Login Peça um Orçamento

Supermercado do futuro: o que esperar?

Você já ouviu falar em supermercado do futuro? Pode ser que o termo te faça pensar em tendências distantes e inalcançáveis, mas na verdade elas já fazem parte da realidade de muitas empresas e pessoas.

Embora chamado de supermercado do futuro, os impactos já são percebidos no presente. A tecnologia tem sido uma grande influenciadora nesse processo, não só por alterar a forma como essas empresas operam, mas a relação dos consumidores com o espaço e os produtos.

Dito isso, vamos explorar este conceito? Trata-se de um assunto atrativo e promissor. Continue a leitura para conhecer as principais tendências que podem ser aplicadas no seu negócio. Boa leitura!

 

Supermercado do futuro: o que é? 

O conceito de "supermercado do futuro" refere-se à evolução, transformação e adaptação dos supermercados tradicionais às novas tecnologias, necessidades dos consumidores e desafios ambientais e sociais. 

O objetivo é criar uma experiência de compra mais eficiente, personalizada e sustentável. Entre as características desse novo modelo de negócio estão o uso de inteligência artificial, a integração digital e até mesmo a rastreabilidade dos produtos.

O supermercado do futuro, portanto, não é apenas um espaço de compra, mas uma entidade adaptável que combina tecnologia, sustentabilidade e comunidade. 

 

Como será o supermercado do futuro? Confira as tendências 

As inovações tecnológicas estão no foco dessa transformação, juntamente com uma crescente consciência ambiental e mudanças nos padrões de consumo. Vejamos algumas tendências que podemos esperar para o supermercado do futuro:

 

Foco na sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das principais prioridades quando se fala do supermercado do futuro, dadas as crescentes preocupações com as mudanças climáticas, o esgotamento de recursos e os impactos socioambientais da produção de alimentos e consumo. 

A integração de práticas sustentáveis no varejo alimentar não é apenas benéfica para o planeta, mas também responde a uma demanda dos consumidores por mais transparência e responsabilidade.

Uma das iniciativas neste quesito envolve a redução de embalagens plásticas e a substituição por modelos reutilizáveis ou com materiais biodegradáveis, menos danosos ao meio ambiente. A mudança é bem recebida pelo público como prova a pesquisa Buying Green Report de 2023:

  • 82% dos consumidores em qualquer idade demonstraram disposição de pagar mais por embalagens sustentáveis;
  • 90% dos consumidores da geração Z demonstraram disposição em pagar mais por embalagens sustentáveis.

Além disso, o levantamento também aponta que 80% dos entrevistados têm interesse em produtos com embalagens com refil para reduzir o impacto ambiental. 

Outras iniciativas sustentáveis envolvem:

  • Uso de tecnologia para monitorar a frescura e a vida útil dos produtos;
  • Aplicação de energias renováveis, como solar ou eólica, para alimentar o supermercado;
  • Estímulo à compra de alimentos locais para reduzir a pegada de carbono, que mede as emissões de gases de efeito estufa. 

Clique aqui e baixe agora o infográfico ESG no setor agroalimentar!

 

Carrinhos inteligentes

Parte integrante da visão do supermercado do futuro, os carrinhos inteligentes combinam tecnologia e conveniência para melhorar a eficiência e a satisfação do cliente. Nisso, os equipamentos contam com sensores que reconhecem e registram os produtos colocados.

Ao optar por carrinhos inteligentes, os supermercados podem coletar dados relevantes como os principais produtos adquiridos, o caminho percorrido pelo cliente no supermercado e as preferências do público. Isso ajuda a melhorar a disposição nas gôndolas e adequar promoções, por exemplo.

Com sistemas de pagamento integrados, os clientes podem pagar diretamente através do carrinho, usando cartões, aplicativos móveis ou até mesmo tecnologias de reconhecimento facial, tornando o processo de checkout muito mais rápido e eficiente.

 

Uso de IOT

A Internet das Coisas (IoT) refere-se à interconexão de dispositivos e sistemas cotidianos à internet, permitindo a troca de dados e a automação de tarefas de maneiras anteriormente não imaginadas. 

