fbpx

A Lucato utiliza o Ecossistema PariPassu

Há mais de 50 anos a Citrícola Lucato atua com pioneirismo no ramo de frutas cítricas, fornecendo as melhores laranjas e tangerinas para todo o Brasil.

A  Lucato possui um packing house automatizado com equipamentos de última geração, garantindo a uniformidade de tamanho, cor, sabor e a mais alta qualidade do suco interno da fruta. A capacidade produtiva da empresa ultrapassa 30.000 toneladas/ano de citros de diversas variedades.

A operação respeita todas as normas referente à rastreabilidade e controle de qualidade  para a segurança do alimento. As frutas comercializadas em pacotes são embaladas automaticamente sem contato manual e contendo todas as informações da origem do produto.

A produção é armazenada em câmaras de temperatura controlada por meio de sistema  informatizado permitindo a entrega de produtos sem ruptura, mantendo-se como fornecedor qualificado perante os clientes.

A Lucato segue as melhores práticas de manipulação de alimentos e higiene e recebe auditorias referente a qualidade das grandes redes supermercadistas do Brasil. Com uma estrutura verticalizada possui todo controle da produção do pomar, colheita, transporte, beneficiamento, armazenagem e distribuição.

Lucato tem sua produção é 100% rastreada, ou seja, todas as frutas seguem o processo de rastreabilidade, o que garante o monitoramento da origem (pomar) ao destino (ponto de venda, supermercados), atendendo o mais alto padrão de qualidade, prazo de validade e normas mundiais de segurança alimentar.

A empresa disponibiliza  uma  linha diferenciada de embalagens  ao mercado, agregando valor ao produto e melhorando a exposição nos pontos de venda.

Em 2010, inovando no mercado de citricultura, lançou a primeira embalagem premium para laranja no Brasil, no modelo de pacote com alça. O pacote Premium da Lucato aumenta o apelo de marketing junto ao consumidor final e é um grande diferencial para seus clientes.

LÍDER NO SEGMENTO

A Cítricola Lucato atende 70% do mercado consumidor de frutas cítricas do Brasil, tendo clientes atacadistas e varejistas em: São Paulo (todo o estado), Minas Gerais (Região de Lavras, Pouso Alegre e Juiz de Fora), Rio de Janeiro (Região Serrana), Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis, Itajaí, Camboriú e Blumenau) e Brasília.

banner3

Líder no segmento de citros, a empresa investe continuamente na melhoria dos processos e inovações tecnológicas para entender as necessidades e entregar produtos superiores às expectativas de seus clientes.

Qualidade é um ponto fundamental do trabalho da Citrícola Lucato. Nada é mais importante para a empresa do que entregar ao cliente as melhores frutas cítricas do mercado.

Baseado nisso,  a Lucato desenvolveu um processo de trabalho que contempla a gestão da qualidade total desde a escolha correta da fruta na roça, utilizando equipamentos de ponta para selecionar as frutas em sua melhor coloração e sabor, transporte em caixas e pallets minimizando perdas, passando pelo packing house para selecionar o produto conforme as necessidades dos clientes. Tudo isso feito através das melhores práticas do mercado, com tecnologia importada e adaptada ao mercado brasileiro tendo por objetivo elevar a qualidade atual disponível e entregar um produto diferenciado e único ao consumidor final.

A Lucato está investindo em sua produção no campo, com a implantação de novos pomares (230 ha) totalizando 700 ha e com isso introduzindo novas variedades de cítricos, disponibilizando ao seu cliente um único local para abastecimento de laranjas, o ano todo, e garantindo a compra de frutas totalmente rastreadas e produzidas dentro das melhores práticas agrícolas, estimando chegar em 2022 com 40.000 toneladas de produção própria.

Do pomar à mesa do consumidor

1.     Pomar

A Lucato possui áreas próprias de produção nas melhores regiões do Estado de São Paulo e Minas Gerais.

  • Mudas certificadas e sadias – longevidade e produtividade;
  • Adubação e correção do solo;
  • Irrigação por gotejamento;
  • Melhores práticas agrícolas com uso de produtos certificados pela rastreabilidade.

