Login Peça um Orçamento

Processos operacionais em supermercados: automatize com o CLICQ

Buscar eficiência das operações em um varejo alimentar é uma condição indispensável para o desenvolvimento de um negócio. Para alcançar esse resultado, otimizar processos operacionais em supermercados é o caminho.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e entenda como automatizar os processos operacionais no seu supermercado:

 

Depois de ter todas as atividades de rotina mapeadas, é preciso analisar recursos que proporcionem agilidade, precisão, armazenamento e consolidação de dados. 

A tecnologia é uma ótima aliada para vencer esse desafio e a PariPassu tem uma indicação especial para fazer ao longo deste conteúdo. 

Aproveite a leitura e descubra como revolucionar sua operação varejista!

Processos operacionais em supermercados: como otimizar?

Para aprimorar processos no varejo, você precisa seguir basicamente três passos: 

Mapear o funcionamento da loja —>

Levantar pontos de melhoria junto à equipe —>

Analisar recursos que possam trazer mais resultados em menos tempo

 

Companhia, pessoas e processos devem caminhar em conjunto. Para que esse alinhamento aconteça, o mapeamento de processos é o primeiro passo a ser dado. 

E sabe por que esse levantamento sobre o cotidiano da empresa é tão importante? Pois é a partir dele que todas as atividades — independentemente do nível de complexidade ou de qualquer outra característica —, vão se tornar visíveis. 

Observe com atenção e mapeie cada processo do seu varejo, como:

  • compras;
  • estocagem;
  • inventários;
  • exposição;
  • inspeções;
  • auditorias;
  • fiscalização;
  • controle financeiro;
  • marketing;
  • movimentação das mercadorias em loja;
  • gestão de fornecedores;
  • relacionamento com o cliente.

Pode parecer trabalhoso, porém, é necessário. Depois de concluir todo o mapeamento, você conseguirá ter as evidências necessárias para traçar um plano e aumentar a sua lucratividade. 

Analise junto aos gestores as oportunidades de melhorias operacionais, por exemplo: processos repetitivos, perda de tempo em funções manuais, baixa eficiência nas medidas de controle da movimentação em loja ou problemas com a gestão de fornecedores

Esses são alguns exemplos de problemas muito comuns detectados em varejos alimentares. É chegada, então, a hora de entender a direção a ser seguida! 


Por que adotar tecnologia e automação nas operações do varejo

A diversidade de demandas, a dinâmica das operações e o fato de muitas pessoas estarem envolvidas no funcionamento de um varejo tornam a gestão de supermercados e atacados um grande desafio.

São muitos pontos a serem equilibrados de uma só vez. É por isso que o número de varejistas investindo em tecnologia está aumentando

A pesquisa “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, realizada pela Sociedade Brasileira do Varejo e Comércio (SBVC), mostrou que praticamente metade das empresas entrevistadas dedica 1% do faturamento bruto a soluções de tecnologia

O impacto positivo é percebido tanto pelas lojas quanto pelo consumidor. Afinal, com processos otimizados, o fluxo de atividades ganha qualidade, e o atendimento ao público também sente esse reflexo. 

64% dos varejistas afirmaram que a aposta em tecnologia contribuiu muito para a empresa. E, por fim, 75% deles declararam que a experiência do cliente melhorou bastante.

Por mais que os clientes não tenham contato com o que acontece nos bastidores do estabelecimento, a compra é diretamente influenciada por um aspecto que tende a ser impulsionado com a automação dos processos: qualidade!

E, se existe uma forma de reformular as operações com garantias necessárias para isso, é com tecnologia.  


O que a tecnologia pode mudar em supermercados e atacados?

Todos os processos operacionais em supermercados tendem a ganhar muito em agilidade, transparência, segurança, organização, padronização e, principalmente, monitoramento com a adoção de sistemas.

É só imaginar o quanto métodos manuais são lentos, difíceis de serem administrados e sujeitos a falhas humanas na correria diária. 

É praticamente impossível contar com a rapidez necessária para fazer planejamentos estratégicos com registros em papel, concorda?

Por isso, recursos de automação podem ser adotados para:

São muitas vantagens! Para saber como aproveitar tudo isso, temos a solução certa para te indicar. 


CLICQ: conheça a solução para otimizar processos em supermercados

O CLICQ é um sistema completo, especializado em demandas da cadeia agroalimentar, que pode resolver problemas de coleta de dados, padronização, geração de relatórios, controle de planos de ação e automatização de funções de rotina no varejo. 

Os processos operacionais em supermercados e atacados se tornam muito mais fáceis com a centralização das informações em um único lugar. Assim, gestores e colaboradores têm acesso aos dados a qualquer momento, seja em smartphones, computadores ou tablets.

Você, leitora ou leitor, há de concordar com a gente: ter a visão em tempo real sobre os números da sua operação faz toda a diferença!

Aqui vai um exemplo. A rede de supermercados Savegnago comprovou isso na prática com a automatização das avaliações de qualidade em mais de 43 lojas. O resultado foi a redução de perdas de hortifrúti em mais de 50%!

Você pode conferir um resumo do case no vídeo abaixo:

 

Saiba como obter impactos positivos como os da Savegnano conversando com nossa equipe de especialistas. A PariPassu está esperando o seu contato para impulsionar o desenvolvimento do seu negócio: