Certificação de Orgânicos: por que escolher a Genesis?

Saber escolher o organismo certificador mais adequado para satisfazer suas expectativas é fundamental para quem atua no segmento de orgânicos e passa por esse processo de certificação frequentemente.

Para a comercialização de produtos orgânicos, é preciso ter o selo emitido através de uma organização regularizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Genesis Group atua com serviços de certificação há mais de 18 anos e possui mais de 30 instalações operacionais nas principais regiões agrícolas do Brasil e Mercosul.

A confiabilidade e qualidade do serviço que você contrata reflete diretamente no desenvolvimento da sua produção. Se você está buscando se certificar pela primeira vez ou renovar a sua certificação de orgânicos, não deixe de ler esse post e entenda porquê escolher o Genesis Group.

Genesis Group

Desde 2001, a Genesis atua em diferentes certificações, sendo a certificação de orgânicos um dos serviços atendidos. O grupo tem como objetivo se tornar a mais completa plataforma de serviços de tecnologia, inspeção e certificação agrícola da América Latina e reúne empresas com diferentes especialidades:

  • GenesLab: responsável por supervisão de embarque em diferentes modais; inspeção, amostragem e classificação de produtos agrícolas; avaliação do sistema de qualidade em indústrias lácteas; testes; desenvolvimento de protocolos e selos de qualidade para marca própria; e tecnologia de armazenamento.
  • Genesis Controllers: procedimentos que proporcionam segurança no controle de patógenos.
  • Agrosafety: Laboratório de consultoria e análises de resíduos de contaminantes químicos.
  • PariPassu: soluções de tecnologia para a Gestão Agrícola, Rastreabilidade, Recall e Gestão da Qualidade para potencializar os resultados das empresas dos mais diversos segmentos.

E não para por aí: estamos presentes nos principais polos de produção agrícolas da América Latina, com laboratórios e escritórios no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai!

Genesis Group em números

Genesis certificações

A Genesis Certificações oferece soluções para Certificações e Protocolos, englobando em seu escopo:

  • Certificação de Unidades Armazenadoras;
  • Auditoria em Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP);
  • Auditoria e arbitragens de terceira parte em casos de contradição;
  • Selos de produção Sustentável como RTRS e moratória (soja), 4C e UTZ (café) e ABR (algodão);
  • Certificação de Orgânicos.

Especialmente no segmento de orgânicos, a Genesis é regularizada pelo MAPA e Inmetro para a certificação de produção e processamentos de orgânicos no mercado nacional, de acordo com a Lei n° 10.831/2003.

Atendimento humanizado

Quando você contrata uma certificadora, a maioria das organizações envia uma série de dados que devem ser preenchidos e encaminhados na sequência. Nesta forma de atendimento você é tratado de forma padrão, deixando de lado especificidades de cada operação. 

Na Genesis, por outro lado, cada caso é entendido como um projeto único. Acreditamos que a interação especialista-cliente é essencial para compreender as suas necessidades e superar expectativas. 

Ao entrar em contato com um de nossos especialistas, fazemos questão de compreender quais são suas motivações e objetivos, e determinar o melhor caminho para obter a Certificação de Orgânicos.

Realizamos um diagnóstico inicial e, se ainda ficarem dúvidas, agendamos uma reunião e apresentamos um projeto estruturado detalhadamente para a sua produção.

Acreditamos que somente assim podemos criar um relacionamento de proximidade e confiança, em que você se sinta à vontade para se expressar. Se cada produção tem as suas particularidades, faz sentido que cada projeto de trabalho seja customizado de acordo com as suas necessidades também.

Equipe capacitada

O treinamento da equipe é o ponto chave para garantir a qualidade do serviço de certificação. É preciso que todos estejam alinhados e igualmente capacitados.

Na Genesis, todos os auditores e inspetores possuem curso superior e, são qualificados e aprovados por um rígido processo seletivo, garantindo a imparcialidade.

