fbpx

Como a estratégia de vídeos pode auxiliar na sua consultoria

Está sem tempo para ler? Sem problemas! Preparamos um player para você escutar e ficar por dentro do assunto.

O mercado já não é mais o mesmo e para continuar competitivo, é preciso se renovar e se atualizar. Afinal, as mídias estão cada vez mais avançadas, com drones, smartphones modernos, televisores inteligentes, dashboards automatizados, entre outras tecnologias. Sem contar as redes sociais, que todos os dias surgem novas, com várias opções de compartilhamento de ideias, mensagens, textos, fotos e vídeos.

E claro, tudo isso está presente em nosso dia a dia e impacta no modo como nos relacionamos e consumimos. Ainda mais no mercado de consultoria, que precisa destacar-se de outras empresas e consultores independentes! Por isso, é importante estar atento às novidades!

Além disso, essas tecnologias também fazem parte do dia a dia do campo! Afinal, hoje temos tantas ferramentas tecnológicas que auxiliam os produtores a deixarem o papel e caneta para registrar suas produções em celulares, preencher checklists e elaborar relatórios com parâmetros tudo na palma da mão.

Por isso, se você é consultor da cadeia produtiva de alimentos, deve saber que a maior tendência desse setor é investir em soluções tecnológicas, tornando os procedimentos mais ágeis e se diferenciando da concorrência para ter um posicionamento de marca.

Falando nisso, fotos e vídeos são ótimas oportunidades para ficar mais próximo do seu cliente e tornar a informação mais acessível. De acordo com a 6º edição da pesquisa Vídeo Viwers, encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, o consumo de vídeo na web cresceu 165% nos últimos 5 anos. Nesse parâmetro, já percebemos o quanto os vídeos se tornaram peça chave para um bom marketing digital e eles podem auxiliar na sua consultoria. 

Fonte: Vídeo Viewers, Provokers 2018

Ficou curioso para saber como produzir e para qual finalidade agregar vídeos em sua consultoria? Então leia este artigo até o final!

Consultor, conheça os principais tipos de vídeos para auxiliar em sua estratégia

Diante da época que estamos vivendo, haverá mudanças no comportamento dos consumidores e de toda a cadeia produtiva de alimentos. Mas você consultor, pode encontrar maneiras de prosseguir sem perder a qualidade do seu trabalho.

Estar presente pode se tornar algo difícil no momento e por isso, aprender novos caminhos e recursos pode tornar sua consultoria um diferencial das demais. Aqui, separamos algumas dicas de quais vídeos você pode produzir em suas estratégias de consultoria.

1. Vídeo institucional ou marca

Esse tipo de vídeo é feito especificamente para ajudar a aumentar a conscientização geral da sua empresa, já que 60% dos internautas sempre vai preferir ver o vídeo do que apenas um texto sobre como a sua empresa de consultoria surgiu. Você pode demonstrar aos compradores em potencial o objetivo da sua empresa, os valores e a cultura que você e seus funcionários lidam diariamente

No roteiro, preocupe-se em transmitir a mensagem de o por que seus possíveis compradores devem se preocupar e considerar sua empresa como parte de sua solução. Conte a história da sua empresa, as superações que enfrentou para chegar até aqui e o sucesso que ela é atualmente.

Lembre-se de se identificar com o seu público, transmitir sentimento de identidade. A empatia com o consumidor não surgirá do dia para noite. É uma construção. Dá-se em cada momento de contato e os vídeos podem te auxiliar nessa tarefa.

2. Vídeo educacional

Todo vídeo que agrega valor para seus clientes, entregando conteúdos informativos, é um vídeo educativo. Nele, você pode mencionar sua marca e até produtos específicos que você pode oferecer para ajudar seus clientes, mas o mais importante é que eles sejam informativos.

Concentre-se em ensinar algo novo, como por exemplo: informar um assunto que ainda não foi abordado. Isso pode ajudar a aumentar a credibilidade, mostrar seu conhecimento e domínio sobre o assunto e estimular a jornada de compra.

