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6 motivos para utilizar o QR Code no seu supermercado

Você já deve ter visto muitas embalagens que contenham um QR Code, como na imagem abaixo, não é mesmo? Esse código é muito utilizado em embalagens de produtos para os consumidores obterem diversas informações sobre a mercadoria.

 

QR code Leite

 

Como os consumidores estão cada vez mais conscientes quanto à qualidade dos alimentos que consomem, o uso do QR Code nos produtos do supermercado é uma excelente maneira de otimizar esse controle por meio da rastreabilidade do alimento.

A partir dessa rastreabilidade, é possível identificar a origem dos alimentos desde o campo até o consumidor. As informações sobre o caminho percorrido pelos produtos são registradas previamente e podem ser acessadas pelo QR Code.

Quer entender melhor como funciona esse mecanismo inteligente? Continue a leitura e entenda como essa prática viabiliza um controle de qualidade e segurança mais efetivo nos supermercados.

 

O que é QR Code?

O QR Code (Quick Response Code) ou código de resposta rápida é uma evolução do código de barras. Ele é constituído por caracteres codificados em uma imagem quadrada e esses caracteres representam um código bidimensional (2D), em que é possível colocar informações e conteúdos exclusivos, já que possui alta capacidade para armazenamento de dados.

Esse código é acessado através de câmeras de celulares., que funcionam como um leitor digital que traz a informação de maneira rápida. Originalmente o QR Code foi desenvolvido para utilização na indústria automobilística, a fim de rastrear veículos durante o processo de fabricação.

Hoje em dia, ele é amplamente difundido e até mesmo utilizado para rastrear alimentos como frutas, legumes e verduras (FLV). Ou seja, o QR Code no supermercado é um mecanismo importantíssimo para o controle de qualidade, segurança dos produtos e comunicação com o consumidor final.

Isso consequentemente reflete na experiência de compra do consumidor, que terá acesso a informações mais completas sobre os produtos que está adquirindo.

>> Confira o infográfico e conheça Garantindo o controle de origem dos alimentos

 

6 motivos para utilizar QR Code no supermercado

Agora que você já sabe como funciona o QR Code no supermercado, confira a seguir 6 motivos para utilizar esse recurso em seu estabelecimento e obter vantagens significativas para o seu negócio.


1.  Conformidade com a legislação

De acordo com a instrução normativa 02/2018, da ANVISA, os produtos vegetais frescos ou seus envoltórios – como caixas, sacarias e demais embalagens – devem estar devidamente identificados de forma a facilitar o acesso pelas autoridades fiscais aos registros e documentos obrigatórios. 

Para os produtos embalados é obrigatório seguir também a legislação de rotulagem.

Essa identificação pode ser realizada por meio de etiquetas impressas com caracteres alfanuméricos, código de barras, QR Code ou outro sistema que garanta a identificação de produtos vegetais frescos de forma única e inequívoca. Os registros obrigatórios e documentais para os supermercados são:

Informações sobre o Produto Vegetal

  • nome do produto vegetal;
  • variedade ou cultivar;
  • quantidade recebida do produto;
  • data do recebimento;
  • lote.

Informações sobre o Fornecedor

  • nome ou Razão Social;
  • CPF, IE ou CNPJ ou CGC/MAPA;
  • endereço completo (quando localizado em zona rural, coordenada geográfica ou CCIR).

Além disso, também é exigida a nota fiscal de compra ou documento correspondente.

Atenção: existem legislações estaduais que solicitam a identificação do produto a granel nas gôndolas do hortifrúti, mesmo que essa informação não esteja exposta ao consumidor final. 

Com a implementação de um sistema de rastreabilidade você terá acesso facilitado a todas essas informações no momento em que precisar. Ao final deste conteúdo, falaremos melhor sobre essa solução. Antes, vejamos outros benefícios do QR Code no supermercado.


2. Valorização do produto com QR Code no supermercado

Aos olhos do consumidor, um produto com sua origem identificada e de fácil acesso se torna muito mais atrativo, principalmente se considerarmos que os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade e confiabilidade que o produto alimentício traz em sua forma de cultivo e produção.

