Login Peça um Orçamento

Transporte refrigerado de alimentos: tudo o que você precisa saber

O transporte refrigerado de alimentos é uma etapa importante para garantir a segurança e a integridade dos produtos. Já que, se eles não forem adequadamente transportados, isso pode comprometer a qualidade e gerar perdas.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Por isso, o setor alimentício precisa ter atenção na hora do transporte de alimentos, regulando a temperatura de acordo com a necessidade e pensando em aspectos da logística para diminuir desperdícios.

Neste conteúdo, entenda como funciona e qual a importância do transporte refrigerado de alimentos. Além disso, conheça algumas boas práticas para se adequar às normas e identificar a temperatura ideal de cada mercadoria. Continue a leitura para saber mais!

Como funciona o transporte refrigerado de alimentos?

O transporte refrigerado de alimentos envolve o uso de equipamentos e tecnologias específicas para manter a temperatura dos alimentos em níveis seguros durante todo o trajeto.

Os alimentos devem ser selecionados cuidadosamente para garantir que estejam em perfeitas condições antes de serem carregados no veículo refrigerado, o qual precisa estar equipado com um sistema de refrigeração adequado.

A temperatura adequada para o transporte de alimentos perecíveis varia de acordo com o tipo de alimento. Em geral, não se deve transportar alimentos refrigerados se a temperatura do ambiente de armazenamento estiver acima de 10°C ou inferior a 4°C.

É preciso que o tempo e temperatura de transporte não comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento. Eles devem ser armazenados, protegidos contra contaminantes e devidamente identificados antes do transporte. 

Deve constar identificação com as informações:

  • designação de origem do produto; 
  • data de preparo (caso seja um produto pronto para consumo); 
  • prazo de validade (caso tenha)

Os veículos usados para o transporte precisam ser higienizados, aplicando medidas que garantam a ausência de qualquer vetor ou praga urbana. Nesse sentido, os veículos também não podem transportar outras cargas que afetem a qualidade dos alimentos.

Durante o transporte, o armazenamento dos alimentos também precisa de cuidado. Em alguns casos, pode ser ideal usar paletes, por exemplo, para permitir a circulação do ar frio que é conduzido no veículo através de dutos e ventiladores.

Outro aspecto importante do transporte refrigerado de alimentos são os recursos tecnológicos que podem aumentar a eficiência. É o caso dos sensores de temperatura, que notificam os motoristas caso não esteja no nível certo, para que as medidas necessárias sejam tomadas.

A importância do transporte refrigerado de alimentos

A principal razão pela qual os alimentos precisam ser transportados em temperaturas específicas é para evitar a deterioração e a multiplicação de microrganismos, que podem causar doenças e intoxicações alimentares. 

Alguns alimentos, como o caso das frutas, legumes e verduras, são particularmente sensíveis e podem se deteriorar rapidamente se não forem armazenados e transportados adequadamente. Sendo assim, é papel das empresas garantir a segurança e a qualidade desses produtos.

O transporte refrigerado ajuda a manter os alimentos frescos, preservando suas propriedades nutricionais, textura e sabor. Além disso, ele permite que os alimentos cheguem aos locais de consumo em condições ideais, prolongando sua vida útil e reduzindo o desperdício de alimentos.

Outro aspecto importante é que o transporte refrigerado é fundamental para atender às normas e regulamentações sanitárias e ambientais. Existem uma série de regras estabelecidas que são fundamentais para garantir um processo eficiente, entre elas podemos citar:

  • RDC nº 275, outubro de 2002 ANVISA;
  • RDC n° 216, setembro de 2004 ANVISA (produtos prontos para consumo).

Confira o infográfico: Como reduzir perdas pós-colheita.

 

Boas práticas para o transporte refrigerado de alimentos

A conservação dos alimentos precisa ser pensada em todas as etapas, desde a produção até a distribuição. Nesse sentido, o transporte refrigerado visa manter a mesma qualidade desde a origem até o destino. Veja a seguir algumas boas práticas para o processo:

1. Faça uma preparação adequada

Antes de iniciar o transporte, os alimentos devem ser preparados adequadamente, ou seja, higienizados, embalados e etiquetados. Os alimentos perecíveis devem ser armazenados em temperaturas adequadas antes mesmo do transporte.

2. Garanta o controle de temperatura

É importante seguir as recomendações da Norma NBR 14701, que estabelece os critérios de temperatura para produtos alimentícios refrigerados. 

Os veículos devem ter sistemas de refrigeração adequados para manter a temperatura dentro das faixas recomendadas de acordo com cada tipo de alimento, por exemplo:

  • Lácteos: 0ºC a 5ºC;
  • Carnes: igual ou menor que -18ºC;
  • Frutas e vegetais frescos: 7ºC a 10ºC;
  • Frutas e vegetais congelados: menor que -18°C.

3. Estabeleça padrões de higiene

Outro ponto fundamental é manter a higiene adequada durante todo o processo de transporte. Isso inclui a higienização regular dos baús dos veículos, equipamentos e embalagens de transporte. Não dá para esquecer das normas de higiene pessoal para os colaboradores que manuseiam os produtos.


4. Tenha cuidado com a carga

O ideal é que os alimentos não sejam transportados por trajetos muito longos, para evitar prejuízos. Também é válido evitar certos horários com temperaturas altas e usar caminhões com as características específicas com báu refrigerado ou frigorífico, conforme necessidade.

Além do mais, os alimentos devem ser armazenados em embalagens adequadas, e fixados com segurança dentro do veículo. Uma opção para longas distâncias é o transporte aéreo.


5. Faça monitoramento constante

Durante todo o processo de transporte, é importante monitorar continuamente a temperatura e a integridade dos alimentos. Caso haja qualquer problema, os responsáveis devem agir imediatamente para minimizar os danos e garantir a segurança dos alimentos.

Para conseguir monitorar os produtos com mais eficiência é possível contar com a rastreabilidade dos alimentos. Trata-se de uma prática que envolve toda a cadeia e é fundamental para garantir a qualidade e a segurança desde a origem ao consumidor final.

Para saber mais sobre o assunto, confira o e-book: Garantindo o controle de origem dos alimentos.