Associação global PMA promove a união da cadeia produtiva agrícola no Brasil e incentiva a alimentação saudável

PariPassu é uma das associadas que promovem o engajamento de produtores, fornecedores e varejistas no país em prol do alimento seguro.

Hoje, quase 30 milhões de brasileiros em idade adulta são obesos, de acordo com um estudo publicado pela revista científica Lancet. Número que coloca o Brasil entre os países com maiores índices de obesidade do mundo. Esse é um dado alarmante e que chama a atenção para a necessidade de políticas de promoção da saúde.

A Produce Marketing Association (PMA) é uma das associações globais que tem, entre outros objetivos, programas de incentivo para uma alimentação mais saudável, seja na infância ou na fase adulta.

Neste cenário a associação trabalha para o desenvolvimento organizado da cadeia produtiva agrícola, incentivando ações que englobam desde a realidade do produtor em campo até o consumidor final.

A PariPassu é uma das associadas mais antigas da PMA no país e apoia várias ações para o engajamento de produtores, fornecedores e varejistas para que alimentos de qualidade com valores nutricionais adequados sejam produzidos e comercializados.

Fundada nos EUA há 67 anos, a PMA é hoje uma organização global que conta com mais de 3 mil membros em 55 países. O objetivo da associação é trabalhar para desenvolvimento organizado da cadeia produtiva de produtos agrícolas frescos e flores.

Ela conecta os membros da associação com pessoas, informações, ferramentas e conhecimentos necessários para o desenvolvimento sustentável do setor.

“Quando um membro se associa ele se torna global, não fica restrito às informações de apenas um local. Ele passa a ter acesso aos mais de 27 mil contatos (entre fornecedores e compradores), recebe informações sobre o mercado e tendências como estatísticas, embalagens, rastreabilidade e histórias de sucesso. Tudo o que precisa para entender as necessidades do mercado e levar produtos de qualidade aos consumidores. Explicou a representante da PMA no Brasil, Valeska de Oliveira.

Hoje, a associação é reconhecida por algumas iniciativas para aproximar o setor do mercado, como cafés da manhã e outros eventos que promovem discussões e a troca de experiências entre os membros.

“No Brasil, no início da nossa atuação o grande desafio foi explicar para o setor como funciona a PMA. Aqui nós temos um conselho voluntário formado por líderes do setor agrícola, que se reúne algumas vezes ao longo ao ano e prevê as diretrizes a serem seguidas pela associação”, contou Valeska.

O principal evento realizado pela associação é o PMA Fresh Connections Brasil. Neste ano, ele será em 18 de agosto e contará com a presença de empresas líderes do setor, nacionais e internacionais.

“Trata-se de um evento de alto nível para o setor de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) e é aberto para a participação de membros e não-membros da associação. Nós também participamos de outras iniciativas com nossos parceiros e marcamos presença em outras feiras relevantes pelo mundo.”

A representante da PMA ressalta que o trabalho que a associação vem desenvolvendo não substitui o trabalho de nenhuma outra associação ou órgão do setor: “Somos uma agregadora, tanto que nosso lema é ‘Juntos somos mais fortes’. Hoje, temos grande foco em segurança alimentar e rastreabilidade”.

fc_brasil_2015_2

Em 2016, a associação formou dois grupos de trabalho que irão nortear todo o trabalho da durante o ano. Um deles trata sobre o desperdício de alimentos e o outro tem a intenção de levar informações sobre o setor para o consumidor.

Os grupos são formados por membros da associação e líderes do segmento. “A maior contribuição da PMA está em promover o relacionamento entre os membros da cadeia produtiva. Nesse sentido o trabalho tem se desenvolvido de forma muito satisfatória”, disse o diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso.

De acordo com Valeska Oliveira, a PariPassu — representante da PMA há mais de quatro anos— traz uma visão interessante de engajamento do setor.

No início, o mercado brasileiro ainda nem tinha ações estruturadas, mas entendendo a importância deste trabalho para o mercado, a PariPassu apostou na associação.

“Hoje, a empresa participa ativamente, seja estando presente nos eventos ou mesmo como patrocinadora, sempre dando suporte e trazendo sugestões de temas para palestras, por exemplo. É um caminho de mão dupla”, confirma a representante.

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    A Importância da Exposição do Hortifrúti no Layout do Varejo

    continue lendo
  • PariPassu

    Alimento com Propósito e a Rastreabilidade como agente de Desenvolvimento da Agricultura

    continue lendo