Login Peça um Orçamento

Inspeção de Alimentos: 05 dicas para realizar nas indústrias

Diariamente, milhares de produtos alimentícios passam por diversos processos de fabricação nas indústrias de alimentos.

Esses processos podem ser automatizados ou, por vezes, manuais. Apesar da maneira de fabricação, deve-se prestar atenção em todos os processos dentro da indústria.

Prefere escutar este conteúdo? Clique no player abaixo e confira as 05 dicas para realizar a inspeção de alimentos da indústria:

 

Seja a indústria pequena ou grande, é necessário que sejam feitas inspeções para que no final, o produto esteja seguro para consumo humano.

Segurança alimentar e segurança de alimentos_ entenda a diferença


Essas inspeções podem ser internas, sendo os próprios colaboradores da indústria realizando ou externas, quando algum órgão fiscalizador vem conferir se todos os processos estão dentro dos padrões de segurança.

Essas fiscalizações por outros órgãos depende de qual é a matriz do seu produto, de maneira geral: se for de origem animal, o órgão fiscalizador será o MAPA, já se for de origem vegetal, será a ANVISA.

Para estar dentro das conformidades perante esses dois órgãos você deve seguir as normas e legislações de acordo com seu produto fabricado. Mas o tema sobre inspeções do MAPA e da ANVISA fica para um próximo post.

Neste post iremos te dar 05 dicas de como fazer uma inspeção na indústria de alimentos.

Neste post você vai ver:

- O que é uma Inspeção de Alimentos?

- Estabeleça um manual de Boas Práticas

- Tenha um plano de APPCC

- Colete os dados da Inspeção de Alimentos

- Tenha ferramentas que diminuam seu trabalho

- Faça inspeções na indústria de alimentos constantemente

O que é uma Inspeção na Indústria de Alimentos?

A inspeção de alimentos se refere na verificação da condição higiênico sanitária das indústrias que processam o alimento, ou seja, nada mais é que verificar se essa indústria está capaz de produzir alimentos seguros para consumo humano. Sem apresentar nenhum tipo de perigo (ou dentro de limites aceitáveis) para o consumidor.

Para facilitar a inspeção na indústria de alimentos, você pode começar por dois processos primordiais para a segurança dos alimentos, as Boas Práticas de Fabricação (BPF)  e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), também conhecido pela sigla em inglês, Hazard Analysis & Critical Control Points (HACCP).

Com esses dois processos bem estabelecidos você terá por onde se guiar, já que vai ter checklists prontos para conferir durante a sua inspeção. Por exemplo, você dará mais atenção às etapas de Pontos Críticos de Controle (PCC’s), encontrados no plano APPCC, dado a sua importância para a produção.

E é claro que ao fazer a inspeção, você também estará reforçando o seu sistema de gestão da qualidade.

Leia mais:
- Como implantar um Sistema de Gestão da Qualidade
- Conceitos da qualidade: tudo o que você precisa saber


Agora, vamos para as 05 dicas de como fazer uma inspeção na indústria de alimentos.

05 dicas de como fazer uma inspeção na indústria de alimentos


1. Estabeleça um manual de Boas Práticas de Fabricação

Neste post não vamos te explicar o que são as Boas Práticas de Fabricação e nem como fazer um manual de boas práticas. Mas calma, já temos dois posts excelentes que vão te explicar exatamente como fazer esse manual, confira:

- Como elaborar um Manual de Boas Práticas de Fabricação?
- Descomplicando as Boas Práticas de Fabricação – BPF


2.Tenha bem estabelecido um plano de APPCC

Como mencionamos antes, não podemos falar de segurança de alimentos em indústrias alimentícias sem falar do plano de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Esse plano precisa existir e estar bem claro para todos os colaboradores de como funciona.

Faça o APPCC com tempo e dedicação, pensando muito bem em cada etapa do processamento.

Não tem ideia do que seja um APPCC ou ainda não tem bem estabelecido dentro da sua indústria? Confira este Guia de Conformidade HACCP que te explicamos tudo:

Guia Conformidade HACCP

3.Colete os dados da inspeção na indústria de alimentos

Quando você for realizar uma inspeção de alimentos, provavelmente, você vai utilizar planilhas ou checklists

Ao preencher uma dessas planilhas, você vai gerar informações importantes sobre a sua indústria, como por exemplo, qual área possui mais incidências de não conformidades, como: equipamento mal higienizado, sala com temperatura fora da faixa necessária ou setor com colaboradores sem EPI.

Esses dados vão te apoiar a identificar as áreas de risco da sua empresa que merecem mais atenção e ajudar na sua gestão da qualidade.

Porém, às vezes ter essa quantidade de informações, ao invés de ajudar, pode atrapalhar. Com muitas planilhas e checklist de controle você pode acabar se perdendo em meio a tantos papéis e dados.

Por isso, vamos para a nossa próxima dica.

4.Tenha ferramentas que diminuam seu trabalho

Utilize ferramentas que simplifiquem a sua vida, colocando todas as informações da sua inspeção da indústria em um só lugar. 

Muitas dessas ferramentas de checklist automatizados ainda te entregam gráficos e tendências a partir dos dados de coleta, facilitando a leitura e entendimento dos mesmos.

Possuir uma ferramentas dessas vai te economizar tempo e esforço, conseguindo realizar uma inspeção mais assertiva, conferindo todos os pontos desse checklist.

Ficou interessado em saber mais sobre automatização na inspeção de indústria de alimentos? Confira este blog post que te explicamos um pouco mais sobre:

Saia do papel: automação já


5.Faça inspeções na indústria de alimentos constantemente

Realize a inspeção na indústria de alimentos constantemente, pois assim, você se certifica que os lotes que estão indo para o consumidor estão seguros.

Lembre-se de fazer a inspeção enquanto a produção está funcionando, assim como, quando estiver parada, pois desse jeito você consegue verificar se os equipamentos estão funcionando corretamente, se a limpeza foi feita de acordo, se não tem nenhuma peça solta, entre outros problemas que podem acontecer.

Com essas inspeções frequentes você consegue ser mais ativo do que reativo, ou seja, poderá prever se algo de errado vai acontecer, e assim, ajustar logo o processamento.

Implementando essas dicas na sua indústria seus processos e produtos ficarão mais seguros.

Não poderia deixar de terminar esse tema sem falar de recall. Deixando seus dados e informações bem armazenados, realizar um recall, caso necessário, será muito mais rápido.

Confira este ebook sobre recall de alimentos e aprenda o que a sua empresa deve fazer para a prevenção, plano de ação e resposta para casos de recall de alimentos.


Para finalizar o texto, vou deixar alguns conteúdo importantes sobre segurança dos alimentos aqui para você:

- Guia Certificação ISO 22000 para a segurança de alimentos

- ISO 22000 E FSSC 22000: diferença entre as certificações na segurança do alimento

- Controle de qualidade e a segurança dos alimentos

- As certificações de qualidade para segurança de alimentos

Essas foram as nossas 05 dicas de como fazer a inspeção em indústria de alimentos, espero que você tenha gostado.

Até breve. 💙