Por exemplo, você, que presta consultoria, já deve ter se deparado com uma demanda do seu cliente buscando maiores informações sobre rastreabilidade, mas… Você conseguiu explicar como funciona o rastreamento? Conseguiu mostrar o que ele está perdendo por não ter esse tipo de controle?

Um vídeo pode ser uma ótima forma de explicar o que o seu cliente perde por não ter rastreabilidade. E claro, nossos especialistas podem te ajudar!

Para conscientizar, as informações são suas maiores armas nos vídeos educativos. Assim, você consegue ensinar algo com clareza e direto, evitando dupla interpretação da mensagem. 

3. Vídeo promocional

Outro tipo de vídeo que você pode produzir é o promocional. O objetivo é oferecer algum tipo de negócio ou promoção para atrair seu potencial comprador e levá-lo ao seu site.

Talvez você tenha acabado de lançar um novo produto ou esteja oferecendo alguma oferta ou desconto por tempo limitado. Com o vídeo promocional, você pode começar a mostrar sua marca e o que pode oferecer de benefícios ao potencial comprador enquanto ele estiver em busca de uma solução.

Os vídeos promocionais também podem aumentar a conscientização dos possíveis compradores e ter uma mudança maior de compartilhamento em várias plataformas. Afinal. quem não aprecia um bom desconto, não é mesmo?

4. Cartão de visita em vídeo

Com o mesmo objetivo de um cartão de visita convencional, o vídeo com essa temática trará a  mesma sensação de entregar a alguém o seu cartão de visita durante a sua primeira reunião.

Esse vídeo é diferente do vídeo institucional, pois nele  você pode criar um para cada departamento, se desejar, transmitindo ao seu cliente a sensação de que ele é especial e único para sua consultoria. 

Clique no vídeo abaixo e confira os motivos para automatizar a sua operação.

5. Vídeo depoimento de cliente

Para finalizar, depoimentos dos próprios clientes, de como sua empresa tornou a vida deles melhores, após a parceria, comprova tudo o que você já havia dito nos outros vídeos.

Ninguém melhor do que seus clientes de sucesso para falar o quanto foi maravilhoso a parceria com a sua empresa. Vídeos são mais humanos, logo, eles transmitem mais veracidade. Testemunhos dos clientes que utilizam os produtos ou serviços da sua empresa e ficaram satisfeitos com a experiência que tiveram, é uma forma de fortalecer a credibilidade. 

Essa mensagem da empresa de consultoria agrícola, a FarmTracking após a contratação da nossa ferramenta, é um bom exemplo de vídeo de depoimento que você pode se guiar:

Evite linguagens muito técnicas e lembre-se: entender qual é a linguagem ideal para se comunicar é uma forma de evitar falhas na transmissão da mensagem, o que pode ocorrer falta de clareza.

E se você tem um tempo extremamente limitado para capturar o interesse de seu público e demonstrar sua marca, o vídeo pode ser uma ferramenta de grande valor! Desde uma simples transmissão ao vivo do Facebook ou um vídeo produzido profissionalmente, para comercializar sua empresa de consultoria. 

Gostou das dicas de vídeos para aprimorar seu processo de consultoria?

Agora você já pode planejar em qual tipo de vídeo você quer começar a criar. Mas ainda está com dúvidas sobre como dar o primeiro passo? Calma, estamos sempre elaborando materiais para te ajudar e logo divulgaremos mais dicas de conteúdos para criar seus vídeos de consultoria. 

Para o processo de consultoria 2.0, o grande desafio está em inovar o serviço realizado. Mas como é possível otimizar tempo e qualidade de entrega, e ainda se modernizar?

A PariPassu tem a solução: com o CLICQ você pode automatizar sua operação, enviar relatórios rápidos para seus cliente e ainda ganhar tempo de sobra para organizar sua rotina e se dedicar nas gravações de vídeos. Processo padronizados trazem transparência e segurança.

Quer saber mais sobre consultoria e vídeo, nós podemos te ajudar!

Deixe o seu comentário

[fbcomments]

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Últimas informações da safra do segundo semestre de 2020

    continue lendo
  • PariPassu

    Decreto nº 10.468: o que a indústria de alimentos precisa saber

    continue lendo