Login Peça um Orçamento

Programa RAMA: Como Funciona e Quais os Seus Benefícios?

O Programa RAMA auxilia os produtores, distribuidores e varejistas na tarefa de garantir a saudabilidade e segurança dos alimentos que serão entregues ao consumidor final.

Um dos conceitos que dialoga com o RAMA é a responsabilidade solidária, afinal, ter responsabilidade de ponta a ponta nos elos de uma cadeia produtiva é uma necessidade constante no ambiente contemporâneo, especialmente pela transparência gerada através do mundo digital.

O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) surge nesse contexto como uma solução capaz de integrar produtor, distribuidor e supermercado na adoção das boas práticas internas, a partir da identificação da causa raiz dos problemas.

Neste conteúdo, vamos explicar como funciona o Programa RAMA e como ele ajuda a garantir a segurança dos alimentos em supermercados. Vamos lá!

 

O que é o Programa Rama?

O Programa RAMA é um programa de rastreabilidade e monitoramento de frutas, legumes e verduras desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) sob a operação técnica da PariPassu, com o objetivo de fomentar as boas práticas agrícolas, acompanhando as tendências mundiais do setor varejista na atenção à segurança dos alimentos oferecidos aos seus consumidores.

Os pilares do RAMA são:  

  • Rastreamento corporativo;
  • Monitoramento de agrotóxicos;
  • Cobertura coletiva;
  • Política de correção. 

O programa foi criado em 2012 e está alinhado à estratégia pública e privada para o desenvolvimento sustentável da cadeia de abastecimento. Conta também com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A adesão ao programa é voluntária e os supermercados participantes têm acesso  a um conjunto de informações que permitem a orientação e o desenvolvimento de seus fornecedores para a promoção e a comercialização de alimentos de qualidade.

Essa operação consiste no uso de metodologias específicas aplicadas a partir de ferramentas de tecnologia da informação para a gestão do conhecimento e qualidade do setor de frutas, legumes e verduras (FLV). O princípio base é a rastreabilidade de alimentos e o monitoramento de resíduos de defensivos químicos nos alimentos comercializados nos supermercados.

O Programa RAMA atende à necessidade de monitoramento de resíduos de agrotóxicos, utilizando como referência os produtos definidos pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da Anvisa, identificando a origem dos alimentos e regiões de produção. 

Entenda em detalhes como a rastreabilidade de alimentos ajuda a garantir o controle de origem e favorece a gestão de qualidade em todos os elos da cadeia agroalimentar.

 

Quais são os objetivos do Programa RAMA? 

O Programa RAMA tem por objetivo monitorar as frutas, verduras e legumes comercializados pelos supermercados, a fim de encontrar possíveis não conformidades e garantir a segurança do consumidor.  Após a identificação, inicia-se um fluxo de acompanhamento através de planos de ação, com a intenção de apoiar a correção do problema.

Utilizando a informação da rastreabilidade e do monitoramento de resíduos de agrotóxicos, é possível identificar a origem e o caminho percorrido pelo alimento, bem como os possíveis pontos de melhoria na cadeia de abastecimento.

Ou seja, o RAMA promove o desenvolvimento colaborativo entre produtores, fornecedores e varejo, tendo como princípio o compartilhamento da informação.

Nesse percurso, todos os elos da cadeia agroalimentar conseguem propor melhorias contínuas em seus processos para oferecer serviços cada vez mais qualificados.

Vale lembrar ainda que os fornecedores e os supermercados com os melhores desempenhos no Programa RAMA são reconhecidos na convenção da ABRAS durante a apresentação do Balanço RAMA, que acontece anualmente.

 

Quais são os benefícios do Programa RAMA? 

Através do Painel de Monitoramento do RAMA, pode-se consultar os resultados de forma estratégica, obtendo um panorama de desempenho por unidade federativa, supermercado, fornecedor, produto e princípio ativo. Outra vantagem é acessar as informações de origem do produto analisado, local de coleta, gráficos e históricos de tendências dos resultados.

A base de dados do Programa RAMA é organizada e estruturada de forma didática e acessível, tornando-se assim uma valiosa fonte de conhecimento orientada para as boas práticas em todos os elos da cadeia de abastecimento. Com o auxílio do RAMA, é estabelecida uma conexão saudável desde a produção até a mesa do consumidor.

O nível de detalhamento do programa é realmente profundo. Isso porque o Programa RAMA analisa 436 moléculas diferentes e acompanha o resultado a partir de análises de performance, que permitem evoluções constantes na gestão de qualidade dos produtos. O desafio principal é gerar valor percebido pelo consumidor final.

