A importância da ficha técnica de produto para o controle de qualidade

Experimente ouvir este post para saber tudo sobre ficha técnica de produto. Basta clicar no player abaixo!


A sua empresa utiliza ficha técnica de produto para guiar os procedimentos de controle de qualidade?

Se a sua resposta foi negativa, então você precisa repensar a estratégia do seu negócio e aderir imediatamente às fichas técnicas.

Essa ferramenta é essencial para realizar o controle de qualidade eficaz e pode ser utilizada por indústrias, varejos, food service e entre outros.

Diferente do Procedimento Operacional Padrão, o POP (documento de referência que contém instruções detalhadas de um processo), a ficha técnica é designada para o produto e tem como propósito checar se os padrões de qualidade pré-estabelecidos estão em conformidade.

Ficha técnica de produto
Documentos de referência necessários para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficaz.

O que é ficha técnica de produto?

A ficha técnica de produto é um documento de referência com todas as especificações de uma mercadoria ou matéria-prima.

Esta descrição criteriosa norteia o trabalho de quem está desempenhando uma inspeção de qualidade, por exemplo. 

Desta forma, gerando ganhos de eficiência para performance operacional e também do melhores resultados do processo de controle de qualidade, como padronização da qualidade, notas de auditoria, conformidade de produtos, entre outros.

É indispensável que a ficha técnica de produto seja simples, completa e objetiva, para que os colaboradores possam entender claramente todas as informações técnicas do produto, eliminando interpretações diversas e incorretas.

Parâmetros técnicos precisam ser apresentados ou demonstrados de forma clara, de preferência com ajuda de desenhos ou fotos que representem exatamente o padrão de qualidade que deve ser obedecido, caso contrário,  pode implicar no recebimento de um produto ou matéria-prima fora dos padrões ideias previamente estabelecidos.

A clareza das informações evita o retrabalho, custos operacionais, chances de recall, além das , devoluções por conta do não atendimento do padrão de qualidade.

Inspeção de qualidade no recebimento e saída de insumos e produtos

Nesta etapa, o uso de fichas técnicas para cada item, com o auxílio de um check list (questionário) – que possibilita avaliar produto sobre diversos aspectos – além de aprimorar o processo de recebimento e saída de produtos e insumos, proporciona agilidade no procedimento de inspeção de qualidade.

Além disso, o uso de ficha técnica na inspeção de qualidade no recebimento e saída de um produto ou matéria-prima contribui para a redução do volume de perdas e também colabora para o processo de auditoria interna, mostrando ao auditor que a loja está seguindo os procedimentos de controle de qualidade especificados.

Como você viu no início do post a ficha técnica é uma ferramenta que pode (e deve) ser utilizada por empresas de todos os segmentos.

Ficha técnica de produto como apoio na avaliação de fornecedores

Só será possível avaliar a qualidade de entrega dos seus fornecedores, se a ficha técnica de produto for utilizada no momento da inspeção de qualidade de recebimento.

Segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) o índice de perdas no faturamento líquido das lojas representa 2,26%, o equivalente a 7,14 bilhões de reais, sendo que o setor de FLV (frutas, legumes e verduras) é o mais afetado pelas perdas (6,80%), seguido por Padaria/Confeitaria (5,82%).


A decorrência desta inspeção é um indicador significativo para a classificação das empresas fornecedoras, pois está pautada em fatores como:

  • Conformidade do produto
  • Aparência da embalagem
  • Cumprimento do prazo de entrega
  • Rastreabilidade dos produtos
  • Condições para compra, armazenamento, e transporte.

A partir desta avaliação é possível estabelecer um ranking de fornecedores, identificando os melhores fornecedores e aqueles com potencial para oportunidade em melhoria.

Para os fornecedores que não estão entregado com a qualidade esperada, ao invés de substituí-los da sua lista, você pode desenvolvê-los para reduzir ou até mesmo eliminar as não-conformidades.

Em suma, a ficha técnica de produto possui um grande valor para a gestão, mas principalmente para manter a padronização da qualidade dos produtos, que é o grande desafio de indústrias e varejos.

Mais conteúdos para você!

Clique agora neste link e tenha acesso ao nosso webinar Gestão de Qualidade na Prática e relembre as boas práticas de gestão da qualidade. Bons estudos e até a próxima!

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Rastreabilidade e recall de alimentos: tudo o que você precisa saber

    continue lendo
  • PariPassu

    Controle de qualidade: como padronizar o processo de produção de leite?

    continue lendo