Login Peça um Orçamento

Certificação ISO 9001 na indústria de alimentos: como certificar sua empresa?

Na indústria alimentícia, as certificações são uma garantia da qualidade do produto e uma segurança para os clientes. Uma delas é a ISO 9001, criada para estabelecer um sistema de gestão da qualidade. A norma também ajuda as empresas a atender os padrões exigidos.

Outro ponto importante é que os consumidores estão cada vez mais informados e atentos a diversos aspectos, como a qualidade dos alimentos que ingerem, a origem da matéria-prima e os ingredientes utilizados na fabricação. Ou seja, é preciso garantir que suas expectativas sejam atendidas. 

Além de contribuir para o padrão de qualidade e a satisfação dos clientes, a ISO 9001 traz benefícios significativos para a indústria de alimentos, que vão desde o aumento da produtividade até a obtenção de reconhecimento internacional. 

A seguir, compreenda melhor o que é a ISO 9001 e sua importância para as empresas. Saiba também quem tem a obrigatoriedade de adquirir e como obter a certificação. Acompanhe!

 

O que é a certificação ISO 9001? 

A certificação ISO 9001 refere-se a um padrão internacional de gestão de qualidade estabelecido pela International Organization for Standardization (ISO). Essa norma define critérios e diretrizes para assegurar a qualidade consistente dos produtos ou serviços, bem como a melhoria contínua de seus processos internos.

A ISO 9001 é baseada em oito princípios que fornecem a base para o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) eficaz. São eles:

  1. Foco no cliente: as organizações dependem de seus clientes, e, portanto, devem entender suas necessidades atuais e futuras, atender a seus requisitos e procurar exceder suas expectativas;
  2. Liderança: os líderes devem criar uma visão clara, estabelecer metas mensuráveis e criar um ambiente interno onde as pessoas possam contribuir para o alcance desses objetivos;
  3. Envolvimento de pessoas: as pessoas em todos os níveis são a essência de um negócio. O envolvimento total e competente de todos permite que suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização;
  4. Abordagem de processo: é fundamental para entender como os resultados desejados serão alcançados; 
  5. Contexto organizacional: identificar, entender e gerenciar processos contribui para a eficácia e eficiência da organização no alcance de seus objetivos;
  6. Melhoria contínua: envolve a abordagem proativa para buscar oportunidades de ajustes, correção de não conformidades e aprimoramento contínuo dos processos;
  7. Abordagem baseada em evidências para a tomada de decisão eficaz: as escolhas devem ser baseadas na análise de dados e informações relevantes. Isso requer a coleta e estudo sistemático dos dados por meio de sistemas de gestão;
  8. Relacionamento mutuamente benéfico com o fornecedor: uma empresa e seus fornecedores são interdependentes, por isso, um relacionamento mutuamente benéfico permite que ambas as partes criem valor e alcancem resultados melhores do que poderiam alcançar individualmente.

 

Qual a importância de ter a certificação ISO 9001?

Um dos principais ganhos práticos é a melhoria significativa na qualidade dos produtos. Ao adotar os princípios da ISO 9001, as organizações conseguem identificar e reduzir não-conformidades em tempo hábil, eliminando retrabalho e, consequentemente, as reclamações dos clientes.

Além disso, a certificação ISO 9001 coloca o consumidor no centro das operações. Clientes satisfeitos também se tornam defensores da marca. Dessa maneira, cria-se um ciclo positivo que contribui diretamente para o crescimento dos negócios.

A eficiência operacional é outro pilar da ISO 9001. Isso porque a norma exige a definição clara de processos e procedimentos, resultando em operações mais enxutas, redução de desperdícios e otimização de recursos. 

Essa eficiência aumenta a produtividade e posiciona a empresa de forma competitiva no mercado, abrindo portas para novas oportunidades de negócios e parcerias. Por fim, a certificação ISO 9001 promove uma cultura de tomada de decisões baseada em dados, o que contribui para a sustentabilidade a longo prazo. 