 

Dados importantes do Balanço Anual RAMA 2023

Vimos que o programa de rastreabilidade e monitoramento de alimentos, beneficia todos os participantes da cadeia produtiva de FLV e gera aos consumidores produtos comercializados com responsabilidade.

Para você ter uma ideia da dimensão deste projeto, trouxemos alguns dados importantes do balanço anual do RAMA de 2023. Ao todo, o Programa avaliou 2.190 amostras, 994 fornecedores e 66 supermercados em 20 unidades federativas.

A tabela dos produtos monitorados inclui os seguintes itens:

  • Cereais:  milho
  • Frutas com casca comestível: maçã, uva, goiaba, pêra, morango.
  • Frutas com casca não-comestível: banana, laranja, mamão, abacaxi, manga e maracujá.
  • Hortaliças folhosas: repolho, alface, couve e brócolis.
  • Hortaliças não-folhosas: tomate, chuchu, pepino, pimentão,  abobrinha e quiabo.
  • Raízes, tubérculos e bulbos: alho, batata, batata doce, beterraba, cebola, cenoura e mandioca.

Sobre a segurança do consumidor em relação ao risco de intoxicação, em uma análise realizada pela ANVISA com 2.190 amostras em 2021, verificou-se que 99,7% delas (2.183) não apresentaram situação de potencial risco agudo inaceitável ao consumidor.

Além de levantar esses dados, o Balanço RAMA 2023 também premiou nas categorias Varejo e Fornecedor os estabelecimentos que se destacaram nos quesitos gerais de eficiência operacional.

Entre os quesitos avaliados em relação à rastreabilidade e segurança do alimento, estão: proatividade (amostras próprias); cobertura dos varejos; representatividade de volume; conformidade da amostra e conformidade da substância.

A partir dos resultados quantificáveis e qualificáveis do Programa RAMA, foi possível traduzir e indicar o desempenho de fornecedores e supermercados aderentes ao projeto. Assim, o projeto conseguiu evidenciar padrões de sucesso e promover melhorias contínuas, que impactam diretamente no serviço prestado ao consumidor.

 

Supermercados no Programa RAMA: por que essa adesão é importante?  

O supermercado é corresponsável na garantia da segurança dos alimentos ofertados ao consumidor, devendo buscar fornecedores qualificados e que atendam às legislações nacionais vigentes.

Uma dessas legislações é a INC nº 02/2018, que trata da obrigatoriedade da rastreabilidade dos alimentos com a finalidade de monitorar e controlar os resíduos de defensivos de frutas e vegetais frescos destinados à alimentação humana em todo o território nacional.

Os varejos participantes do Programa RAMA têm acesso a uma base de fornecedores e seu histórico de desempenho para os produtos monitorados. Tudo isso seguindo um modelo de cobertura coletiva, onde cada integrante realiza um número de análises condizentes ao tamanho do seu negócio.

Além do acesso aos resultados de suas análises, o supermercado também pode realizar um benchmarking, comparando o desempenho dos demais participantes, sempre preservando a identidade e confidencialidade das redes. Dessa forma, é possível avaliar melhor os processos internos, redefinir estratégias, identificar eventuais gargalos e replicar padrões de sucesso.

A PariPassu é a responsável técnica pelo programa RAMA, realizando coletas das amostras de frutas, legumes e verduras nos pontos de vendas e as direcionando para laboratórios credenciados onde são realizadas as análises. Posteriormente, os laudos emitidos são disponibilizados no Sistema de Acompanhamento de Resultados das Análises (SARA).

O SARA é o local de registro das informações onde os produtores e os distribuidores acompanham os resultados dos laudos. E, quando são detectados produtos com ingredientes ativos/analitos acima dos limites legais, automaticamente é aberta uma notificação de não conformidade e gerado um plano de ação. O objetivo é que o responsável pela garantia da qualidade do supermercado e o fornecedor se conectem e iniciem um alinhamento de ajuste.

 

Importância da cobertura Nacional do Programa RAMA

O Programa RAMA representa atualmente uma das principais iniciativas do setor varejista relacionadas à segurança das frutas e vegetais in natura. As diretrizes do programa resultam não só no desenvolvimento da rede, mas também de toda a cadeia de abastecimento. Nesse sentido, um dos desafios do RAMA é expandir sua cobertura em território nacional para garantir a relevância do trabalho.

A presença em todos os principais centros de distribuição de alimentos permite maior cobertura e profundidade sobre a qualidade das frutas, legumes e verduras disponibilizadas ao cliente. E isso é fundamental para promover a qualidade dos serviços prestados e a saúde dos consumidores em larga escala.

Saiba mais sobre rastreabilidade de alimentos e veja como otimizar esse processo com o auxílio de um POP completo e diferenciado.