Além disso, sabemos o quanto é fundamental acompanhar e estar preparado para mudanças do setor e do mercado. Por isso, anualmente nossa equipe passa por uma reciclagem de conhecimento.

O resultado é refletido diretamente na auditoria: quanto maior for a experiência e conhecimento técnico do auditor em relação à produção orgânica e suas especificações, maior é a eficiência obtida no resultado.

Tempo de resposta

Você já deve ter contatado outras certificadoras e o tempo de resposta não foi satisfatório, certo? Nós entendemos que o processo de auditoria, por si só, já é complexo. É nosso papel simplificar o máximo possível ao priorizarmos a eficiência e velocidade no retorno desde o primeiro contato.

Por isso, assim que os especialistas recebem uma solicitação ou dúvida, o contato é imediatamente realizado. O foco é entender a sua realidade para elaborar um projeto que faça sentido para você e para a sua produção.

Acompanhamento

Com as expectativas e escopo do projeto alinhados, nossa equipe técnica lhe encaminhará os formulários de cadastro e plano de manejo para preenchimento, sendo que, o mesmo pode ser realizado em conjunto conosco para que possamos lhe orientar da melhor maneira.

Tecnologia a favor do processo

O uso de tecnologia no agronegócio é a chave para o aumento de produtividade e na certificação não é diferente. Entre os objetivos do trabalho realizado pela Genesis está a promoção do uso de tecnologia no campo para uma melhor gestão da produção.

Para obter a certificação orgânica você precisa, não somente realizar as atividades de manejo de acordo com o indicado, mas também registrar diariamente as mesmas. O uso do Caderno de Campo nesse processo é uma possibilidade e permite a obtenção dos registros e compartilhamento com os envolvidos em tempo real, garantindo o fluxo de informação e controle da produção.

O impacto da tecnologia no agro é notável: aumento de produtividade devido a detecção rápida de gargalos, otimização do uso de insumos e facilidade de comunicação entre o produtor, técnico e seus funcionários.

Está tudo ligado, do campo aos grandes centros urbanos. A tecnologia na agricultura permite total controle sobre a produção, processamento, estoque e distribuição. O nosso papel é ser o seu facilitador nesta história: integrando as informações para que você acompanhe o status de certificação, rastreabilidade e qualidade de produto.

Pesquisa de satisfação

Com a finalização do serviço de auditoria, a Genesis Certificações realiza uma pesquisa de satisfação para entender como foi a experiência do cliente.

Através dessa prática, estabelecemos mais um canal de diálogo com os nossos clientes e entendemos o que esperam da empresa. Como consequência, as melhorias no serviço são direcionadas partindo de dados concretos sobre o que deve ser aperfeiçoado.

As melhorias implementadas a partir da pesquisa de satisfação são positivas: a Genesis Certificações tem atingido mais de 90% de satisfação dos clientes.

Por que isso tudo faz diferença na escolha da certificadora? A resposta é: simplificar o processo. A Genesis reúne um grupo de empresas especializadas em diferentes áreas, que permite a inserção da sua produção em um ambiente de confiança e torna todo o processo de certificação muito mais ágil e eficiente.

Fazer investimentos de forma assertiva é, sem sombra de dúvidas, umas das principais preocupações do produtor. E não é para menos! O mercado atual é bastante competitivo e é natural que haja controle e redução de custos.

Ao optar pela contratação do Genesis Group você passa a contar com especialistas em diferentes frentes de trabalho que atuam de forma coordenada e detalhada com base no seu projeto.

Por isso, uma coisa é certa: escolhendo a Genesis como certificadora de orgânicos você reforça o comprometimento com a sua produção e potencializa os seus resultados! Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como iniciar o seu projeto.

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Como aumentar a produtividade na Agricultura Orgânica?

    continue lendo
  • PariPassu

    Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória também para produtores rurais

    continue lendo