Abras divulga 2º Balanço Anual do Programa RAMA no dia 22/02

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga no dia 22 de fevereiro, às 9h30, o 2º Balanço Anual do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) em evento no Roof Top 5, em São Paulo.

A programação contará com importantes temas da cadeia produtiva de FLV (frutas, legumes e verduras), que serão debatidos por especialistas da área. No evento acontecerá também a Premiação Destaque RAMA 2017.

O Programa RAMA

O Programa RAMA foi criado pela ABRAS em 2012, com o objetivo de verificar se os alimentos comercializados pelos supermercados apresentam agrotóxicos autorizados em níveis de resíduos dentro dos Limites Máximos (LMR) estabelecidos pela Anvisa. De abrangência nacional, o programa conta hoje com a participação de 40 varejos (que representam mais de 20% das vendas totais de FLV comercializados pelo setor no Brasil).

No total, são 81 produtos monitorados (dos 290 rastreados) constantemente. O Programa RAMA conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Programação

Confira abaixo a programação completa do evento.

Rama 2020

Fonte: Redação Portal ABRAS

Rastreabilidade de Alimentos

A rastreabilidade permite conectar a cadeia produtiva de alimentos, do produtor ao consumidor, possibilitando conhecer o caminho percorrido pelo produto.

Esse processo passa por todas as etapas da cadeia produtiva e é muito mais que a impressão de uma etiqueta para identificação de um produto.

Os registros ordenados oriundos dos processos controlados pela rastreabilidade, apoiam a gestão do negócio, trazendo clareza para indicadores de sucesso.

Saiba mais

Para te ajudar a entender mais sobre este assunto, elaboramos o “Guia Rápido da Rastreabilidade de Alimentos”, abordando a importância da adoção e as vantagens da implementação no seu negócio.

Clique aqui  e baixe o material gratuito.