Blog PariPassu

Certificado de qualidade: o que e como adquirir

Escrito por Caroline Stein | 09/03/23 09:00

Você sabe para que serve um certificado de qualidade? O documento é emitido por órgãos altamente reconhecidos que atestam se uma empresa está garantindo a qualidade e excelência de seus produtos e serviços.

Os certificados de qualidade são fundamentais para as empresas que buscam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos clientes. Além disso, são obrigatórias em casos específicos de negociações no exterior e podem facilitar outros investimentos.

Esses certificados são comprovações de que a empresa atende a padrões de qualidade estabelecidos e isso pode trazer inúmeras vantagens para a organização. Neste conteúdo, entenda melhor o que é o certificado de qualidade, quais os principais disponíveis e 05 passos de como obtê-los para a sua empresa. 

Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

O que é certificado de qualidade?

O certificado de qualidade é um documento que comprova a qualidade de um produto ou serviço aos consumidores, ao mercado, ao governo e demais órgãos de vigilância. É usado pelas empresas para estabelecer um nível de comprometimento e preocupação em seus processos internos.

Um certificado de qualidade pode ser emitido por uma agência governamental, organização privada ou órgão de certificação e atesta a qualidade de um produto, serviço ou até mesmo o processo de fabricação usado para criá-lo. 

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por estabelecer normas de qualidade para produtos, incluindo alimentos. Entre os órgãos internacionais, um dos mais conhecidos é a International Organization for Standardization (ISO).

Para conquistar um certificado de qualidade, a empresa precisa estar preparada e ter um comprometimento com todo o processo. Algumas das características que podem ajudar na obtenção de um certificado de qualidade incluem:

  • sistema de gestão eficiente;
  • processos e procedimentos padronizados;
  • colaboradores em concordância com a cultura organizacional;
  • alinhamento com as diretrizes e normas exigidas pela certificação;
  • implantação de boas práticas nos processos internos.


Para que serve?

Um certificado de qualidade serve para promover maior competitividade e abrir novas oportunidades para as empresas. É uma forma de mostrar a todos que a empresa tem um cuidado e valoriza o padrão de qualidade no seu negócio.

A decisão de compra dos consumidores passa pela confiança na empresa, portanto um certificado de qualidade pode ter um impacto positivo nas vendas. Além disso, a atuação no mercado nacional e internacional ganha maior força e credibilidade.


Quem pode ter um certificado de qualidade?

Qualquer empresa pode obter um certificado de qualidade. É claro que para conquistá-lo é necessário se adequar às normas que podem diferir para cada certificado, além de passar por auditorias que irão comprovar a atuação da empresa de forma transparente e imparcial.

Em geral, um certificado de qualidade é um indicador que mostra transparência, confiabilidade e padrões mundiais de excelência na produção de bens ou serviços. Ao final do conteúdo, você encontra um passo a passo para obter um certificado de qualidade, porém antes disso, vamos entender a sua importância na indústria de alimentos.

Por que o certificado de qualidade é importante para a indústria de alimentos?

No setor alimentício, o cuidado com o produto é imprescindível em todas as etapas e impacta diretamente as vendas. Os consumidores estão preocupados com a segurança dos  alimentos e buscam por alimentos que atendam as expectativas, algo que a certificação pode atestar.

A certificação de qualidade incentiva boas práticas na indústria de alimentos. 

O manuseio, armazenamento e transporte dos produtos passa por uma série de cuidados e procedimentos que afetam sua qualidade, portanto, a empresa que se atenta a isso consegue oferecer alimentos seguros, nutritivos, higiênicos e com qualidade garantida. 

Alimentos que não atendem a esses requisitos perdem seu valor rapidamente, já que os clientes e o mercado passam a associar a marca com má qualidade. Portanto, é vital para a indústria de alimentos atender a essas demandas por meio de uma certificação de qualidade adequada. É válido pontuar que o certificado de qualidade tende a melhorar a imagem da empresa.

Em resumo, podemos apontar os seguintes benefícios da certificação para o setor:

  • melhora a competitividade frente aos concorrentes sem certificação;
  • passa ao cliente a segurança de um produto de qualidade;
  • aumenta as possibilidades de negócios;
  • proporciona melhorias nos processos internos.

