Como reduzir as devoluções utilizando Fichas Técnicas

Está sem tempo para ler? Sem problemas! Preparamos um player para você ouvir este conteúdo e ficar por dentro do assunto.

 

Já falamos em nosso blog sobre a importância do controle de qualidade e como processos bem definidos contribuem para alavancar as vendas do seu negócio. Agora, vamos aliar o uso de Fichas Técnicas ao controle de qualidade para garantir a padronização das inspeções de qualidade e assim entregar um produto seguro e competitivo no mercado e com maior qualidade, já que elas trazem informações que facilitam a tomada de decisão alinhada às estratégias do negócio. 

A Ficha Técnica de produto é um documento de referência que contém informações sobre os parâmetros ideais de qualidade de uma Fruta, Legume ou Verdura (FLV),  é considerada uma ferramenta essencial para realizar o controle de qualidade durante a inspeção de recebimento de produtos, armazenamento, comercialização e pontos de vendas de forma eficaz.

Porém, a Ficha Técnica deve ser adequada às especificidades de cada produto além das necessidades da empresa. Por isso, é importante entender a sua importância, tal como os parâmetros que estarão presentes nela.

As informações contidas nas fichas podem ser a respeito da coloração, calibre, peso da embalagem, estágio da maturação, danos e podridão, entre outros parâmetros de acordo com as especificações.

Veja abaixo um modelo de Ficha Técnica da laranja. Note que ela é  ilustrativa, com imagens e parâmetros bem estabelecidos, facilitando a tomada de decisão do inspetor ou responsável.

Fichas técnicas

Desta forma, gera ganhos de eficiência para performance operacional, pois retira a subjetividade por meio da padronização da qualidade, conformidade de produtos e a comercialização dos produtos dentro dos parâmetros.

A importância das Fichas Técnicas para o seu negócio

A importância das Fichas Técnicas está na padronização dos produtos, separar diferentes lotes, com diferentes parâmetros, como a coloração e ºBrix. Isso não apenas permite uma avaliação imparcial e padronizada dos produtos em verificação como também agrega valor ao produto.

Com o auxílio de um checklist de inspeção de qualidade é possível registrar as informações coletadas, quantificando os produtos descartados devido a danos e podridão. Dessa forma, as Fichas Técnicas permitem uma avaliação imparcial e padronizada dos produtos,  além de aprimorar o processo de recebimento e saída de produtos, proporcionando agilidade no procedimento de inspeção de qualidade. 

Isso mesmo! Aliar as Fichas Técnicas com as inspeções de controle de qualidade é uma estratégia para aumentar o volume de vendas, diminuindo o volume de devoluções.

Redução de devoluções 

As Fichas Técnicas para cada produto in natura, proporciona uma padronização da qualidade dos produtos, reduzindo as devoluções e garantindo as vendas.

Neste cenário, é possível alinhar um padrão de qualidade para cada produto de acordo com o padrão de qualidade do seu cliente. 

Assim, no momento da inspeção de saída dos respectivos produtos para clientes A, a inspeção será realizada com os parâmetros de qualidade já definidos.

Fichas técnicas

No gráfico acima, podemos acompanhar o decrescente índice de devolução dos produtos, acompanhando o aumento médio das notas das inspeções de qualidade. As colunas representam a quantidade devolvida em quilos para cada mês. As linhas representam a evolução das notas de inspeção de qualidade no momento do envio dos produtos ao cliente varejista.

É evidente que os parâmetros estabelecidos pela Ficha Técnica, de cada tipo de produto, auxiliam no processo de inspeção de qualidade, possibilitando o crescimento das notas de inspeção de qualidade.

 

A Academia PariPassu conta com um curso completo sobre as práticas exigidas para identificação do produto e quais parâmetros usar para analisar a qualidade dos alimentos.

Curso 100% online com videoaulas completas e apostila exclusiva, tudo isso desenvolvido por profissionais que são referência da área.

Conheça os cursos disponíveis

 

 

+ Conteúdo

Nós da PariPassu separamos alguns conteúdos que você vai gostar, e desenvolvemos a Academia PariPassu, repleta de conteúdos para você dominar o mercado.