Qual a importância do fiscal de prevenção de perdas no supermercado?

Um fiscal de prevenção de perdas é responsável por assegurar que estabelecimentos, como supermercados, atacarejos, hipermercados e afins, reduzam perdas, furtos e descartes irregulares de produtos em todos os setores da loja.

Além disso, ele é responsável pela entrada e saída de clientes, funcionários, mercadorias e confere se os produtos recebidos estão de acordo com a quantidade mencionada na nota fiscal.

Segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), cerca de 2% das perdas no faturamento bruto anual de supermercados é causado por perdas, furtos e descartes.

Guia Prevenção de Perdas no Varejo 2


Importância de um fiscal de prevenção de perdas

O Fiscal de prevenção de perdas no supermercado será um ponto-chave essencial no aumento do seu lucro, já que um de seus papéis é a redução de perdas e desperdícios.

Sua principal responsabilidade é impedir que esses erros não se repitam e que seu orçamento seja investido onde realmente é necessário, visando sempre o lucro.


Funções de um Fiscal de Prevenção de Perdas no Supermercado

  • Acompanhamento da loja, desde sua abertura até o fechamento;
  • Contagem dos itens em estoque, principalmente os que estão sem movimentação;
  • Conferência do lixo que é destinado a coleta, analisando se nenhuma mercadoria foi ocultada ou descartada de forma irregular;
  • Orientação aos encarregados do setor de hortifrúti para o manuseio correto, bem como o descarte de produtos impróprios no setor;
  • Ficar atento aos períodos de maior fluxo de pessoas, evitando que furtos passem despercebidos;
  • Criação de estratégias que evitem a perda das mercadorias, como a redução do preço em itens perto do vencimento;
  • Monitoramento da temperatura de geladeiras, balcões refrigerados e afins.


Fatores que podem ajudar na boa execução da profissão

Alguns movimentos e conhecimentos por parte do profissional podem ajudar a se destacar e a fazer um trabalho de qualidade.

Tecnologia: 

Existem diversos recursos e soluções hoje que facilitam e auxiliam na prevenção de perdas dos supermercados. Desde automações dos sistemas até câmeras de monitoramento. O importante aqui é usar a tecnologia a seu favor.

Treinamentos:

Desenvolva sua liderança para orientar outros funcionários e guiá-los de maneira correta e assertiva. É importante ainda que todos os colaboradores saibam como agir em casos de furto, e atitudes suspeitas.

Treinamento de funcionários-1


Estratégia:

Propostas de soluções eficazes são essenciais na hora da resolução de problemas. Saiba identificar práticas que não estão trazendo bons resultados e trace ações para que surjam novas fontes de lucro. 

Por fim, mas não menos importante: seja criativo. As lojas requerem constantes melhorias e aperfeiçoamento, desde sua organização até gerenciamento de preços e estoques.

Fique atento sempre às legislações e mantenha-se sempre atualizado. Desta forma você garante que sempre estará fazendo um bom trabalho e tendo um ótimo desempenho.

Acredito que você tenha entendido a importância do fiscal de prevenção de perdas no supermercado. Agora, que tal ver na prática como reduzir as perdas por meio da inspeção de qualidade automatizada? Descubra como a rede Savegnago de Supermercados fez isso acontecer:

Case de Sucesso Savegnago