Indicadores: a melhor aposta para o sucesso do seu negócio

Empresas que dão atenção para indicadores de qualidade e tudo que ocorre no processo da cadeia produtiva, tem maior clareza de onde estão as oportunidades. Temos falado bastante sobre qualidade aqui em nosso blog, esse assunto pode ser repetitivo, mas a cada dia aprendemos mais um pouco e é nossa missão compartilhar essas experiências e histórias com vocês.

Sabemos que o sucesso de um negócio deve estar pautado na Gestão da Qualidade dos produtos e processos, no caso do segmento de alimentos e bebidas, o principal resultado deste trabalho é um produto de qualidade e seguro para consumo, diminuindo as possibilidades de recall de alimentos, e colaborando com a imagem da marca no mercado.

Gestão da Qualidade é a vida do seu negócio e faz parte da sua rotina, não é? Se a sua resposta foi contrária…Parem as máquinas! Você precisa rever esta questão.

Como saber se a Gestão da Qualidade está no caminho certo no seu negócio?

Para tudo isso funcionar é vital estabelecer indicadores para todos os processos, pois sem isso, torna-se impossível ter certeza se os processos estão funcionando, identificar os Pontos Críticos de Controle e estipular a melhoria contínua.

Perguntas que você deve responder para estabelecer os indicadores:

  • O que de fato é importante para os seus clientes?
  • O que é bom para o seu negócio?
  • E o que você pode fazer sobre isso?

E o mais importante, os indicadores precisam estar relacionados ao resultado de um processo e ao valor que este processo gera para o negócio, como, o dinheiro que o seu negócio ganhou ou deixou de perder.

Lembre-se: as pessoas e os processos têm uma parcela de responsabilidade para o seu negócio ganhar ou perder dinheiro. Exemplo: indicadores de inspeção de qualidade, devolução de produto, ruptura no cliente.

Além de garantir o sucesso do seu negócio, estabelecer indicadores demonstra para toda a empresa, gestão e colaboradores, a evolução de um trabalho que depende de todos, para um objetivo comum:  a qualidade total.

O final de ano é uma época consagrada para fazer balanços e estruturar e renovar estratégias, aproveite esse momento para estabelecer e/ou reavaliar os indicadores da sua empresa e iniciar 2017 com o pé direito.

Pensando nisso, elaboramos 2 conteúdos muito interessantes para te ajudar nessa tarefa sobre Qualidade. Baixe agora gratuitamente o eBook Automação do Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos e o Estudo de Caso Dallas São Paulo – Resultados na Prática

 

 

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Controle de qualidade: como padronizar o processo de produção de leite?

    continue lendo
  • PariPassu

    A importância da ficha técnica de produto para o controle de qualidade

    continue lendo