No contexto do supermercado do futuro, a IoT tem o potencial de transformar profundamente a experiência de compra e a operação dos estabelecimentos. Veja alguns exemplos de como a IoT poderá ser aplicada:

Sensores e etiquetas inteligentes na gestão de estoque: permitem o monitoramento em tempo real do estoque, alertando quando os níveis de um produto estão baixos ou  próximos ao vencimento; 

Monitoramento contínuo na refrigeração e conservação: sensores IoT podem monitorar a temperatura e umidade das seções de refrigeração ou congelamento, ajustando-as automaticamente para garantir a conservação ideal dos alimentos e reduzir o desperdício;

Câmeras inteligentes e sensores: além do monitoramento tradicional, essas ferramentas podem detectar comportamentos suspeitos, alertar sobre áreas superlotadas ou auxiliar na prevenção de furtos.

 

Mercados autônomos

Mercados autônomos são lojas que operam sem funcionários no local ou com uma presença mínima de colaboradores. Eles confiam fortemente na tecnologia para a operação diária, como é o caso dos minimercados em condomínios

Esta tendência pode resultar em operações mais eficientes, menores custos de mão de obra  e a possibilidade de operar 24/7. O Amazon Go é um exemplo pioneiro desta tendência, onde os clientes entram, pegam os produtos desejados e saem da loja sem passar por um caixa tradicional.

 

Autoatendimento

Este você provavelmente já viu por aí ou usa em seu estabelecimento, não é mesmo? Refere-se ao processo onde os clientes realizam tarefas por conta própria, sem a interação direta com os funcionários. Isso pode incluir escanear e pagar por produtos, verificar informações, dentre outros.

É uma opção que promove uma experiência de compra mais rápida e eficiente,  podendo reduzir filas e proporcionar  aos varejistas mais economia.  Muitos supermercados já incorporaram caixas de autoatendimento, onde os clientes escaneiam e pagam por seus itens sem a assistência de um caixa.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da McKinsey & Company, 2022, mostra que o uso do autoatendimento ou self-checkout cresceu em 20% desde o começo da pandemia. Entre o público do levantamento, 75% das pessoas afirmaram que pretendem continuar usando a nova tecnologia.

 

Aplicação de inteligência artificial 

A IA envolve a utilização de algoritmos e modelos computacionais para realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. No contexto do varejo, pode ser usada para análise de dados, previsão de tendências, personalização da experiência do cliente, entre outros.

Recomendações personalizadas de produtos com base no histórico de compras, chatbots para atendimento ao cliente, sistemas de reposição automática de estoque são algumas das aplicações de IA no varejo.

Este recurso pode oferecer uma experiência de compra altamente personalizada, prevendo as necessidades e preferências dos clientes. A IA é capaz de otimizar as operações, ajudando na gestão de estoque, previsão de demanda e definição de preços.

Baixe agora: POP - Inspeção de Qualidade para Indústria de Alimentos e Bebidas

 

Supermercado do metaverso

Como vimos, há diversas tendências promissoras para o supermercado do futuro. A mais recente e bastante comentada é o supermercado do metaverso. Trata-se de uma forma de criar uma loja virtual, só que um pouco diferente.

Se você ainda não conhece este conceito, saiba que o metaverso refere-se a um espaço digital coletivo, composto por universos virtuais, realidade aumentada e a internet, onde os usuários podem interagir com um ambiente e entre si através de avatares. 

Pense nele como uma evolução da internet, oferecendo uma experiência mais imersiva e tridimensional. Para os supermercados, o metaverso é uma possibilidade interessante para se conectar com o público.

Não é por acaso que grandes redes de supermercados como o Walmart têm investido na criação de espaços virtuais com conteúdo interativo e entretenimento para os seus clientes. 

Dá para perceber que o metaverso oferece uma ampla gama de oportunidades para o setor de varejo e supermercados, permitindo uma interação mais rica. Vamos ficar de olho para acompanhar as tendências que surgirem a partir de agora e como o mercado está se adaptando a este novo cenário.

Agora para conferir um KIT completo de Checklists para o seu supermercado!