Rastreabilidade agrega valor à produção de soja

A soja é a principal commodity do Brasil e uma das mais importantes mundialmente. Seu uso é diversificado, indo desde o óleo para medicamentos e biodiesel até o grão para alimentação humana e animal. O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo. Em 2021, devem ser colhidas mais de 132 milhões de toneladas de soja, com quase 40 milhões de hectares de área plantada, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produtividade da soja também cresce ano após ano e se aproxima de 3.400 kg por ha.

Assim como o consumidor final, os agricultores estão cada vez mais exigentes e querem acesso à melhor e mais completa informação sobre sua lavoura. Por isso, a rastreabilidade da soja garante o controle e a segurança do grão, rigidamente acompanhado da produção até
a comercialização. Para o sucesso desse processo, são necessárias três informações sobre plantio, manejos realizados nas lavouras e colheita.

“É crescente a demanda por alimentos seguros, produzidos em condições de respeito ao ambiente e às pessoas. A legislação para o setor agrícola também é rígida, tanto em termos ambientais quanto sociais, objetivando dar segurança ao atendimento dos padrões de produção”, ressalta Giampaolo Buso, diretor executivo da PariPassu, empresa de tecnologia e solução para rastreabilidade e qualidade de alimentos, integrante do GenesisGroup.

O GenesisGroup, referência em testes, análises, certifi cações e rastreabilidade para a cadeia do agroalimento, é responsável pela avaliação de mais de 70 milhões de toneladas de grãos por safra, especialmente soja e milho.

Para o produtor de soja, que enfrenta grande competitividade no setor, a rastreabilidade traz benefícios inclusive econômicos, pois agrega valor à produção. “Os agricultores que controlam os processos e fornecem informações da origem dos produtos têm potencialmente as melhores oportunidades de negócio”, diz Giampaolo.

Com a rastreabilidade, o agricultor também consegue controlar o nível de qualidade do grão para distribuição, otimizando o processo e cumprindo com a legislação brasileira.

Melhor, ainda, para os consumidores, que podem adquirir derivados de soja com a segurança de receber produtos de alta qualidade.

Caso seja produtor de frutas, legumes e verduras e queira conhecer o Rastreador PariPassu, fale com um de nossos especialistas agora mesmo.   

Julia Paripassu