Login Peça um Orçamento

O que a certificação de alimentos e a RDC 24/2015 tem em comum?

Os clientes e consumidores vêm exigindo cada vez mais alimentos confiáveis, seguros e sustentáveis, isto já é uma motivação relevante para o seu negócio obter uma certificação, além disso, contribui para a garantia de qualidade dos seus produtos, evitando futuros problemas, como em casos de atendimento de recall de alimentos.

 

RECALL DE ALIMENTOS

Em 2015, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atualizou a Resolução RDC nº24 que dispõe sobre todos os procedimentos envolvidos no caso de recolhimento de alimentos impróprios para comercialização e consumo.

 

recall

 

A RDC 24/2015 define a obrigatoriedade da comunicação à ANVISA e ao PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) em caso de produtos que potencialmente oferecem risco à saúde dos consumidores, sendo a própria empresa responsável por comunicar e retirar os produtos dos pontos de venda, mesmo que o erro tenha sido cometido por terceiros, como distribuidores, por exemplo.

Outro aspecto importante refere-se  às disposições sobre a rastreabilidade, que exige da empresa os registros de todas as informações das movimentações do produto ao longo das etapas da cadeia produtiva, garantindo a efetividade do recolhimento.

A rastreabilidade aliada aos registros de controle de qualidade são um recurso de prevenção e resposta em casos de recall. 

O recall é recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela FAO (Organização das Nações Unidas para os Alimentos e Agricultura) como uma ferramenta essencial na gestão de riscos.

 

COMO PREPARAR A SUA EMPRESA EM CASO DE RECALL

Lembre-se… “O que não é medido não é gerenciado”.

O controle de qualidade, as certificações e a rastreabilidade  juntos permitem agregar mais valor na cadeia produtiva de alimentos, pois as informações são compartilhadas entre produtores, varejistas, fornecedores e consumidores. Portanto, é uma contribuição importante para alcançar processos transparentes e garantir com segurança, o que, onde e como uma falha ocorreu, permitindo a resposta clara em casos de recall de alimentos, no Brasil, RDC 24/2015.

Se estes três pilares não estão sendo monitorados em seu negócio, você tem um problema, corra para resolvê-lo! 

Quer saber como nossas soluções podem te ajudar;

 

BENEFÍCIOS

  • Facilidade para entrar e expandir no mercado;
  • Redução a longo prazo dos custos de produção;
  • Monitoramento dos Pontos Críticos de Controle;
  • Confiança em relação aos controles de risco;
  • Detalhamento das Políticas Organizacionais(processos);
  • Gestão de fornecedores;
  • Medidas para a prevenção de contaminação;
  • Controle de pragas;
  • Confiabilidade da marca;
  • Redução do desperdício, falhas e perdas;
  • Segurança para atendimento da RDC 24/2015.

 

+Conteúdo