3 dicas para melhorar o processo de inspeção de qualidade

 

 

 

Segundo pesquisa realizada pela Produce Marketing Association (PMA), quase metade dos consumidores brasileiros disseram estar comprando mais frutas e legumes frescos em 2020. Esses mesmos consumidores estão atentos à qualidade e segurança dos alimentos que levam para a casa. Por isso, toda a cadeia produtiva de alimentos precisa estabelecer ações de boas práticas como rastreabilidade e gestão da qualidade para transmitir confiança ao consumidor e também garantir uma operação segura.

Está sem tempo para ler? Não se preocupe! Preparamos um player para você escutar e ficar por dentro do assunto.

 

Neste post você terá acesso a 3 dicas para melhorar sua inspeção de qualidade.

Confira!

  1. Padronização das Entregas

Cada cliente possui particularidades, podendo variar de acordo com o público que atende, região de atuação e também a forma como o produto será vendido: in natura ou processado. Alinhar a expectativa de entrega com o padrão de qualidade do seu cliente é essencial para evitar quebras, devoluções e melhorar a relação de fornecimento.

Uma estratégia para padronizar a qualidade dos produtos que serão recebidos ou comercializados é o uso de fichas técnicas, conforme exemplo a seguir:

 

Laranja pêra CLICQ Planilha
Modelo de Ficha técnica de Laranja na plataforma CLICQ.

 

Para facilitar a tomada de decisão, os parâmetros técnicos devem ser apresentados de forma clara e objetiva, sem margem para a interpretação. Você percebe como fica mais fácil controlar o padrão de qualidade com esse documento?

No processo de inspeção, é comum o uso planilhas para fazer esse acompanhamento. É um bom começo, mas dá um trabalho imenso pra tirar informações úteis desses registros. Além disso, fica difícil entender qual fornecedor faz entregas mais consistentes e alinhadas com o seu padrão de qualidade.

Como resultado, você fica sem o histórico de fornecimento e provavelmente sem evidências da qualidade das cargas que recebe. 

Aqui vai a primeira dica: vincule o lote do produto e fornecedor com a inspeção de qualidade

O lote é a identificação única de cada produto e com isso, fica mais fácil entender quais fornecedores estão mais comprometidos e quais não estão. Além de melhorar o seu histórico de recebimento e entregas.

Com o primeiro passo estabelecido, vamos um passo mais adiante: como você tem atuado para desenvolver seus fornecedores?

  1. Desenvolvimento de Fornecedores 

A escolha de fornecedores têm grande impacto na qualidade da mercadoria que chega no seu cliente. Este processo leva em conta fatores como preço, disponibilidade de produto e também parâmetros de qualidade. 

Normalmente a avaliação também segue esta ordem de prioridade mas atenção, será que o fornecedor que tem o menor preço é realmente o que garante sua margem de lucro? Ou é o que dá maior prejuízo com devoluções?

Segunda dica: invista no desenvolvimento dos seus fornecedores.

Alinhar os parâmetros de qualidade tende a gerar um senso maior de comprometimento com as entregas de seus fornecedores. Sabemos também que além de alinhar é preciso monitorar.

O monitoramento tem por objetivo desenvolver o fornecedor e não punir o mesmo! Assim, é de extrema importância que ele receba uma devolutiva quando sua carga não atende as expectativas previamente acordadas:

  • Quando a entrega está adequada ele recebe um retorno com sinalização positiva – Aprovado
  • Quando não está, os motivos da devolução ficam registrados e com evidências fotográficas – Reprovado

Com isso, você aumenta a transparência na relação com o fornecedor e dá clareza sobre qual o grau de desenvolvimento em que eles se encontram. 

  1. Automação do processo

Já entendemos a importância de vincular o código de rastreamento à inspeção e de trabalhar com a devolutiva para o fornecedor, mas afinal como fazer isso de uma forma prática?

Terceira dica: automatize o processo

Como falamos no início do post, fazer todo esse processo por planilhas é muito trabalhoso. Por isso, invista em um sistema que te ajude a ter um controle mais facilitado.

O CLICQ é uma ferramenta para automatizar o processo de inspeção de qualidade. Com o seu uso, fica fácil vincular o código de rastreamento do produto ao processo de inspeção.

Na prática o processo é bem simples: com o aplicativo o inspetor lê o código de rastreamento da etiqueta, acessa a ficha técnica do produto e executa a inspeção de qualidade!

O fornecedor recebe o resultado da avaliação automaticamente em seu e-mail junto com a ficha técnica utilizada, conforme o exemplo abaixo.

Inspeção de produto App CLICQ

Além disso, os dados gerados no processo de inspeção são base para a geração de relatórios gerenciais. No Panorama todo o processo é monitorado em tempo real.

Planilhas de produtos CLICQ

 

Agora que você entendeu como melhorar a inspeção de qualidade na sua empresa…

A utilização do módulo de qualidade e rastreabilidade da PariPassu torna o processo de inspeção de qualidade e gestão de fornecedores muito mais rápido e assertivo

A rastreabilidade é uma grande aliada neste processo pois facilita a integração das informações de produto e o uso do CLICQ tem papel fundamental no desenvolvimento dos fornecedores.

A comunicação entre os elos tende a se tornar mais ágil, a correção de erros mais rápida e a gestão de fornecedores mais eficaz.

 

 

 

Você efetua algum processo de inspeção de qualidade dos produtos que comercializa? Consegue ter acesso a essas informações de maneira fácil e ágil?

 

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