Estamos vivenciando um momento de transição, em que nos encaminhamos para um período em que será priorizada a segurança do alimento (food safety). Essa segurança está relacionada ao cuidado e a importância que uma empresa tem com a qualidade do alimento produzido.

Por isso, se a sua loja oferecer produtos de confiança, que tenham sua origem identificada por meio da rastreabilidade e proporcionem qualidade, você já estará na frente.

Utilizar o QR Code no supermercado é uma maneira inteligente de agregar valor aos produtos nas gôndolas. Isso favorece a experiência de compra do consumidor e impulsiona a fidelização dos clientes.

 

3. Transparência para o consumidor

Ao utilizar o QR Code na gôndola do seu supermercado você passa transparência para o consumidor, que ficará muito mais confiante em comprar no seu estabelecimento. 

Por meio do QR Code, o seu cliente pode acessar dados como origem, caminho percorrido pelo alimento e, também, informações que o produtor adicionar, como descrição e imagens. Basta que o cliente utilize o smartphone ou tablet para escanear o código através da câmera e, então, visualizar fotos e demais informações relacionadas à produção e ao trajeto do alimento. 

Essa transparência gera credibilidade para o seu supermercado, estreitando a relação de confiança entre a empresa e os consumidores.


4. Melhoria no layout da gôndola

O layout da gôndola do seu supermercado influencia muito na hora da compra do consumidor. Por isso, pensar em um layout que evidencie a qualidade e transparência dos produtos é fundamental para tornar a experiência de compra mais satisfatória.

Abaixo confira algumas sugestões para destacar o setor de hortifrúti com a etiqueta QR Code e reforçar a entrega de valor e transparência que o seu supermercado tem com o consumidor.

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5. Mais agilidade no processo de compra

Como os códigos QR podem ser utilizados para fornecer informações sobre os produtos, como preço, descrição, origem e valor nutricional, é possível agilizar o processo de compra.

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Os clientes podem simplesmente escanear o código para obter as informações relevantes e tomar decisões de compra mais rapidamente, sem a necessidade de procurar assistência de algum funcionário ou deixar de comprar por não saber a informação desejada.

 

6. Interação com o cliente

Os códigos QR podem ser usados para fornecer conteúdo interativo, como vídeos tutoriais, receitas, dicas de culinária ou informações sobre a história dos produtos. Isso pode aumentar o envolvimento dos clientes e criar uma experiência de compra mais personalizada.

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Rastreabilidade no supermercado: mais benefícios

Além dos benefícios relacionados ao controle de qualidade mais efetivo, a rastreabilidade de alimentos por QR Code no supermercado é importantíssima para otimizar o procedimento de recall. O recall é um processo de recolhimento de produtos que apresentaram não conformidade e podem causar algum dano ao consumidor final.

Hoje em dia, existem diversos mecanismos inteligentes que dão exatidão e agilidade a esse processo, a exemplo da rastreabilidade automatizada. Por meio do QR Code é possível obter os dados do seu fornecedor e das quantidades adquiridas da mercadoria de forma rápida e prática.

Associando o controle de qualidade ao sistema de rastreabilidade, os gestores obtêm ganhos consideráveis em eficiência nos processos internos e embasamento para decisões mais assertivas. Tudo isso por meio do registro dos dados que permite identificar informações detalhadas sobre a produção e trajeto dos produtos, como variedade, origem e distribuidor.

Ou seja, quando o supermercado investe em processos automatizados, a inspeção de qualidade se torna mais efetiva, já que estará associada a um código de rastreabilidade que pode ser facilmente lido através do QR Code. 

Isso ajuda a padronizar processos internos e reduz o tempo de operação dos avaliadores, de modo que eles possam redirecionar esforços para outras prioridades na empresa.

Assim, todos os envolvidos saem ganhando: os colaboradores aproveitam melhor o tempo operacional, os gestores poderão tomar decisões mais fundamentadas e os consumidores terão uma experiência de compra diferenciada.

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