos, também é relevante avaliar a exposição de seus produtos no ponto de venda, o abastecimento do produto, a qualidade e até mesmo informações de concorrentes.

Essa inspeção não se resume apenas em avaliar as especificações de um determinado produto, mas também controlar os processos que antecedem o produto final, a fim de antecipar falhas, evitando desperdícios consecutivos no processo.

Por isso, se você já realizou a inspeção de qualidade do seu produto no ponto de venda e está buscando por uma solução que automatize esse processo e diminua erros e falhas, você não pode deixar de ler o próximo tópico!

 

A automatização da inspeção de produtos no Ponto de Venda

A automação da inspeção de qualidade dos seus produtos no PDV dos supermercados através de ferramentas de tecnologia contribui para um melhor gerenciamento de informações, tornando a prática mais precisa com base em dados seguro com redução de tempo em mais de 70%!

Conheça 4 benefícios da automação do controle de qualidade de alimentos.

Com o uso da nossa ferramenta CLICQ, você pode aplicar checklists de inspeções diretamente no ponto de venda, acompanhar a qualidade do seu produto, bem como as rotinas dos seus promotores e coletar outras informações estratégicas para o seu negócio, como:

  • A quantidade de quebra.
  • Devoluções e seus motivos.
  • Quantidade vendida.
  • Monitorar os preços de concorrentes.


O vídeo abaixo mostra como garantir que o padrão de qualidade do seu produto chegue até as gôndolas, bem como as rotinas dos seus promotores. E sabe o que é melhor? Tudo isso de forma automatizada e na palma da sua mão, deixando o WhatsApp, o checklist de papel e a perda de informações de lado!

 

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