Login Peça um Orçamento

Conheça as principais ferramentas de qualidade para a cadeia agroalimentar

Investir nas melhores ferramentas de qualidade tem um impacto significativo na melhoria de produtos, processos e projetos no setor alimentício. Com todas as regras e regulamentações necessárias para garantir qualidade e segurança dos alimentos, o controle deve ser constante. 

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Para isso, as ferramentas de qualidade são um apoio importante na rotina, possibilitando maior padronização e eficiência dos procedimentos. Quem atua com gestão de qualidade, precisa estar atento e conhecer as melhores soluções. A seguir, conheça as principais opções para aplicar no seu negócio!

Leia também: 7 hábitos poderosos para a Cultura da Qualidade no seu supermercado

1. POPs

POPs é uma sigla que significa Procedimentos Operacionais Padronizados, e são documentos que contêm as instruções detalhadas sobre como realizar uma tarefa específica de maneira segura e eficiente. 

Eles são usados para garantir que as atividades de produção sejam realizadas de forma consistente e padronizada, reduzindo a probabilidade de erros e garantindo a qualidade e segurança dos alimentos produzidos.

Os POPs são amplamente utilizados no setor alimentício para descrever as etapas necessárias para realizar atividades como limpeza e sanitização de equipamentos, preparação de alimentos, armazenamento e transporte de produtos, entre outras. 

Os procedimentos descritos nos POPs devem ser claros, detalhados e fáceis de entender, para que os funcionários possam segui-los com precisão. Seu uso traz benefícios como a previsibilidade e maior alinhamento entre gestores e equipe.

2. Checklist 

Os checklists são usados para garantir que os procedimentos operacionais padronizados (POPs) sejam seguidos de maneira adequada e que os funcionários cumpram certasdiretrizes como a de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e outras normas e regulamentos aplicáveis. 

Os checklists podem ser personalizados para atender às necessidades específicas da empresa e usados em várias etapas do processo de produção. Servem para conferir a higienização de equipamentos, o armazenamento e transporte de produtos, por exemplo.

Além disso, os checklists ajudam a identificar rapidamente problemas potenciais e tomar as medidas necessárias para corrigi-los antes que eles se tornem um problema de segurança do alimento. É comum em auditorias de qualidade e inspeções regulatórias. 

Além disso, a tecnologia atual permite que os checklists sejam digitalizados e automatizados, tornando mais fácil para que sua empresa gerencie e monitore as atividades de controle de qualidade em tempo real.

3. Fichas técnicas

As fichas técnicas são documentos que descrevem especificações e parâmetros de qualidade dos processos e informações nutricionais dos produtos alimentícios, como é o caso das frutas, legumes e verduras (FLV).

O uso de fichas técnicas como ferramentas de qualidade ajuda as empresas a minimizar o desperdício de ingredientes, manter o controle de custos e cumprir com as normas regulatórias aplicáveis. Além disso, contribuem para padronizar a produção e a comunicação.

Entre os benefícios de usá-las, podemos citar:

  • padronização da qualidade;
  • redução de perdas no recebimento e expedição;
  • redução de devoluções;
  • facilidade para avaliar fornecedores.

4. PDCA

O PDCA (Plan, Do, Check, Act) é um ciclo de melhoria contínua muito utilizado em diversos setores, incluindo o setor alimentício. Ele é composto por quatro etapas: Planejar, Executar, Verificar e Agir. 

O objetivo do PDCA é promover a melhoria contínua dos processos e garantir a qualidade e a segurança dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Veja o que é feito em cada etapa:

  • Planejar: envolve a definição de metas e objetivos, identificação de problemas e oportunidades de melhoria, elaboração de planos de ação e estabelecimento de indicadores de desempenho.
  • Executar: é a implementação dos planos de ação definidos na etapa anterior. Nessa fase, é importante que todos os envolvidos na produção ou prestação de serviços estejam cientes de suas responsabilidades e executem suas tarefas de acordo com os procedimentos estabelecidos.
  • Verificar: é a fase de monitoramento e avaliação dos resultados alcançados. Assim, são analisados os indicadores de desempenho estabelecidos na etapa de planejamento, para verificar se os resultados obtidos estão de acordo com as metas estabelecidas.
  • Agir: é a fase de tomada de ações corretivas ou preventivas para corrigir problemas identificados ou para melhorar ainda mais os processos. 

O ciclo PDCA deve ser repetido continuamente, para aprimorar cada vez mais os processos da empresa. Dessa forma, é uma ferramenta importante para aprimorara satisfação do cliente e a competitividade do negócio.

5. 5w2h 

O 5W2H é uma ferramenta de gestão empresarial utilizada para planejamento e execução de projetos, processos e atividades. O acrônimo significa:

  • What (O quê?) - O que será feito?
  • Why (Por quê?) - Qual a justificativa ou objetivo?
  • Who (Quem?) - Quem é responsável pela execução?
  • Where (Onde?) - Onde será realizado?
  • When (Quando?) - Quando será realizado?
  • How (Como?) - Como será feito?
  • How much (Quanto?) - Quanto custará?

A ferramenta 5W2H ajuda a esclarecer os detalhes importantes da atividade, desde a sua concepção até a sua conclusão, de forma clara e objetiva. Para sua aplicação, é ideal o uso de uma planilha padronizada ou um software especializado.

Ao utilizar o 5W2H, sua empresa pode definir com clareza as atividades necessárias para atingir os objetivos desejados, definir responsabilidades e prazos, prever custos e, assim, garantir uma execução eficiente e eficaz da gestão de qualidade.

Para continuar se informando sobre as melhores ferramentas de qualidade e sua aplicação no dia a dia de trabalho, baixe o e-book Gestão da qualidade na prática e saiba como gerar resultados para a sua empresa.

>> Baixar ebook Gestão da Qualidade na Prática.