Login Peça um Orçamento

Consultoria 2.0: como inovar o seu processo e não ficar para trás

O trabalho de um consultor pode ser comparado ao de um  médico. Ao perceber um problema de saúde, nada será tão eficiente quanto procurar um especialista. Se você faz uma consultoria, é seu papel, com base no histórico e trabalho do cliente, realizar um diagnóstico e determinar o melhor caminho para resolver dificuldades e alcançar metas.

Nos últimos anos, há um acentuado aumento da competitividade com o avanço de diferentes metodologias e tecnologias, e para o consultor não é diferente. Se não forem buscadas alternativas de melhoria do processo, algumas etapas da consultoria podem se tornar longas e pouco produtivas. 

O grande desafio está em inovar o serviço realizado. Mas como é possível otimizar tempo e qualidade de entrega, e ainda se modernizar?

A maior tendência desse setor é investir em soluções tecnológicas, tornando os procedimentos mais ágeis e se diferenciando da concorrência. Se você ainda não se aprofundou nesse tema, fique tranquilo! Continue lendo esse post e saiba como utilizar a tecnologia a favor do seu trabalho.

Segundo relatório da Associação Brasileira de Consultores (ABCO) divulgado em 2019, a tendência de contratação de consultoria contará com um crescimento de 83,2% no setor privado, colocando a comunicação instantânea e automação nas visitas como um movimento para os próximos anos. 

Para o consultor, cada cliente é um projeto novo e por isso, o serviço jamais poderá ser o mesmo para todas as empresas. Contudo, o uso de ferramentas ágeis, adaptáveis e que evitam retrabalho é fundamental, pois além de facilitar a vida do consultor, aumentam sua produtividade e agregam valor ao trabalho.

Sem tempo para ler? Tudo bem! Nós disponibilizamos um Player para você escutar e ficar por dentro do assunto. 😉

 

 

Na prática 

Os trabalhos de consultoria, em geral, possuem uma sequência de procedimentos padrão a serem executados.

Em um primeiro momento é realizado um diagnóstico presencial no cliente, na maioria das vezes com base em um checklist no papel. Em seguida, elabora-se um relatório apresentando os resultados verificados. E, a partir destes, é estruturado um plano de ação, sendo necessário o acompanhamento da evolução e tarefas executadas pelo cliente.

Quanto tempo você leva para elaborar um relatório após a visita técnica a um cliente? A falta de agilidade é um obstáculo tanto para os consultores quanto para os seus clientes, que levarão mais tempo para atingir seus objetivos.

Agora imagine se você, ao finalizar o preenchimento, pudesse enviar de forma automática o relatório com os resultados verificados. Quanto tempo você economizaria? Ou melhor, quantos novos clientes você poderia atender com o tempo economizado?

O maior desafio para o consultor não está em determinar o plano de ação a ser executado, mas em como acompanhar a evolução do cliente e entender se os procedimentos propostos estão sendo efetivos.

O uso de tecnologia no trabalho de consultoria permite que indicadores de desempenho do cliente sejam gerados de forma automática para obter o histórico de não conformidades analisadas, evolução de não conformidades, acompanhamento do plano de ação e entre outros.

CLICQ Paripassu
Indicadores de desempenho obtidos através da solução CLICQ da PariPassu.

A PariPassu trabalha como aliada do consultor na gestão de seus serviços e clientes através da solução CLICQ. E se para você ainda não ficou claro como automatizar a sua consultoria, solicite uma demonstração gratuita e entenda como profissionalizar o seu trabalho.

Fique atento! Se para você a automatização da consultoria ainda não é prioridade, confira os principais benefícios que esse processo traz para você e seu cliente:

  • Aumento de produtividade: O ganho de tempo impacta diretamente na produtividade do consultor, uma vez que terá mais tempo para realizar outras atividades e atender novos clientes. 
  • Facilidade no registro de informações: Utilizar o celular para registrar as consultas e construir relatórios a partir destes apontamentos traz agilidade para o dia-a-dia.
  • Armazenamento de dados online e com segurança: Diferente dos relatórios de papel ou arquivos armazenados no computador que podem ser extraviados ou corrompidos, a tecnologia de dados na nuvem permite armazenar as informações de forma segura independente da localização do consultor, resultando em comodidade e facilidade, seja no momento de registrar ou acessar a informação.
  • Evita o retrabalho e erros:  Eliminar tarefas repetitivas através de rotinas automatizadas, além de trazer um considerável ganho de tempo, reduz a possibilidade de erros melhorando a performance do consultor que as utiliza.
  • Tomada de decisão assertiva: Os dados levantados ao longo da auditoria são instantaneamente convertidos em informações de fácil análise na forma de indicadores, mostrando a real situação em que o cliente se encontra e proporcionando maior clareza no momento de tomar uma decisão. 
  • Plano de ação automático: Não conformidades podem gerar um plano de ação pré definido, acarretando em ganho de tempo para o consultor e organização das tarefas que o cliente deve realizar.
  • Eliminação total do tempo de geração de relatórios: Relatórios padronizados gerados a partir das visitas podem ser enviados automaticamente logo após realização da análise da empresa. 
  • Agregar valor ao trabalho:  Velocidade ao oferecer uma solução para o cliente somado a um alto nível de qualidade baseado em informações precisas trazem destaque ao profissional que está inserido em um mercado que tem se tornado cada dia mais competitivo, destacando-o dos demais.

O mercado de consultoria cresceu e não há sinais de retroceder. A necessidade de hoje, entretanto, é distinta: com tantos concorrentes é preciso buscar diferenciais. Nesse contexto, inovar com o uso de soluções tecnológicas é a chave.

Automatizar o trabalho de consultoria é eficaz para melhorar a circulação de informações, permitir análises com base em indicadores de desempenho, facilitar a tomada de decisão e reduzir o tempo de execução de tarefas para você e seu cliente.

A entrega de valor e profissionalização da sua consultoria é notada pelo cliente quando o mesmo é capaz de compreender que está atingindo de forma rápida os objetivos e acompanhar essa evolução em tempo real. 

No fim das contas é simples: unir um bom consultor e soluções tecnológicas traz velocidade somada à qualidade de entrega de serviço.

Nós da PariPassu separamos alguns conteúdos que você vai gostar, e além disso desenvolvemos a Academia PariPassu, com diversos cursos para você otimizar seus processos.