Tecnologias para supermercado: como controlar a operação em tempo real

Leia mais: Como prevenir quebras e rupturas em estoques de supermercados?   

Contar com métodos eficientes para o monitoramento das operações de um varejo é fundamental para obter bons resultados. Por essa razão, tecnologias para supermercados são a aposta de varejistas para manterem a competitividade e aperfeiçoarem a gestão de lojas

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

 

Um estudo sobre a transformação digital no varejo brasileiro, por exemplo, apontou que os investimentos em recursos tecnológicos estão na mira de 90% das empresas. A pesquisa foi realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

O seu negócio faz parte dessa estatística? Independentemente da sua resposta, com a leitura deste texto você ficará por dentro das opções disponíveis para aprimorar sua operação e das vantagens que esse passo pode proporcionar ao crescimento da sua empresa!

Então, aproveite os insights!


Tecnologias para supermercados: por que adotar?

Optar pela modernização das operações varejistas com o uso da tecnologia significa melhorar a qualidade da gestão e das demandas a serem desempenhadas pelas equipes. O volume de atividades e a dinâmica do dia a dia exigem agilidade e praticidade!

Fica difícil manter padrões e bons resultados com práticas manuais. Com a digitalização, muitas tarefas se tornam mais fáceis, como:

  • gerir fornecedores;
  • analisar indicadores;
  • elaborar, executar e mensurar planos de ação;
  • realizar auditorias;
  • estabelecer padrões de processos;
  • e muito mais.

Enfim, coordenar a operação pode ser uma atribuição com uma rotina totalmente aperfeiçoada por tecnologias para supermercados. 

Sem contar que melhorar os processos internos e “organizar a casa” oferece um grande potencial para aumentar a margem de lucro e, consequentemente, oportunizar investimentos em outros recursos. 

É sobre isso que falaremos no próximo tópico!


Como fazer o controle da operação em tempo real 

Você já parou para pensar em como seriam as rotinas no seu varejo se gestores tivessem visibilidade sobre todos os dados das operações e a disponibilidade para acessá-los na palma da mão a qualquer momento?

O controle em tempo real de tudo o que acontece em um supermercado pode ajudar, e muito, a reverter variáveis e imprevistos. 

Foi com essa finalidade que a PariPassu desenvolveu o CLICQ, um sistema de automatização para gestão de processos e controle de qualidade capaz de trazer velocidade ao dia a dia e de organizar o fluxo de atividades varejistas. 

7 vantagens do CLICQ para supermercados e atacarejos

Para que você entenda por que o CLICQ pode ser o seu melhor aliado na coordenação de um varejo, preparamos abaixo uma lista com os benefícios que a solução pode trazer.

 
1. É o fim dos processos manuais!

Um sistema como o CLICQ permite que tudo seja feito digitalmente, eliminando processos ultrapassados em planilhas extensas ou centenas de folhas de papéis com os registros da operação. 

O tempo que a sua equipe vai economizar com isso pode ser repassado a tarefas mais estratégicas!

 2. Ganho de eficiência com a precisão de informações

A tomada de decisão pode ser feita com muito mais segurança, pois a padronização dos processos vai assegurar um dado qualificado para as análises e indicadores das operações.  


3. Planos de ação rápidos

Em vez de aguardar a compilação de todas as anotações feitas dentro de um período, no CLICQ você precisa apenas abrir o sistema para verificar se existe ou não alguma inconformidade que exija um plano de ação

Melhor do que isso: o próprio CLICQ emite um alerta caso alguma informação cadastrada aponte uma situação fora dos padrões de controle de qualidade e segurança. Você pode tomar medidas de correção rapidamente, evitando maiores prejuízos. 


4. Conhecimento sobre a origem de não conformidades

Todo o histórico das atividades é mantido no sistema e pode ser facilmente consultado. Quando alguma não conformidade é detectada, basta uma pesquisa simples para encontrar a origem do problema. 

Com as evidências certas e o ponto focal do que deve ser feito, as chances de obter sucesso com planos e ações aumenta consideravelmente!


5. Inspeções de recebimento mais detalhadas

Os formulários de inspeções de recebimento são personalizáveis, o que permite que a equipe verifique com rigor todos os critérios acordados entre varejo e fornecedor. Com isso:

  • sua rede de fornecimento pode se desenvolver com base em pontos de melhoria identificados;
  • o supermercado perde menos mercadorias por avarias ou falta de controle de prazos de validade curtos, por exemplo;
  • as entregas podem ser melhor organizadas com procedimentos pré-estabelecidos. 


6. Controles para prevenção de perdas

Tecnologias para supermercados impulsionam medidas de prevenção de perdas, e com o CLICQ não é diferente. Aliás, você sabia que anualmente o setor varejista deixa de ganhar R$ 7,6 bilhões com o descarte de produtos impróprios para comercialização

O dado da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) demonstra o quanto é possível melhorar a margem de lucratividade com iniciativas consistentes de controle de qualidade e segurança dos alimentos

Entre os maiores tipos de perdas em supermercados, a quebra operacional (causada por danos na manipulação das mercadorias ou validade vencida, por exemplo) representa 48% das ocorrências

Por isso, uma ferramenta como o CLICQ é indispensável para fortalecer rotinas de fiscalização em loja e atuar na prevenção de perdas. 


 7. Gráficos e apontamentos de indicadores em tempo real

Tudo o que falamos até aqui é transformado pela solução em painéis de resultados instantaneamente. Ou seja: a operação passa a ser acompanhada com a compilação automática dos dados assim que as informações são registradas no sistema

E, para aproveitar todas essas vantagens, você só precisa entrar em contato com a nossa equipe para fazer um orçamento gratuito! Não perca tempo: