Login Peça um Orçamento

A tecnologia blockchain aplicada à rastreabilidade de alimentos

A segurança da informação é fundamental para qualquer empresa, considerando-se não somente o modo como as pessoas utilizam os dados, mas também o modo como esses dados são produzidos. É nesse universo que a tecnologia blockchain se destaca. O recurso pode ser aplicado nos mais diversos cenários, entre eles a rastreabilidade de alimentos.

Contar com tecnologias para ganhar produtividade e agilidade em processos operacionais possibilita ter maior clareza sobre a segurança da informação e, principalmente, sobre a segurança dos alimentos.

Nesse sentido, podemos dizer que a tecnologia blockchain tem basicamente a mesma premissa da rastreabilidade – registrar a  origem e destino de um produto, passando por todos os elos da cadeia de suprimentos, desde a fase de produção até o consumidor final – só que de uma forma inalterável. Continue a leitura e entenda melhor como funciona.

 

O que é blockchain?

O termo em inglês blockchain significa cadeia de blocos. Essa tecnologia é usada como método de validação de registros e transações. E, diferentemente de outras tecnologias, as informações contidas neste documento, gerado por uma blockchain, são invioláveis e compartilhadas com todos os colaboradores que as utilizam.

Portanto, todas as ações realizadas na blockchain são gravadas de forma permanente, sem possibilidade de alteração. Dessa forma, um dado não pode ser alterado sem que se tenha um registro dessa alteração.

Nesse formato, a validação das transações do histórico de um produto torna-se altamente transparente e confiável para as partes envolvidas, como por exemplo no caso dos produtores, indústrias, distribuidores, varejistas e consumidor final na cadeia alimentícia.

>> Veja Garantindo o controle de origem dos alimentos e saiba por que a tecnologia é sua maior aliada nesse processo.

 

Quais mercados podem aderir à tecnologia blockchain?

A tecnologia blockchain pode ser adotada por qualquer segmento que utiliza plataformas digitais para transações de informação. Sua usabilidade vai muito além de sistemas de pagamentos e outros serviços financeiros. Entre as aplicações mais comuns desse recurso podemos citar:

  • Cadeia produtiva de alimentos;
  • Registros de certidões e patentes;
  • Identidade virtual;
  • Distribuidora de energia de painel solar.

 

Rastreabilidade de alimentos e blockchain

Como bem sabemos, a rastreabilidade é a habilidade de compartilhar a história de um alimento, passando por todos os estágios da cadeia de produção – desde o plantio até chegar ao consumidor final  – e é uma realidade do setor com implementação por diversos segmentos.

A proposta de um sistema de rastreabilidade operando com a tecnologia blockchain é permitir que participantes da cadeia de suprimentos possam inserir informações na rede de maneira identificada e abertamente auditável, gerando confiança adicional ao processo de rastreabilidade.

Seguindo a linha de pensamento da auditabilidade da informação, para um alimento seguro, a blockchain aplicada à rastreabilidade é excelente para todos os elos da cadeia produtiva e, principalmente, para o consumidor que está mais ativo na busca de informações sobre a origem dos produtos que consome.

 

Desafios para a implementação

Por se tratar de uma tecnologia nova no mercado, cujas aplicabilidades ainda estão sendo validadas, a implementação de uma solução baseada em tecnologia blockchain pode esbarrar em obstáculos imprevistos para as empresas que optarem por sua adesão.

É por isso que é tão importante contar com empresas especializadas ao contratar softwares que operam com essa tecnologia. Assim, sua equipe terá todo o suporte necessário para explorar ao máximo os benefícios da solução. A seguir elencamos alguns desafios para a implementação de uma blockchain:

  • Compreensão de como a blockchain funciona na prática;
  • Dificuldade para a adoção de todos os geradores de informação da cadeia produtiva;
  • Disponibilidade de uma rede em nuvem somente para esta tecnologia;
  • Maior complexidade na troca de informação, especialmente na cadeia produtiva de alimentos perecíveis por conta do shelf life;
  • Dificuldade na busca de equipamentos que facilitem a identificação automática de um produto, como por exemplo, o RFID;
  • Demora no tempo de resposta e validação das partes envolvidas.

