Blog PariPassu

Gestão de supermercados: como melhorar com mapeamento de processos

Escrito por Caroline Stein | 06/05/22 16:45

Um dos fatores de sucesso da gestão de supermercados, assim como em qualquer outro segmento, depende da disponibilidade de informações. Quanto mais os gestores conhecerem sobre o negócio e suas rotinas, melhores serão as tomadas de decisão e, consequentemente, os resultados. 

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e entenda como melhorar sua gestão com mapeamento de processos:

 

Os relatórios gerenciais fazem parte dessa realidade, mas o mapeamento de processos é tão importante quanto, e é sobre esse assunto que falaremos ao longo deste artigo. Confira!


Desafios da gestão de supermercados

Para gerir um supermercado ou atacado com excelência, é preciso dividir a atenção entre:

São diferentes frentes a serem administradas. O elo entre todas elas são os processos, que diariamente estabelecem as rotinas dentro do varejo. 

Quanto mais organizados estiverem, melhor será o fluxo de trabalho no dia a dia, e maior será o tempo que poderá ser dedicado à visão e planejamento estratégico do negócio.

O desafio da gestão de um varejo é justamente este: equilibrar todos os pratos simultaneamente. Por isso, algumas práticas podem reduzir o desgaste e ajudar gestores a focar em atribuições de maior impacto.


Qual a influência do mapeamento de processos na gestão

Uma dessas práticas é o mapeamento de processos, que será o nosso foco neste conteúdo. Garantir o conhecimento e o detalhamento de todas as atividades desempenhadas no cotidiano de uma loja é o primeiro passo para entender como geri-la.

Imagine entrar em um avião e receber a missão de pilotar a aeronave sem ter nenhum domínio sobre as centenas de botões e informações mostradas no painel. Impossível, certo?

Estar à frente de um varejo e não ter entendimento sobre cada uma de suas etapas — desde os recebimentos até a passagem do produto pelo check out — é a mesma coisa. 

Não há chances de que a empresa se desenvolva, e é neste ponto que o mapeamento de processos é tão importante.  


Como mapear processos ajuda na gestão da operação

Podemos listar diversos pontos que são favorecidos quando um supermercado faz o reconhecimento de todos os processos operacionais com um alto nível de especificações. 

Conheça alguns deles na sequência e saiba por que o mapeamento pode ser um grande aliado na gestão de um varejo!


Visibilidade e controle das rotinas

Estruturar todas as atividades de um varejo permite instituir padrões. As pessoas passam a saber o que deve ser feito e como deve ser feito, estabelecendo uma continuidade e uma organização que tornam a supervisão mais simples e evitam imprevistos. 


Melhoria contínua

Logicamente, quando sabemos o que precisa ser executado, podemos identificar com mais facilidade as oportunidades de melhoria e inovação

A visão crítica sobre os procedimentos por parte da equipe aumenta. Com isso, uma gestão de supermercados que leve em conta o mapeamento dos processos junto a outros números e análises da operação pode evoluir de forma contínua.  


Qualidade nas tomadas de decisão

Conhecendo a fundo as atividades de um negócio, é possível ter mais evidências no momento em que decisões são necessárias. Do contrário, é muito provável que uma gestão baseada em suposições precise de muitas tentativas até chegar a um acerto.

A visão completa dos processos mapeados fornece os embasamentos necessários para que as melhores escolhas e definições para o negócio sejam feitas!


Identificação de falhas 

Revisar cada ação cotidiana em um mapeamento viabiliza a detecção de falhas antes que um problema mais crítico venha a acontecer. Assim, a gestão pode orientar-se para realizar correções com agilidade e evitar prejuízos


Prevenção de perdas

Todos os itens anteriores colaboram para a eficácia de programas de prevenção de perdas em supermercados. Com a assiduidade do controle das operações, as iniciativas de aprimoramento e a constatação rápida de falhas fará com que a loja desperdice menos produtos.

Isso significa que o varejo poderá oferecer uma mercadoria com mais qualidade e, como consequência, irá aumentar as vendas e ganhar mais dinheiro.

Ainda não tem uma área de prevenção de perdas bem estabelecida dentro do seu supermercado? Dê o primeiro passo ao realizar o curso gratuito sobre prevenção de perdas da Academia PariPassu:

Inscreva-se: Prevenção de Perdas de Frutas, Legumes e Verduras para Supermercados: práticas e estratégias para evitar desperdícios e prevenir perdas em hortifrútis


Desempenho da equipe

A produtividade dos profissionais tende a ser elevada quando existe padronização. Todos têm a clareza sobre os seus papéis e passam a executar suas tarefas com mais foco e objetividade. 


Treinamentos adequados

Quais são as habilidades importantes para aperfeiçoar as rotinas do seu varejo? A gestão de um supermercado passa a ser capaz de direcionar verbas e treinamentos ajustados às necessidades do negócio ao mapear os processos

Isso otimiza tempo e investimento, além de favorecer o engajamento do time, que irá atestar o valor dos aprendizados com a aplicação prática no dia a dia. 

Aqui vai uma dica: a Academia PariPassu pode ter opções interessantes de conteúdos para sua equipe!


Orientação das atividades

Torna-se muito mais simples delegar funções e delimitar as responsabilidades de cada um com processos bem visíveis. As pessoas também passam a compreender mais claramente o impacto das suas ações no trabalho do outro, e a gestão ganha transparência.


Previsão e redução de custos

O detalhamento dos processos fornece a visibilidade necessária para calcular recursos humanos, materiais e financeiros com mais exatidão. Inclusive, passa a ser viável fazer previsões e estimativas, alinhando investimentos e processos. 


Oportunidades para modernizar a operação

Por fim, a gestão de supermercados deve pesquisar alternativas para manter a competitividade da empresa e acompanhar a evolução do mercado

A transformação digital no varejo trouxe possibilidades de automação e de otimização para  rotinas indispensáveis em um serviço de qualidade. 

Uma boa gestão, em poder das informações necessárias com o mapeamento de processos em mãos, precisa seguir esse movimento e levar propostas ao empreendimento. 

Para revelar as possibilidades que a padronização e a tecnologia podem proporcionar ao varejo, queremos te convidar para acessar mais conteúdos da PariPassu: