Login Peça um Orçamento

Benefícios da consultoria no processo de certificação

Atualmente as certificações de alimentos já fazem parte do nosso dia a dia, seja na hora de escolher algum produto, no supermercado, ou na hora de comprar e vender produtos para distribuidores e indústrias.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

As certificações servem para comprovar que o processo produtivo do produto segue diretrizes específicas para o cumprimento daquela certificação.

Na cadeia de abastecimentos são diversos os certificados que produtores podem receber, seja de produtos orgânicos, biodinâmicos, GlobalG.A.P., Global Markets.

Mas o processo de certificação muitas vezes pode ser longo e cansativo. Por isso, existem profissionais que podem te auxiliar nesse procedimento e torná-lo mais fácil e rápido: os consultores.

A consultoria é um serviço prestado para transmitir conhecimento por meio de instruções e orientações de especialistas na área contratada.

O objetivo final da consultoria é cortar caminhos, pois o especialista já passou algumas vezes por esse trajeto. Sendo assim, ao contratar uma consultoria, você chegará mais rápido ao seu objetivo.

Confira neste texto os benefícios da consultoria no processo de certificação para produção rural.

- Benefícios de contratar uma Consultoria no Processo de Certificação

- Certificações de qualidade para segurança de alimentos

Tenha etiqueta de rastreabilidade nos seu produtos. Clique aqui e saiba mais!


Benefícios de contratar uma Consultoria no Processo de Certificação

- Experiência na área

Essa é uma das principais vantagens ao contratar uma consultoria, a experiência que o profissional possui na área. 

Imagine um profissional que faz os mesmos processos de certificação todos os dias. Ele já entende de todas as leis, etapas da documentação, procedimentos, possíveis erros, como corrigir esses erros, como cortar caminhos, tudo sobre a certificação em andamento.

O que nos leva a mais dois benefícios:  a Eficácia e a Economia de Tempo.

- Eficácia

Pelo entendimento do consultor na área, o processo de certificação vai ser muito mais assertivo, sem retrabalhos.

-Economia de Tempo

Com uma terceira pessoa realizando este processo por você, não vai ser necessário alocar tempo para ler legislações e normas a fim de entender quais processos são necessários para adquirir o certificado. Assim, você vai conseguir focar apenas nas atividades que realmente precisam da sua atenção, e essas atividades serão direcionadas pelo próprio consultor.

- Olhar com imparcialidade 

Contratando uma empresa terceirizada ela terá imparcialidade na hora de revisar as atividades realizadas na sua produção. O consultor não irá apontar para quem fez certo ou errado, ele só vai estar preocupado com a eficácia da atividade.

Não importa o que foi feito antes da consultoria, o consultor vai verificar o que é necessário que o seu negócio faça a partir de agora para atingir o objetivo de conseguir a certificação.

As certificações de produtos alimentares já estão presentes no nosso dia a dia, seja ela no final da cadeia de alimentos, já impressas nas embalagens com o selo em questão ou quando aparecem no meio da cadeia alimentar, por exemplo, para distribuidores ou importadores, como a GlobalG.A.P. ou Global Markets.

As certificações para cadeia alimentar geralmente estão relacionadas com a segurança e qualidade dos alimentos. Dois aspectos que quando comprovados trazem mais confiança e 

transparência para o seu produto.

Mas já temos um post que fala sobre as principais certificações de qualidade para segurança de alimentos:

- Orgânicos;

- Unidades Armazenadoras;

- HACCP (APPCC) – Hazard Analysis And Critical Control Point;

- ISO 22000:2018;

- FSSC 22000;

- Global Markets;

- GlobalG.A.P. (Good Agricultural Practices);

 

Leia o texto:

 

Espero que você tenha entendido como contratar uma consultoria facilita o processo de certificação. Caso ainda tenha dúvidas de como a consultoria pode te ajudar, entre em contato com um de nossos especialistas:

 

 

Te vejo em um próximo post!