Baixe agora: Procedimentos Operacionais Padrão da ISO 9001:2015 para indústria de alimentos e bebidas

 

É obrigatório ter a ISO 9001 na indústria de alimentos? 

A ISO 9001 é uma norma voluntária. Entretanto, muitas organizações escolhem buscar a certificação ISO 9001 como uma maneira de demonstrar seu compromisso com a qualidade.

É válido destacar que a obrigatoriedade não existe no Brasil, no entanto, para empresas que desejam fazer exportações, a ISO 9001 é essencial. Isso porque muitos países não aceitam negociar com marcas sem um sistema de gestão de qualidade.

 

Quais empresas precisam ter a ISO 9001?

Ao abordar a necessidade da ISO 9001, é importante notar que, embora a norma seja aplicável a uma ampla gama de setores, a decisão de buscar a certificação depende das metas e estratégias específicas de cada organização. 

Algumas empresas podem optar por normas específicas para seus setores, além ou em vez da ISO 9001, dependendo das exigências e expectativas do mercado em que atuam. Por exemplo, no mercado alimentício há a ISO 22000, específica para segurança dos alimentos.

No entanto, algumas empresas na indústria alimentícia também buscam a ISO 9001 para abordar aspectos mais amplos de sua gestão da qualidade. Em resumo, a norma é válida para negócios de todos os tipos e tamanhos, independentemente do setor em que atuam.

Baixe o manual: Como organizar os registros de qualidade na indústria de alimentos

 

Como certificar uma indústria de alimentos com a ISO 9001? 

Para certificar uma indústria de alimentos de acordo com a norma ISO 9001, é crucial implementar um sistema de gestão de qualidade robusto e eficiente. Isso requer o comprometimento da alta direção em um processo adequado. Separamos alguns passos que podem ajudar: 

 

Passo 1: análise do contexto da organização

Em primeiro lugar, avalie o momento da empresa, incluindo partes interessadas, necessidades e expectativas. Essa análise ajudará a moldar o sistema de gestão de qualidade para se alinhar aos objetivos estratégicos.

Pode ser que o seu negócio já conte com um sistema de gestão próximo das exigências da ISO 9001. Nesse caso, pode ser mais fácil fazer as adaptações para conquistar a certificação. Do contrário, a avaliação inicial será fundamental. 

 

Passo 2: elaboração da documentação

Depois de entender o contexto atual, é hora de desenvolver a documentação do sistema de gestão da qualidade. Isso inclui o manual da qualidade, procedimentos operacionais padrão, e registros necessários para garantir a conformidade com os requisitos da ISO 9001.

Também é importante criar políticas e objetivos de qualidade, alinhados com o propósito da empresa. Esses devem ser mensuráveis e compatíveis com a intenção da organização em fornecer produtos ou serviços de excelência.

 

Passo 3: treinamento e conscientização

Capacite os colaboradores para que compreendam a importância e o desempenho do sistema no desempenho de suas funções. Ofereça treinamento sobre políticas, procedimentos e conscientização sobre a importância da qualidade.

 

Passo 4: implementação e monitoramento

Em seguida, implemente o sistema de gestão de qualidade e inicie o monitoramento regular dos processos. Certifique-se de que os requisitos da ISO 9001 estão sendo atendidos e que os registros necessários estão sendo mantidos.

 

Passo 5: auditorias internas, externas e certificação

Realize auditorias internas para avaliar a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Nesse processo, identifique áreas de melhoria contínua, tome medidas corretivas conforme necessário e reavalie os novos resultados. Trata-se de um ciclo que, na prática, nunca terá fim. 

Para obter a certificação, será preciso contratar uma auditoria externa que fará a avaliação das conformidades da norma. Se a organização atender a todos os requisitos, receberá a certificação ISO 9001.

Lembre-se que a implementação e certificação do sistema de gestão da qualidade não são eventos únicos. Como vimos, a melhoria contínua é um princípio fundamental da ISO 9001, e é preciso seguir aprimorando seus processos para manter a conformidade

Se você quer garantir as certificações adequadas para a indústria alimentícia, baixe agora o Guia Certificação ISO 22000 para a segurança de alimentos!