Na colheita também são aplicadas as melhores práticas do setor para garantir a qualidade total das frutas:

  • Utilização de caixas plásticas e tesouras importadas;
  • Pessoal treinado e apto para colheita;
  • Cumprimento da legislação trabalhista;
  • Estímulo para colhedores; seguro de vida, EPIs, cesta básica, ônibus preparados.

2.     Transporte

A Citrícola Lucato possui frota própria com veículos novos e adequados para cada perfil de transporte. Toda carga é paletizada e tem as informações do seu lote registradas ao chegar no packing house.

3.     Packing house

Ao chegar no packing house inicia-se o processo de análise da qualidade das frutas quanto a cor, casca, brix e outros parâmetros, definidos em fichas técnicas e monitoradas:em todas as etapas do beneficiamento:

  • Lavagem com cloro;
  • Pré-escolha manual;
  • Lavagem com xampu neutro;
  • Tratamento antifungos;
  • Secagem;
  • Enceramento com cera de alto-brilho e conservação;
  • Seleção eletrônica das frutas de acordo com as especificações de cada cliente quanto a cor, calibre e peso;
  • Etiquetagem da fruta.

4.     Distribuição

Todas as caixas de frutas entregues ao cliente são identificadas, garantindo a rastreabilidade total da fruta e a segurança do alimento.

  • Logística própria;
  • Armazenagem correta;
  • Câmara fria;
  • Embalagens plásticas e de papelão;
  • Caminhão sider.

5.     Rastreabilidade e Controle de Qualidade

A Citrícola Lucato utiliza o Sistema Rastreador da Paripassu para identificar a origem da fruta, basta o consumidor acessar o app Conecta e digitar o código de rastreamento encontrado na etiqueta das embalagens da Citrícola Lucato, através do código de rastreamento é possível ter acesso as informações do nome do produtor, fazenda onde o fruto foi cultivado, nº do lote, localização da quadra, nº da ordem de beneficiamento, total produzido e quantidade de refugo e para quais varejistas foram distribuídos os produtos.

A rastreabilidade consiste no monitoramento da fruta por todas as etapas da cadeia produtiva: desde sua plantação até a chegada na mesa do consumidor final.

As frutas beneficiadas são analisadas, identificadas e direcionadas ao estoque de espera para expedição. Os embarques são liberados somente com o código de rastreabilidade no documento de embarque.

Além da ferramenta de rastreabilidade, a Citrícola Lucato utiliza o sistema CLICQ (Check List Inspeção e Controle de Qualidade), também desenvolvido pela Paripassu,  uma ferramenta que monitora as atividades associadas a inspeção da qualidade de produtos (calibre, coloração, temperatura, brix) e processos (produção, armazenamento, distribuição e ponto de venda), a utilização do sistema tem se mostrado essencial para a gestão do negócio.

telas_clicq

A associação do controle de qualidade à rastreabilidade, de forma automatizada, permite a coleta dos dados relativos à colheita da fruta (informações do produtor, área, produtos utilizados para controle de pragas e doenças) transporte (lote, descrição do lote, datas, condições) e aos processos internos realizados no packing house (análise de casca, brix, ratio, produtos utilizados na pós-colheita para aumentar o tempo de prateleira, etiquetas, embalagens).

Todos os dados são  monitorados e analisados por métodos estatísticos que garantem o padrão de qualidade da frutas comercializadas pela Citrícola Lucato.

Quer saber mais sobre rastreabilidade e gestão da qualidade? Clique aqui e conheça o nosso conteúdo (eBooks, estudos de caso, guias práticos).

Acompanhe o nosso blog e fique sempre bem informado sobre tecnologia e agronegócio!

 

 

Deixe o seu comentário

[fbcomments]

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Gestão da manutenção interfere na qualidade do alimento

    continue lendo
  • PariPassu

    Como a estratégia de vídeos pode auxiliar na sua consultoria

    continue lendo