Login Peça um Orçamento

ISO 22000: conheça a norma de segurança de alimentos

Proteger a saúde do consumidor, fortalecer a segurança dos alimentos e aprimorar o desempenho da cadeia alimentícia são alguns objetivos da ISO 22000. É essencial seguir os requisitos desta norma para a credibilidade das indústrias do segmento.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Se você está em busca de uma certificação de segurança de alimentos para a sua empresa, deve estar se sentindo um pouco perdido com tantas possibilidades disponíveis no setor.

Neste conteúdo, falaremos da ISO 22000, a importância desta normativa para o ramo e como acompanhá-la de forma prática. Vamos lá!

O que é a ISO 22000?

A ISO 22000 é um conjunto de normas que especifica os requisitos para atingir a Segurança de Alimentos. A ISO 22000 é válida para qualquer organização que opere na cadeia alimentar, seja na produção de embalagens, matérias-primas, insumos e alimentos processados.

Trata-se de uma norma internacional que regulamenta os requisitos envolvidos em toda a cadeia alimentar, desde a colheita até a mesa do consumidor. Seu objetivo principal é garantir que os alimentos não causarão qualquer tipo de dano à saúde da população. Estes são alguns dos requisitos básicos da ISO 22000:

  • Planejamento de um sistema de gestão eficaz e bem documentado;
  • Manutenção dos registros de desempenho do sistema;
  • Criação de uma equipe especializada em Segurança de Alimentos;
  • Alinhamento da comunicação interna para a gestão adequada dos procedimentos;
  • Monitoramento de indicadores e realização de auditorias internas para avaliar a condução dos processos;
  • Infraestrutura adequada para garantir a segurança dos alimentos;
  • Definição de padrões para ação corretiva e controle de não conformidades;
  • Uso de sistemas de rastreabilidade para identificação dos produtos.

ISO 22000 X ISO 9001: entenda a diferença

A principal diferença entre a ISO 22000 e a ISO 9001 é que a primeira é voltada para a área alimentar, enquanto a ISO 9001 envolve outros setores. Além disso, a ISO 22000 trata diretamente das questões relacionadas à segurança. Já a ISO 9001 avalia quesitos de gestão de qualidade nos mais variados segmentos.

Ou seja, a diferença básica entre a ISO 9001 e a ISO 22000 está no foco da normativa. A primeira avalia os atributos de qualidade exigidos pela legislação e pelos clientes, a segunda avalia critérios mais específicos envolvidos na segurança dos alimentos. Isso inclui a análise de equipamentos, embalagens, logística de transporte e condições de armazenamento.

Fazer essa diferenciação é importante porque essas duas normativas (ISO 22000 e ISO 9001) estão entre as mais conhecidas quando se fala nos padrões ISO. Em linhas gerais, as normas de gestão da ISO auxiliam as instituições na identificação dos perigos e avaliação de riscos relacionados às atividades de diversos segmentos.

Como dissemos, a ISO 22000 em si está voltada para a segurança de alimentos. Fazem parte da família ISO outras normativas ainda mais específicas para facilitar a gestão da segurança no setor, por exemplo:

  • ISO 22005: 2007 - estabelece as diretrizes para rastreabilidade na cadeia alimentar humana e animal;
  • ISO/TS 22002-3: 2011 - estabelece regras específicas para a agricultura;
  • ISO/TS 22002-4: 2013 - estabelece regras específicas para a fabricação de embalagens de alimentos.

Saiba mais sobre as normativas de segurança e entenda o que diz o Decreto nº 10.468 sobre inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal.

Qual a importância da ISO 22000?

Como a ISO 22000 está diretamente relacionada à segurança dos alimentos, podemos dizer que sua importância no setor se deve à preservação da integridade física dos consumidores.

Para além disso, o cumprimento da ISO 22000 influencia na fluidez e eficácia dos processos internos da cadeia de alimentos, garantindo um fluxo de trabalho mais criterioso, ágil e focado tanto no bem-estar dos clientes quanto dos colaboradores.

Em resumo, podemos citar estes aspectos como indicadores do grau de importância da ISO 22000:

  • Garantia de proteção do consumidor;
  • Fortalecimento da segurança dos alimentos;
  • Manutenção da cooperação entre indústria, empresas e fornecedores;
  • Melhoria no desempenho de toda a cadeia de alimentos;
  • Otimização de recursos financeiros e humanos na logística de produção e distribuição de alimentos.

Como fazer a implementação e acompanhamento da ISO 22000 de forma prática

Sabemos que implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), muitas vezes pode ser oneroso e requer o comprometimento de toda a equipe de colaboradores.

Uma alternativa muito prática e eficiente é apoiar-se em soluções para automação dos checklists de inspeções de qualidade.

Embora o foco da ISO 22000 seja a segurança dos alimentos, é importante pensar sob o ponto de vista da SGQ porque a manutenção de um controle de qualidade efetivo depende de operações bem estruturadas no âmbito da segurança.

Além disso, se você é um profissional de SGQ ou está atuando na área de controle de qualidade, sabe que é desgastante fazer todo o trabalho de implementação e acompanhamento do SGQ em pranchetas, para depois passar para as planilhas no computador. Sem falar que, nesse formato, os erros de escrita e interpretação podem mascarar os indicadores.

A solução CLICQ, checklist de inspeção e controle de qualidade desenvolvido pela PariPassu é um aplicativo intuitivo, justamente porque facilita os processos internos das empresas, principalmente relacionados às inspeções e auditorias.

Por exemplo, com o CLICQ você mesmo ou a sua equipe pode aplicar o checklist oficial da ISO 22000, possibilitando checar como a sua empresa está em relação aos requisitos da norma.

Ou seja, a sua empresa não precisa esperar a auditoria oficial para saber disso. Pelo contrário, a instituição pode se preparar a partir dos indicadores já conhecidos para, então, identificar os pontos de ajuste e, assim, definir quais serão as ações corretivas.

Isso agiliza o andamento da certificação, confere segurança para a equipe de SGQ ou Controle de Qualidade e proporciona mais tempo para corrigir alguma não conformidade antes de ocorrer a auditoria oficial.

Como mensurar os indicadores de desempenho para aplicar a melhoria contínua com sucesso

Na maioria dos casos que acompanhamos em indústrias pequenas, médias e até grandes, depois que as inspeções de qualidade são realizadas, os gerentes de qualidade gastam muito tempo para elaborar indicadores de desempenho em planilhas e gerar relatórios fáceis de serem interpretados.

No CLICQ todas as informações coletadas nos checklists podem ser transformadas em indicadores úteis, podendo ser visualizados em gráficos e tabelas, permitindo acompanhar um panorama geral do desempenho da sua empresa. Desta forma, é possível aplicar a metodologia da melhoria contínua, pois você acompanhará, em tempo real, o desenvolvimento da empresa ao longo do tempo.

Por fim, mais uma dica: fazer a implementação e o controle de um sistema de segurança dos alimentos, ajuda a sua empresa a ganhar confiança e segurança no processo. Como consequência, isso contribui para o posicionamento da marca no mercado, justamente porque evidencia a transparência dos processos e a política de controle de qualidade da empresa.

Saiba mais sobre a Certificação ISO 22000 para a segurança de alimentos e veja o passo a passo para obtê-la!