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Avaliação de fornecedores: métodos que você precisa testar

​​A avaliação de fornecedores é uma tarefa primordial para o bom funcionamento do seu negócio.

Pensar nos demais elos da cadeia alimentícia é fundamental quando falamos em avaliação de fornecedores. Afinal, uma gestão de qualidade efetiva envolve também as etapas de produção e distribuição dos alimentos.

Neste conteúdo, falaremos sobre a importância de avaliar bem os seus fornecedores, explicando quais aspectos devem ser priorizados nessa análise. Mostraremos também dois métodos práticos para conduzir sua avaliação com agilidade e eficiência. Vamos lá!

 

No que consiste a avaliação de fornecedores?

Especialmente no ramo de alimentos, podemos dizer que a avaliação de fornecedores é uma etapa imprescindível para a gestão de qualidade e segurança no setor. Essa tarefa consiste basicamente no acompanhamento de tudo o que chega ao varejo, considerando-se também as entregas nas etapas anteriores da produção alimentícia.  

Aquilo que o fornecedor entrega é parte essencial para o andamento adequado dos processos internos de uma empresa. Por isso, é muito importante saber ao certo quem são seus fornecedores e qual o grau de qualidade das entregas, a fim de cultivar as parcerias mais promissoras.

 

A importância de avaliar os fornecedores

O sucesso da parceria entre empresa e fornecedor depende da transparência e confiabilidade nos processos. É preciso observar a qualidade do produto ou serviço entregue e não somente o preço. Afinal, um fornecedor pode ofertar menor preço, mas apresentar baixa qualidade de serviço, o que  não é um cenário interessante.

Para tornar o processo de avaliação de fornecedores mais eficiente, no que tange à classificação e tomada de decisão, é necessário definir métodos práticos e ágeis, de modo a fazer uma análise consistente sem desperdiçar o tempo operacional das equipes.

A importância dessa tarefa, portanto, vai além da manutenção de um rígido controle de qualidade dos produtos. A avaliação dos fornecedores é crucial também para a fluidez das operações no setor alimentício como um todo.

Isso porque, se a logística de fornecimento for ruim nas etapas de produção e distribuição, por exemplo, toda a cadeia de alimentos poderá ser afetada, tanto em termos de qualidade e segurança, quanto no âmbito da agilidade dos procedimentos e da chegada de um bom produto às mãos do consumidor final.

 

Métodos para avaliação de fornecedores

Para ajudar você na tarefa de avaliação dos fornecedores, descrevemos a seguir dois métodos práticos que envolvem questionários com perguntas específicas e análises de indicadores de qualidade.

 

Questionário de avaliação

Elabore um questionário de avaliação de fornecedores e atribua uma nota a cada vez que forem avaliados. Baseie a sua análise nas seguintes perguntas:

  • O fornecedor possui certificações de qualidade?
  • A empresa do fornecedor utiliza sistema de rastreabilidade de produtos?
  • O fornecedor entrega os produtos dentro do prazo estabelecido?
  • Os produtos do fornecedor estão dentro dos padrões de qualidade desejados?
  • Qual o volume de entrega?
  • Qual o volume de devolução dos produtos?

A partir das notas obtidas por cada fornecedor nos questionários de avaliação, crie classificações para cada faixa de pontuação. Alguns exemplos de classificações que podem ser utilizadas são: fornecedor A, B, C; fornecedor 1, 2 e 3 ou até mesmo fornecedor Excelente, Bom e Ruim.

Usando indicadores formados a partir das notas e classificação de cada fornecedor, faça uma comparação de desempenho entre eles de acordo com o impacto que os produtos adquiridos têm para o seu negócio.

Com esses dados dispostos de maneira didática e que permita analisar facilmente seus fornecedores, é possível substituir aqueles com baixo desempenho, deixá-los em stand by em um banco de dados ou, o que indicamos, iniciar um projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos.

As notas obtidas por cada fornecedor na Avaliação de Fornecedores permitem acompanhar cada um deles ao longo do tempo e aproveitar as melhores oportunidades de mercado, possibilitando a negociação de preços e prazos com maior segurança.

 

Acompanhamento de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho ou KPI’s, sigla utilizada para o termo em inglês Key Performance Indicator, são indicadores que ajudam a conduzir a avaliação de fornecedores para medir o seu desempenho operacional em processos determinados. Utilize os KPI’s para avaliar aspectos como:

 

Qualidade

Para que a empresa consiga suprir as necessidades de seus clientes, o produto fornecido deve atender critérios de qualidade anteriormente estabelecidos. Conferir se a empresa fornecedora cumpre os requisitos direcionados à garantia da qualidade do produto é fundamental para disponibilizar produtos dentro do padrão que sua empresa espera.

 

Pontualidade

Realizar um acompanhamento de fornecedores regularmente evita que erros como divergência de informações na nota fiscal, valores e prazos aconteçam, por exemplo. Quando o fornecedor não possui processos logísticos bem estruturados, acaba gerando prazos ilusórios e afetando o período de entrega combinado.

 

Atendimento

Sabemos que para muitas empresas fornecedoras o calcanhar de Aquiles está no atendimento ao cliente. Assim como a transparência e a confiabilidade, mencionadas no início do post, o atendimento também é um dos pontos principais para que a parceria entre empresa e fornecedor seja um sucesso.

Esse indicador irá te ajudar a priorizar fornecedores que tenham atendimento e suporte de qualidade e os que possuírem um melhor tempo de resposta em casos de não conformidades relacionadas com as entregas.

 

Cotações

Escolha fornecedores que entreguem produtos que favoreçam uma ótima posição no mercado em que a empresa atua e que também colaborem com a sustentabilidade do seu negócio. Não fique preso a uma única cotação, evite o risco de variações imprevistas de preços.

Faça  pelo menos três ou mais cotações. Compare prazos de entrega, características de qualidade do produto ou serviço fornecido e analise criteriosamente as condições de pagamento. Lembre-se, a saúde financeira do seu negócio está diretamente relacionada com esse KPI.

 

Avaliação de fornecedores: dica bônus

Por fim, uma dica bônus é que você pode contar com ferramentas digitais para otimizar a aplicação dos questionários e acelerar sua análise de indicadores. Desse modo, o próprio sistema indicará as melhores parcerias para o seu negócio, a partir dos registros que as equipes forem compilando na plataforma a cada nova entrega.

Isso garante uma rotina operacional mais fluida, aprimora o controle de qualidade e permite identificar as parcerias mais promissoras.

 

>> Saiba mais sobre gestão de fornecedores e veja o manual de boas práticas para cultivar parcerias duradouras.