Como manter a padronização em franquias de food service?

Após essa experiência, o cliente comenta com todos sobre o seu estabelecimento e avalia você com cinco estrelas na internet. Ele descobre então que o negócio possui outras três unidades e coincidentemente na próxima semana em que viaja, estará na cidade onde possui uma das franquias.

Entretanto, quando entra na unidade, alguns aspectos já parecem diferentes: o lugar já não é tão aconchegante, a decoração não é a mesma e o atendimento não foi tão bom. Ainda assim, ele faz o mesmo pedido realizado na última vez: o número 3 do menu. Ao receber o pedido, percebe que a qualidade não é a mesma que experienciou anteriormente.

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Como você acredita que ficou a percepção do cliente sobre sua marca?

Quando um cliente tem uma boa experiência em um dos seus estabelecimentos, ele espera ter a mesma experiência em outras franquias também. Contudo, a inconsistência entre as unidades pode gerar uma percepção incerta ou negativa com relação ao seu estabelecimento, o que pode fazer com que o cliente não volte a frequentá-lo. 

Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, nos últimos cinco anos o mercado de franquias obteve um crescimento de 35% no seu faturamento líquido. Só em 2019, cresceu 6,8%.

É fato: o setor tornou-se uma opção lucrativa até mesmo em épocas de crise e desafios.

Mas, de que maneira é possível garantir a consistência entre franquias? A resposta está na padronização.

A Padronização de franquias e a Gestão da Qualidade

Muitas franquias de Food Service não possuem os processos de gestão da qualidade claros e definidos. Entretanto, os clientes esperam o mesmo padrão de identidade com layout, produtos, serviços, preços e atendimento. Um plano de padronização é essencial para garantir o mesmo nível de qualidade.

Manter o padrão e a cultura da qualidade é um dos principais desafios quando falamos de franquias. Afinal, envolve toda a proposta que a marca pretende oferecer aos seus consumidores, além de estar alinhada a sua missão, visão, valores e, claro, toda a parte operacional que é essencial para favorecer o crescimento da rede.

 

Vantagens da Padronização de franquias

Com a padronização de processos é possível oferecer uma experiência de compra uniforme para o seu cliente, além de se tratar de uma estratégia muito vantajosa.

Motivos existem de sobra para que você aposte na padronização de unidades:

  • Valorização da marca: está ligada com a operação e sucesso do negócio. Isso tem forte relação com a qualidade dos produtos, serviços e atendimento nas unidades. Assim, não possuir um padrão de operação pode contribuir para  a desvalorização da marca.
  • Fidelização de clientes: os consumidores precisam associar a imagem da empresa a um nível de excelência em qualidade. Dessa forma, é necessário garantir que o cliente tenha a mesma experiência independentemente da unidade que ele visite. 
  • Expansão da franquia: a velocidade é um dos diferenciais deste modelo de negócio. Entretanto, só é possível crescer e manter a qualidade se houver padronização! Por isso, ter processos definidos e acompanhar indicadores de satisfação de clientes, funcionários, vendas, fornecedores, estoque são essenciais para um crescimento saudável da rede.
  • Redução de custos: ter suas operações mapeadas, através da otimização dos recursos, análise da quantidade de alimentos comprados, frequência com que são utilizados, local de armazenamento quanto às suas condições de temperatura e higienização. Esse processo ajuda a evitar qualquer tipo de contaminação e perdas indesejadas. 
  • Mais Produtividade: por meio da padronização o trabalho dos colaboradores é simplificado, ganhando agilidade na realização das atividades e diminuindo a probabilidade de que ocorram falhas. 
  • Gestão mais eficiente das unidades: a padronização de franquias permite que você acompanhe os indicadores de desempenho de cada unidade de forma comparativa. Investir em um processo de inspeções de qualidade periódica é fundamental para uma melhor gestão, pois permite acompanhar a evolução do negócio, identificar os principais pontos de melhoria e propor ações corretivas.

Na prática: como fazer a padronização de franquias de food service

Para garantir a padronização entre as unidades, o primeiro passo é avaliar a qualidade dos insumos que serão utilizados na preparação dos alimentos. Esse trabalho está relacionado a um processo de desenvolvimento de fornecedores e é essencial para o bom funcionamento da sua franquia. 

