Login Peça um Orçamento

Qual a relação da cadeia produtiva no agronegócio e a sustentabilidade?

A cadeia produtiva no agronegócio é complexa e envolve todas as etapas que os suprimentos percorrem até chegar ao consumidor final. Ao apostar em um processo mais integrado e tecnológico, é possível otimizar o processo e medidas sustentáveis.

Não é segredo que o agronegócio representa uma parcela significativa da economia brasileira, e, ao mesmo tempo, é uma das atividades que gera maior impacto ambiental. Com isso, torna-se imprescindível pensar e colocar em prática ações que visem a preservação do meio ambiente.

Neste conteúdo, saiba quais as etapas da cadeia produtiva no agronegócio e descubra como desenvolver uma operação pautada pela sustentabilidade. Por fim, entenda como a tecnologia se encaixa nesse cenário. Boa leitura!

Quais são as etapas da cadeia produtiva do agronegócio?

A cadeia produtiva no agronegócio é composta por diversas etapas que vão desde o cultivo das plantas até a distribuição dos produtos finais. Cada etapa é fundamental para garantir a viabilidade comercial e proporcionar um produto de qualidade. A seguir, confira uma explicação resumida de cada etapa dessa cadeia:

Insumos

A primeira etapa da cadeia de suprimentos agrícolas é a aquisição de insumos para a produção como sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas, maquinários e novas tecnologias. Esses insumos são utilizados para preparar o solo e garantir o crescimento adequado das plantas.

Produção

A produção é a etapa seguinte, na qual os produtores realizam o plantio das culturas e cuidam do desenvolvimento das plantações. Essa etapa envolve diversos manejos como: irrigação, o controle de pragas e doenças, a colheita e o armazenamento dos produtos.

Para tornar essa etapa mais sustentável é possível adotar práticas como rotação de culturas, uso eficiente da água ou compostagem, por exemplo.

Processamento

Após a colheita, os produtos agrícolas podem ser processados para transformá-los em novos produtos. Por exemplo, o trigo pode ser moído para produzir farinha, a soja pode ter seu óleo extraído, ou os alimentos podem sofrer beneficiamentos, como higienização e embalamento de maçãs para serem vendidas in natura.

Nesse caso, a sustentabilidade pode ser aplicada em outras ações como o uso de embalagens sustentáveis, controle para redução de desperdício ou até a adoção de tecnologias que ajudem a tornar o processamento mais eficiente.


Distribuição

A distribuição é a etapa na qual os produtos são transportados do local de produção/processamento para os locais de consumo. Isso pode envolver o transporte de grãos para silos, o transporte de frutas e verduras para mercados ou o transporte de produtos processados para lojas e supermercados.

Nesta etapa, a gestão e a logística precisam ser organizadas já que os produtos, especialmente os perecíveis, precisam de cuidados no transporte e no armazenamento. 

Nesse sentido, aumentar a eficiência da logística é importante para reduzir custos e recursos no transporte. Além disso, escolher empresas de transporte com práticas ambientais responsáveis é outra prática alinhada com a sustentabilidade.

Venda

Por fim, a última etapa da cadeia produtiva do agronegócio é a venda dos produtos. Isso pode envolver a venda direta do produtor para o consumidor final, ou a venda para intermediários, como distribuidores ou exportação. 

Leia também: Rastreabilidade de Alimentos: 10 razões para implementar a rastreabilidade na sua empresa

A importância da cadeia de suprimentos 

Para que tudo flua bem, todas as etapas precisam ser interligadas, afinal, se houver problemas em alguma delas, todas as outras podem ser afetadas. Nesse sentido, é importante entender que cada etapa tem complexidades e precisa ser cuidadosamente gerida para evitar falhas e prejuízos. 

A cadeia de suprimentos também tem um papel importante na preservação do meio ambiente. A adoção de práticas sustentáveis de produção e o uso de tecnologias mais eficientes contribuem para a conservação dos recursos naturais e a redução do impacto ambiental.

Como desenvolver uma cadeia de suprimentos sustentável?

Em primeiro lugar, é preciso avaliar a sua cadeia de suprimentos para identificar os impactos existentes. Isso envolve entender qual o impacto ambiental dos materiais utilizados, as emissões de carbono de seus processos, o impacto social das práticas de trabalho e até a eficiência energética de sua cadeia de fornecimento.

Feito isso, é possível estabelecer metas sustentáveis mais precisas e mensuráveis. Lembre-se de contar com recursos e ferramentas que te ajudem a avaliar o progresso e as melhorias através de métricas. Entre as ações sustentáveis, podemos citar:

  • seleção de materiais sustentáveis;
  • medidas para redução de desperdício;
  • práticas de trabalhos justas e seguras;
  • ações para alcançar eficiência energética.

Pegada de carbono na cadeia produtiva do agronegócio

A produção e transporte dos alimentos impacta diretamente na produção dos gases do efeito estufa, por isso, torna-se essencial que as empresas do setor se atentem para medidas que diminuam a pegada de carbono. 

A pegada de carbono é uma medida do impacto que a atividade humana tem sobre o meio ambiente em termos de emissões de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO2).

Nesse caso, é possível adotar práticas sustentáveis de manejo do solo e da água, reduzir o uso de fertilizantes e defensivos químicos, investir em tecnologias mais eficientes, evitar o desperdício no transporte e na distribuição dos alimentos, como já mencionado, entre outras ações. 

Assim, a pegada de carbono pode ser uma das medidas adotadas por empresas que seguem os critérios ESG, ou seja, implementam uma abordagem em prol do meio ambiente, da sociedade e da governança. 

Aplicando princípios ESG

A aplicação dos princípios ESG (Environmental, Social and Governance) na cadeia produtiva do agronegócio pode trazer diversos benefícios para todas as partes envolvidas. Veja algumas das possíveis aplicações em cada uma das esferas:

  • Ambiental: aplicar medidas para diminuir a emissão dos gases de efeito estufa, adotar práticas sustentáveis de produção agrícola, como o uso de tecnologias que reduzem o impacto ambiental, o uso de agroquímicos menos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, além de técnicas de conservação do solo e da água.
  • Social: gerar inclusão social e a segurança alimentar da população local, garantir a proteção dos direitos trabalhistas dos funcionários envolvidos na produção. Também é importante envolver as comunidades locais nas decisões que afetam diretamente suas vidas, como a utilização da terra e a gestão dos recursos naturais.
  • Governança: adotar práticas transparentes de governança corporativa, com a divulgação de informações sobre a produção e a gestão de riscos, além de garantir a conformidade com as leis e regulamentações ambientais e trabalhistas.

Além dessas práticas, a adoção de certificações e selos de qualidade também pode ser uma estratégia importante para demonstrar o compromisso da empresa com os princípios ESG, o que pode aumentar a confiança dos consumidores e investidores.

Aposte na tecnologia para otimizar processos

Uma abordagem sustentável precisa ser consistente e para conseguir acompanhar os processos e garantir a qualidade da cadeia produtiva no agronegócio, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Através de sistemas inteligentes é possível fazer um acompanhamento detalhado de todo o trabalho, aumentando a visibilidade de dados e clareza para tomada de decisões. Além disso, a tecnologia pode ajudar a tornar a gestão mais rápida e prática, otimizando o negócio.

Agora que você já sabe mais sobre a relação entre a cadeia produtiva no agronegócio e a sustentabilidade, aproveite para ficar por dentro da normativa sobre rastreabilidade.