Processos em supermercados e atacados: como mapeá-los
Além de compreender por que o mapeamento é tão importante, o sucesso de um varejo depende de maneiras efetivas para identificar e detalhar processos em supermercados e atacados.
Além de compreender por que o mapeamento é tão importante, o sucesso de um varejo depende de maneiras efetivas para identificar e detalhar processos em supermercados e atacados.
Um dos fatores de sucesso da gestão de supermercados, assim como em qualquer outro segmento, depende da disponibilidade de informações. Quanto mais os gestores conhecerem sobre o negócio e suas rotinas, melhores serão as tomadas de decisão e, consequentemente, os resultados.
O dia a dia em operações de supermercados e atacados possui vários desafios e a organização é fundamental para garantir o sucesso do negócio. Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer a fundo essa dinâmica e realizar o mapeamento de processos.
Perder produtos no varejo, supermercados e atacados, é sinônimo de prejuízo. A solução é prevenir-se e promover ações de antecipação para reverter impactos financeiros negativos. Porém, só é possível agir com eficácia se existirem maneiras de medir toda essa perda e entender possibilidades de otimizar processos. E essa medição se faz através de indicadores de prevenção de perdas!
Por ano, os supermercados brasileiros perdem 7,6 bilhões de reais em produtos, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Diversos tipos de perdas ocasionam esse prejuízo.
Perder produtos significa vender menos e, consequentemente, ter prejuízo. Controlar a qualidade é uma forma de ganhar mais dinheiro, e conhecer os principais tipos de perdas em supermercados é o primeiro passo para isso!
As perdas no setor de perecíveis lideram o impacto no faturamento bruto de varejistas. No levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em 2021, o índice foi de 81%, frente a 19% para não perecíveis.
Neste artigo vamos te mostrar como fazer uma ficha técnica de alimentos para inspeção de produtos vegetais, com os principais pontos a serem inspecionados e os defeitos de modo geral.
Escolher bons fornecedores de alimentos para supermercados não é uma tarefa fácil. Até porque, no contexto do varejo, não estamos falando apenas de encontrar o melhor preço. É preciso avaliar condições e qualidade da entrega e dos produtos, facilidade na negociação, atendimento ao padrão de qualidade do seu negócio e muito mais!
O mercado de varejo tem se expandido cada vez mais. Em um cenário competitivo como esse, se destacar parece um grande desafio. Mas para aqueles que descobriram os atrativos característicos dos produtos de Marcas Próprias, o caminho para aumentar as vendas e se sobressair nas prateleiras ficou mais fácil.
Mas o que faz das MPs uma opção tão rentável? Confira neste blog post!
Os fornecedores são elementos chave para o sucesso do seu supermercado. Principalmente quando falamos de produtos perecíveis como as frutas, legumes e verduras.
A indústria de alimentos e bebidas exerce um papel importante para garantir o cumprimento de requisitos de segurança e qualidade de matéria-prima por parte da sua rede de fornecimento. Uma das ações indispensáveis para isso é a avaliação de desempenho de fornecedores.
Gerenciar o relacionamento com fornecedores é uma prática contínua, estratégica e depende de um conjunto de fatores. Qualquer falha no desempenho de quem produz e oferece a matéria-prima pode impactar toda a produção.
A indústria de alimentos encontra na tecnologia um grande potencial para aperfeiçoar práticas e melhorar seus resultados. Automatizar o processo de inspeção de qualidade é um excelente exemplo de como alguns recursos podem elevar a eficácia das operações!
Entre as ferramentas utilizadas para controle de produtos e processos na indústria, a folha de verificação de qualidade — ou checklist de qualidade — é essencial para garantir a segurança de alimentos e identificar não conformidades.