 

Como a PariPassu pode ajudar

A PariPassu está entre as empresas pioneiras quando o assunto é rastreabilidade de alimentos. Em 2007, a PariPassu lançou a primeira versão de seu Rastreador de Alimentos. Essa solução que hoje é referência em rastreabilidade e recall de alimentos pode ser implementada em todos os elos da cadeia de suprimentos.

Ou seja, por meio do Rastreador PariPassu, todos os participantes da cadeia produtiva podem consultar origem, destino e trajetória de um alimento.

Confira neste vídeo de um minuto mais informações sobre a ferramenta:

 

Outra ferramenta desenvolvida pela PariPassu e que tem relação com a rastreabilidade de alimentos é o Conecta, um aplicativo simples e gratuito que permite ao consumidor consultar informações sobre o alimento que consome.

Através da leitura do código de rastreabilidade ou QR Code presente na etiqueta de gôndola ou na embalagem do produto, o consumidor pode conhecer a origem e todo o caminho percorrido pelo alimento.

Além disso, também pode consultar informações acerca da produção, inclusive com fotos, vídeos, certificados e o melhor: fazer avaliações e comentários sobre a qualidade do produto. Este feedback é enviado automaticamente para o produtor, resultando na aproximação do campo à mesa.

 

Recursos e diferenciais do Rastreador PariPassu

No Rastreador, assim como em todas as ferramentas da PariPassu, existem mecanismos avançados que possibilitam a auditoria de toda ação de inserção, remoção e modificação dos dados, seja feita pelos clientes ou internamente, assim como quem a realizou, garantindo a segurança da informação.

Nesse sentido, o que diferencia uma blockchain do Rastreador PariPassu é que na blockchain a auditoria é parte inerente do dado, ao passo que em nosso Rastreador esse processo é feito à parte.

Como a eficiência operacional também é uma preocupação da PariPassu, nosso Rastreador pode ser integrado com outros sistemas utilizados pelos clientes, por exemplo ERP e plataformas de gestão contábil e financeira, evitando o retrabalho e garantindo a velocidade das operações.

Por exemplo: um dos módulos do Rastreador PariPassu – o Rastreador de Campo – permite que o gestor mantenha total controle sobre as operações no campo, como gestão e apontamento de manejos, insumos e defensivos. Isso traz mais transparência aos processos e possibilita decisões baseadas em informações concretas.

Além disso, o Rastreador do Campo gera, automaticamente, um código de rastreabilidade de forma integrada com o Rastreador PariPassu, onde é possível rastrear culturas, propriedades e produtos. Dessa forma, o produtor consegue estar sempre preparado para atender as demandas dos mercados e a legislação vigente.

 

Benefícios do Rastreador PariPassu

A seguir, resumimos as principais vantagens de contar com o apoio dessas ferramentas:

  • Eficiência em sua produção: amplo controle do período de carência dos defensivos, planejamento de safra e manejos de campo e insumos;
  • Gestão de manejos: registro completo dos manejos de campo (plantio, adubação, defensivo e colheita e criação de manejos personalizados para cada cultura;
  • Padrões de identificação: adequação de etiquetas aos padrões demandados pelo mercado interno e especificações dos supermercados;
  • Gestão da sua propriedade online: registro realizados de forma totalmente digital, com acesso offline;
  • Segurança e qualidade do alimento: acesso à trajetória detalhada do alimento, com registros de origem e destino do lote;
  • Conexão com o consumidor final: mantém os clientes seguros quanto ao nível de qualidade do seu produto, por meio das avaliações e comentários na plataforma e do monitoramento do trajeto do alimento.

Todos esses benefícios e funcionalidades comprovam por que vale a pena investir em ferramentas de rastreabilidade de alimentos para aprimorar sua Gestão de Qualidade.

Se você também quer ganhar escala nesse processo, fale com um de nossos especialistas e descubra como as nossas soluções podem otimizar o seu negócio.