Login Peça um Orçamento

Enfrente os desafios da logística no agronegócio

Quando o consumidor está acostumado a encontrar todos os produtos que precisa nas prateleiras do supermercado, ele nem se dá conta dos desafios da logística no agronegócio. Já os produtores, fornecedores e gestores do setor sabem muito bem que a cadeia de alimentos é extensa e desafiadora.

São muitos os procedimentos até que os produtos cheguem com máxima qualidade às mãos do consumidor final. A grande vantagem é que, com os avanços proporcionados pela transformação digital, hoje em dia ficou mais fácil gerir todos esses processos e otimizar a cadeia produtiva de ponta a ponta.

Continue a leitura e veja como enfrentar 3 desafios frequentes na logística no agronegócio com o auxílio de sistemas inteligentes!

Logística no agronegócio: qual a importância?

O departamento logístico no agronegócio abrange uma série de atividades específicas no cultivo, colheita e transporte dos alimentos. Se houver falhas em alguma dessas etapas, a qualidade dos produtos tende a ficar comprometida.

Para se ter uma ideia, os dados levantados pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) mostram que 50% do índice de desperdício de alimentos no agronegócio se dá nas etapas de manuseio e transporte de FLV (frutas, legumes e verduras). As etapas de produção agrícola e varejo seriam cada uma delas responsáveis por 10% desse índice, enquanto os outros 30% estariam na distribuição.

É por isso que manter uma organização logística é tão importante no agronegócio, sobretudo porque o setor lida com muitos produtos perecíveis que dependem de condições específicas para transporte e armazenamento, por exemplo.

Para fazer uma gestão eficaz e driblar os desafios da logística no agronegócio é fundamental definir bem os procedimentos padrões. Eles precisam estar claros em todas as frentes do segmento: supermercados, indústrias, produtores e distribuidores.

Assim, todos os colaboradores conseguem se manter alinhados com a rotina operacional, otimizando as tarefas do dia a dia para aproveitar melhor o tempo em atuação e garantir a qualidade dos produtos que serão entregues ao consumidor final.

A lucratividade e a rentabilidade do setor dependem disso. Portanto, a primeira coisa que o gestor precisa fazer para elaborar um bom plano logístico é padronizar os processos na cadeia agroalimentar.

Assim, é possível melhorar a eficiência dos processos internos, adaptar-se às exigências de segurança e fazer um controle de qualidade sempre efetivo.

Aproveite nosso KIT de POPs para empresas de alimentos e otimize o dia a dia da sua equipe padronizando sua operação!

Providências que podem ser tomadas

Alguns cuidados que podem ser tomados no sentido de enfrentar os desafios logísticos do agronegócio são:

  • Treinamento adequado da mão de obra para aprimorar o manuseio;
  • Uso de embalagens mais resistentes e adequadas;
  • Controle minucioso das operações de carga e descarga;
  • Distribuição estratégica da carga, evitando colocá-las próximas aos produtos que emitem etileno ou que sejam sensíveis à substância;
  • Avaliação prévia das condições climáticas para aperfeiçoar o cuidado isotérmico dentro dos caminhões.

3 desafios da logística no agronegócio

Sabemos que o Brasil é um país de dimensões continentais, o que por si só dificulta bastante a logística no agronegócio. Junto disso, existem desafios mais específicos para lidar nas estradas, como a falta de infraestrutura e a manutenção precária. Tudo isso interfere nas condições de transporte, sobretudo em termos de segurança e agilidade nas entregas.

Além desse desafio, existem outros entraves logísticos comuns no agronegócio. A seguir, listamos 3 deles que com certeza você já precisou enfrentar.

1. Manter os cuidados no transporte da carga

Cada produto exige um tipo de armazenagem, considerando-se sobretudo fatores como temperatura e umidade do ambiente. É essencial checar esses aspectos no transporte da carga para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos até o destino final.

As embalagens utilizadas também demandam cuidados específicos, de modo a evitar danos e perdas tanto no transporte quanto no manejo. É preciso se atentar também às especificações sobre peso máximo da carga, limite de empilhamento, entre outros quesitos de proteção dos produtos.

2. Ter estrutura adequada para armazenamento

Aumentar a capacidade de armazenagem é outro desafio frequente da logística no agronegócio. Uma capacidade ampla favorece a estocagem e permite ao gestor ter mais autonomia em relação aos preços. No entanto, é preciso estar sempre atento às condições do ambiente para evitar danos por temperatura ou umidade inadequadas, por exemplo.

A atenção aos prazos de validade também é um fator primordial. Além disso, as operações de armazenagem e estoque devem ser pensadas de modo a garantir a disponibilidade ideal de determinados produtos em todos os períodos do ano.

3. Reduzir perdas na cadeia de alimentos

Essa talvez seja a maior preocupação dos gestores entre os desafios da logística no agronegócio. Afinal, as perdas podem representar prejuízos significativos em toda a cadeia de produção e distribuição. 

Os cuidados devem ser redobrados no caso de produtos sazonais, aqueles que só podem ser colhidos em certas épocas do ano. Isso demanda atenção extra no transporte e manuseio, devido à disponibilidade limitada.

Tecnologia aliada à logística no agronegócio

Hoje em dia, os gestores têm à disposição ferramentas que são grandes aliadas em todas as fases da cadeia de alimentos. Um exemplo são as tecnologias utilizadas no setor de suprimentos e produção agrícola – como os sistemas de irrigação e monitoramento de condições climáticas – de modo a planejar a safra com mais precisão e, assim, aprimorar a qualidade dos produtos e minimizar desperdícios.

Já no âmbito logístico da distribuição, os investimentos têm sido em sistemas inteligentes que ajudam a gerenciar melhor as operações. Quanto às funcionalidades desse tipo de ferramenta, podemos citar a padronização de procedimentos internos, a inspeção de qualidade, a checagem de tarefas diárias, a avaliação de fornecedores, entre outros recursos que otimizam o dia a dia das equipes e evitam falhas operacionais.

Por esses motivos, o investimento em suporte tecnológico já se tornou prioridade no setor, ajudando os gestores a enfrentarem os desafios da logística no agronegócio de um jeito prático, rápido e efetivo.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda como a tecnologia ajuda a reduzir perdas pós-colheita dentro do seu packing house!