Os próximos passos são: mapear e definir todos os procedimentos operacionais da franquia com os detalhes que regem a marca, processos e padrões, e assim, definir objetivos para preparar a equipe.

Dessa forma, é importante descrever de maneira objetiva e clara as atividades que serão realizadas na empresa, com especificações técnicas, forma de preparação de alimentos, manuseio de equipamentos, conservação de produtos, tempo e sequências lógicas de execução de atividades, compra e controle de insumos, controle de higienização e organização.

Quer saber como as nossas soluções podem te ajudar;

Como controlar esses processos?

A melhor maneira de acompanhar essas informações é combinando uma estratégia de monitoramento e controle da qualidade com um processo de inspeções. Assim, é possível assegurar que todas as etapas da operação sejam cumpridas de acordo com o programado e os padrões mínimos estabelecidos. 

Essa avaliação deve envolver todos os aspectos levantados no mapeamento de processos. Nesse sentido, o ideal é organizar um formato padrão de aplicação de auditorias. Também é fundamental que sejam realizadas em todas as unidades da rede e que aconteçam com certa periodicidade. Assim, é possível acompanhar a evolução de cada unidade e verificar se as não conformidades foram solucionadas.

Pontos a serem avaliados

  • Estrutura e organização da franquia;
  • Recebimento de produtos;
  • Controle de armazenamento;
  • Higiene do local e equipamentos;
  • Higiene dos manipuladores de alimentos;
  • Manipulação dos alimentos;
  • Controle de pragas;
  • Controle de resíduos;
  • Documentação e segurança.

Quanto tempo é demandado para compilar e analisar dados registrados em papéis e planilhas? A tecnologia deve ser uma aliada, pois desempenha um papel fundamental na padronização dos processos das franquias

A prática de inspeções faz parte da Gestão da Qualidade . Dessa forma, uma dica é estabelecer critérios e parâmetros claros para monitorar, utilizando ferramentas como:

Checklists de avaliação e verificação: podem ser preenchidos em papel, planilhas ou sistemas. A automação da inspeção, entretanto, contribui diretamente na produtividade. Com a solução CLICQ da PariPassu, os checklists são preenchidos de forma prática tanto em celulares como em tablets. É possível tirar fotos como evidência e criar planos de ação em casos de não conformidades.

Armazenamento
Imagem da tela do aplicativo CLICQ.

POP (Procedimento Operacional Padrão): a implementação de procedimentos padrões com instruções sobre higienização, preparo de alimentos, monitoramento de temperatura, recebimento de produtos, controle de estoque e controle de pragas define as instruções de trabalho.

Fichas Técnicas: tem como propósito checar se os padrões de qualidade preestabelecidos estão adequados. Assim, o ideal é que ela seja simples e objetiva, e que os colaboradores consigam entender claramente todas as informações sobre a qualidade em uma inspeção de recebimento de produtos de um fornecedor, por exemplo.

 

Inspeção de unidades de franquia

Tela do aplicativo Clicq.

 

 

Relatórios e indicadores: com base nas inspeções e auditorias realizadas, é necessário um relatório para acompanhar as informações. No Panorama é possível ter acesso em tempo real a indicadores customizados sobre todos os parâmetros verificados, com suficientes dados para uma análise comparativa entre unidades. 

Gráfico nota de inspeção da franquia
Tela do aplicativo Clicq.
Planilha CLICQ
Tela do aplicativo Clicq.

Manter a padronização entre franquias pode ser um desafio para quem está iniciando.

Entretanto, não acompanhar essas informações impacta diretamente no faturamento, expansão da rede e na eficiência da organização.

Nota-se que, é importante investir em uma solução que permite automatizar os processos de qualidade e analisar resultados com acompanhamento de indicadores. Assim, é possível garantir a alta qualidade dos serviços e melhorar experiência para o cliente.

Através do CLICQ, uma solução com alto nível de personalização, tudo pode se tornar mais prático, organizado, planejado e estruturado. A sua rede de food service já realiza inspeções de qualidade com foco em padronização? Estão buscando alguma melhoria nesse processo?

 

 

 

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