Acesse o Manual: Como organizar os registros de qualidade na indústria de alimentos


Principais certificações da qualidade

Existem certificações que são específicas para alguns setores, enquanto outras valem para todos. Os principais certificados de qualidade industriais são:


ISO 9001

A ISO 9001 é aplicável a qualquer tipo de organização e se concentra em melhorar a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Seus requisitos envolvem otimização de processos, agilidade na produção que consequentemente levam a aumento na produtividade.


ISO 14001

Já a ISO 14001 trata o padrão internacional de gestão ambiental. Ela se concentra em ajudar as organizações a gerenciar seus impactos ambientais e melhorar a eficiência energética. Assim, a empresa assume a proteção do ambiente associada às suas atividades.


ISO 45001 

Essa é a norma internacional para gestão de saúde e segurança no trabalho que substitui a OHSAS 18001, e foi criada para se adequar às normas internacionais mais atuais. Sua implantação visa um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Em relação às certificações voltadas à indústria alimentícia, podemos citar:


ISO 22000 

A ISO 22000 é um sistema de gestão de segurança dos alimentos que garante que os alimentos produzidos e distribuídos por uma empresa são seguros para o consumo humano. Com isso, abrange toda a cadeia de produção, desde a matéria-prima até a distribuição dos produtos acabados.


SQF 

O SQF (Safe Quality Food) é um sistema de gestão de segurança dos alimentos que é reconhecido pela Global Food Safety Initiative (GFSI). Ele é voltado para empresas que atuam na cadeia de produção de alimentos, incluindo agricultores, processadores e distribuidores.


FSSC 22000 

O FSSC 22000 (Food Safety System Certification) é um sistema de gestão de segurança dos alimentos baseado na norma ISO 22000. Ele é especialmente importante para empresas que atuam na cadeia de produção de alimentos e que precisam atender aos requisitos de grandes redes de varejo e clientes globais.

>> ISO 22000 E FSSC 22000: quais as diferenças na segurança do alimento


Certificação de Orgânicos

A Certificação de Orgânicos atesta que a empresa adota técnicas agrícolas com métodos culturais naturais, buscando diminuir o uso de agrotóxicos e energias não renováveis. Para ser considerado orgânico, é necessário cumprir as práticas exigidas na Lei N° 10.831/2003.

Esses são apenas alguns exemplos, existem outras certificações de qualidade e segurança dos alimentos. Agora que já compreendemos o que é e qual a importância dos certificados, confira como funciona o processo para obter um.


5 passos para adquirir um certificado de qualidade

Para adquirir um certificado de qualidade, é necessário seguir os seguintes passos:

1. Escolha o sistema de gestão de qualidade que deseja implementar


Como vimos, existem diversas certificações e é preciso definir qual delas a sua empresa irá implementar. A escolha precisa se atentar a realidade da empresa e os objetivos a longo prazo. Se há intenção de fazer negócios internacionais, por exemplo, é importante um certificado que tenha reconhecimento e aceitação fora do Brasil.


2. Implemente o sistema de gestão de qualidade na sua empresa

Escolhido a certificação é hora de colocar em prática as normas e exigências sugeridas. Para isso, pode ser útil contar com soluções tecnológicas que ajudem a empresa a se adequar e estabelecer uma melhoria contínua.


3. Faça uma auditoria interna 

A auditoria interna serve para verificar se o sistema está sendo implementado corretamente. Assim, é possível fazer uma inspeção e garantir que tudo está sendo operado em concordância com a certificação.


4.Corrija o que for necessário

Com as auditorias internas, é possível pautar o que precisa ser corrigido e promover um processo interno de constante melhoria. Nesse sentido, é válido fazer auditorias com antecedência e não muito próximo da auditoria final. 


5. Faça uma auditoria externa

Por fim, a auditoria externa é feita pelo órgão que gera a certificação. Nessa etapa, será verificado se a empresa está em conformidade com todas as solicitações. Se a auditoria externa for bem-sucedida, será emitido um certificado de qualidade.

É importante notar que, além de seguir esses passos, é preciso manter e melhorar continuamente o sistema de gestão de qualidade para garantir que ele continue atendendo às necessidades e expectativas dos clientes. Sem contar que as certificações costumam ter prazo de validade, sendo necessário renová-las. 

Se você quer adquirir um certificado de qualidade, nada melhor que investir na Automação do Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos. Baixe o e-book para conhecer as tendências do setor e o que implementar na sua empresa