INDEX PariPassu – índice de qualificação dos fornecedores de hortifrúti

Mais um passo para monitorar, desenvolver e controlar a qualidade da cadeia de abastecimento dos alimentos de origem vegetal, visando a saudabilidade e segurança para os consumidores finais. 

Partindo de uma base de mais de 30 milhões de dados gerados na plataforma das soluções PariPassu ao longo dos 13 anos da empresa, desenvolveu-se um método para a avaliação de produtores e distribuidores de Frutas, Legumes e Verduras, baseado em 3 variáveis que orientam alternativas de melhoria e evolução considerando a performance comparativa entre eles.

No universo da base de dados avaliada, foram realizadas mais de 165 mil inspeções de qualidade, entre 2005 e 2018, com padrões de Fichas Técnicas para os produtos comercializados nas principais redes de supermercados do Brasil. 

Quais foram as variáveis analisadas?

Para compor o ranking escolhemos 3 variáveis que consideramos indispensáveis para que o fornecedor seja avaliado e qualificado. Confira a seguir quais foram as variáveis analisadas e que compõem o INDEX PariPassu: 

Segurança dos alimentos

A segurança dos alimentos é consequência do controle de todas as etapas da cadeia produtiva de alimentos, assim sendo, é necessário a adoção de medidas que permitam o controle da entrada de qualquer agente que promova risco à saúde ou integridade física do consumidor. 

  • Número de amostras laboratoriais: contagem do número de amostras realizadas pelo produtor/distribuidor (amostras próprias) e número de amostras realizadas pelo supermercado.
  • Conformidade por cultura: são os resultados dos laudos dos produtos analisados, conformes e não conformes, por cultura. O comparativo ocorre entre o resultado do produto no produtor/distribuidor e entre os pares.
  • Conformidade por substância: são os resultados de conformidade por substância química analisada e que teve presença detectada no laudo. A concentração da substância conforme e não conforme foi comparada para que, além de identificar um ranking de conformidade nas substâncias autorizadas, para as substâncias não autorizadas, o comparativo ocorreu no grau da concentração da presença da substância.

Rastreabilidade: grau de cobertura

Seguindo a legislação nacional, os elos da cadeia produtiva de alimentos necessitam identificar seus produtos, sendo a rastreabilidade a única forma de apontar a origem do produto e o caminho percorrido até o consumidor final, além de ser a maneira mais eficaz de identificar possíveis riscos à segurança dos alimentos.

Por isso, a segunda variável para compor os indicadores da qualidade teve como objetivo avaliar a rastreabilidade no aspecto quantitativo. Isto é, o número de supermercados que estão sendo apontados como destino. Quanto mais varejos indicados como destino do produto rastreado, melhor a nota deste índice.

Inspeção de Qualidade

A inspeção de qualidade tem um papel fundamental para a prevenção de perdas e o controle de qualidade dos produtos no varejo. Através das inspeções que, além de garantir a qualidade do produto para o consumidor, obtém-se a análise da performance do supermercado e eficácia de gestão da qualidade

Para esta variável utilizamos a avaliação de qualidade realizada pelo supermercado que tem este procedimento implementado. A inspeção de qualidade se utiliza da Ficha Técnica como documento referência para avaliar o padrão do produto recebido, considerando os seguintes parâmetros:

O evento

Nós acreditamos que não basta mensurar os resultados, é necessário apontar o caminho para que possamos melhorá-los. Assim, no dia 07/08/2019 nos reunimos em São Paulo com cerca de 100 convidados, entre produtores, distribuidores, parceiros e colaboradores da PariPassu, para não só apresentar o ranking mas também dialogar sobre as proposições para o futuro do nosso setor.

No ato do credenciamento todos os parceiros PariPassu receberam uma carta selada que continha não somente a sua posição no ranking entre os mais de 2000 produtores/ distribuidores analisados, mas também um plano de ação com sugestões de melhoria. Este plano foi construído para cada cliente individualmente e pensado pela nossa equipe para que os nossos parceiros possam elevar a qualidade dos seus produtos e tornar os seus processos mais eficientes.

Palestrantes Convidados

Antes de apresentar os resultados contamos com algumas falas que inspiraram os presentes. Nosso diretor comercial Giampaolo Buso, Nelson Bechara, CEO do Grupo Genesis, Fernando Fernandes, sócio da L.E.K. Consulting e Ricardo Guimarães, fundador do Thymus Branding, trouxeram suas percepções e análises do presente mercado, além de pesquisas realizadas com perspectivas para o futuro do setor.

Aqui na PariPassu acreditamos que nossas soluções entregam mais do que a automação dos processos: geram valor para toda a cadeia produtiva de alimentos. Por este motivo o INDEX é um marco em nossa história e é mais uma ação que construímos visando disseminar conhecimento e a cultura da qualidade entre os produtores e distribuidores. 

Queremos que a competição gerada pela concorrência do mercado fique em segundo plano e que juntos possamos focar no desenvolvimento coletivo do setor, para que assim possamos entregar alimentos mais seguros para toda a população.

Você também quer se desenvolver e saber como nós podemos ajudar a potencializar os seus resultados? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Como melhorar a gestão da qualidade do seu restaurante?

    continue lendo
  • PariPassu

    A Importância da Exposição do Hortifrúti no Layout do Varejo

    continue lendo